O tempo na semana na Região Sul: uma trégua importante, mas com atenção no avanço de uma frente fria no meio da semana
Na próxima semana, as chuvas reduzem muito em comparação aos eventos da última semana. No entanto, ainda há previsão precipitação e risco de tempestades em parte dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
Há mais de uma semana, um padrão de bloqueio atmosférico se estabeleceu, o que contribui para o estabelecimento de uma padrão muito seco e quente em boa parte do Brasil até a metade norte da Região Sul e, principalmente, para os eventos de chuva extremos e históricos sobre praticamente todo o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina.
Os registros dos acontecimentos, bem como a previsão para a Região Sul, que acabou se confirmando, foram divulgadas na nossa seção de notícias, na qual você pode seguir acompanhando.
Agora, na próxima semana, a previsão é de redução das chuvas, tanto em intensidade quanto em abrangência, mas ainda há potencial para eventos intensos ocorrendo pontualmente em virtude da atuação de uma região de cavado e do avançado de uma frente fria, que sim, consegue avançar de fato, sem ficar estacionária sobre algum estado do Sul do Brasil.
Segunda-feira: tempo firme e quente sobre boa parte do Sul
Na segunda-feira (06), um novo sistema, um cavado, se forma sobre o Rio Grande do Sul, mas felizmente mais para o Uruguai e áreas de fronteira do estado gaúcho. Assim, há alerta de chuvas intensas e tempestades sobre as regiões Sul e Campanha entre o fim da madrugada e o início da manhã. Posteriormente, as chuvas segue somente nas áreas de fronteira, mais para o país vizinho que para o território gaúcho.
Em virtude da atuação do sistema mais para sul, o tempo firme e ensolarado predomina sobre o restante da Região Sul, com temperaturas em elevação e sensação de calor para todos os estados. Essa condição ajuda e muito nas atividades de resgate, reconstrução e logística de mantimentos.
As temperaturas máximas variam de 27 a 30°C em praticamente toda a Região Sul, com exceção da fronteira gaúcho com o Uruguai, onde as temperaturas podem chegar aos 24°C e nas localidades de Serra, onde pode fazer de 25 a 26°C.
Terça-feira: mais um dia de tempo firme, sol e calor
Há pouca mudança em relação ao dia anterior. Previsão de tempo instável e de com possibilidade de chuvas de até forte intensidade, somente no Sul e região da Campanha no Rio Grande do Sul ao longo do dia.
No restante da Região Sul, o tempo firme e quente predomina, com pouca variação das temperaturas e uma condição, mais uma vez, muito favorável às atividades de resgate, reconstrução e de logística de mantimentos.
Quarta-feira: frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e chega em Santa Catarina
Na quarta-feira (08), já pela madrugada a região de acavado sobre o Uruguai e o sul do Rio Grande do Sul, ganha intensidade e leva potencial para eventos intensos de chuvas e tempestades nessas áreas.
Por volta de meados da manhã, uma frente fria já começa a tomar forma e há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade sobre o Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul. Mais para o fim do período e início da tarde, a frente fria formada avança e muda o tempo na metade sul gaúcha, com alerta de tempestades para o Oeste, Missões e região Central.
Na Campanha e Sul, as chuvas acontecem com fraca a moderada intensidade. Na região de Porto Alegre, as chuvas ocorrem de forma muito pontual e com fraca intensidade, o potencial para transtornos fica para a possibilidade de intensas rajadas de vento no momento da chegada do sistema frontal.
No período da tarde, a frente fria avança para a metade norte do Rio Grande do Sul, mantendo as chuvas de moderada a forte intensidade sobre a região das Missões. Chuvas de fraca a moderada intensidade atingem o norte da região Central e o Norte do estado. Região da Serra e metropolitana de Porto Alegre, não tem previsão de chuvas intensas, apenas pontuais e de curta duração.
No período da noite, a frente fria perde intensidade e as chuvas cessam no Rio Grande do Sul. No entanto, no oeste de Santa Catarina, há possibilidade de tempestades pontuais.
Durante o avanço do sistema frontal, uma massa de ar frio baixa bastante as temperaturas na metade sul do Rio Grande do Sul e posteriormente no norte do estado e no extremo oeste catarinense. No entanto, ao longo do dia, a condição pré-frontal intensifica o calor e a sensação de abafamento. As temperaturas máximas podem chegar aos 33°C no norte e leste de Santa Catarina, no norte e oeste do Paraná.
Semana termina com afastamento da frente fria, mas com formação de novas instabilidades
Na quinta-feira (09), a frente fria atua sobre o estado de Santa Catarina, influenciando o norte do Rio Grande do Sul e o sudoeste do Paraná. No entanto, há previsão somente de chuvas para o território catarinense. Nas demais localidades, muita nebulosidade.
Na madrugada e início da manhã, alerta de chuvas intensas no meio-oeste de Santa Catarina. No decorrer do período, as chuvas ocorrem de forma mais pontual e podem atingir também o norte do estado. No restante do dia, previsão de chuvas de fraca intensidade e chuvisco em todas as regiões catarinenses e, mais para o fim da tarde no leste do Paraná.
Na sexta-feira (10), a frente fria se afasta para o oceano e avança de forma costeira para o Sudeste. No entanto, uma região de cavado se forma entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Assim, o tempo fica instável no norte gaúcho, na região central e todo o leste de Santa Catarina. As chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, mas, no período da tarde, há risco de chuvas de até forte intensidade no norte gaúcho e no sul catarinense.