O tempo na semana no Brasil: tempo seco e frio em boa parte do Sul e do Sudeste e chuvas no leste do Nordeste
O tempo nesta semana no Brasil será marcado por temperaturas ainda baixas em boa parte das regiões Sul e Sudeste, com calor no Centro-Oeste e previsão de chuvas em parte do leste do Nordeste. Confira os detalhes.
Um padrão de bloqueio se estabeleceu nos últimos dias e se mantém ao longo da semana, favorecendo o predomínio do sol e o aumento das temperaturas em boa parte do Brasil. No entanto, com a presença da massa de ar polar, que passou a atuar no centro-sul do país no fim da última semana, o frio ainda se faz presente em boa parte das regiões Sul e Sudeste.
A condição de bloqueio acaba por favorecer os ventos de leste e o transporte de umidade para o leste do Nordeste, contribuindo para a ocorrência de chuvas em algumas áreas.
A seguir vemos os mapas e damos mais detalhes da previsão do tempo.
Frio, nebulosidade variável e predomínio do sol no Sul e no Sudeste
Previsão de chuva e nebulosidade
Uma massa de ar polar atua no oceano próximo à costa do Rio de Janeiro e do Espírito Santo. No entanto, o ar frio consegue penetrar no interior influenciando toda a Região Sul e boa parte do Sudeste.
Devido à posição do sistema de alta pressão, o ar polar, no início desta semana há transporte de umidade do oceano em direção a costa. Assim, no período da manhã da segunda-feira (30), o tempo fica nublado em partes do norte de Santa Catarina, no leste do Paraná até o Espírito Santo e metade leste de Minas Gerais. Por volta do fim do período, o sol passa a aparecer com facilidade somente no leste da Região Sul até o Rio de Janeiro.
No Espírito Santo e em Minas Gerais, a nebulosidade começa a diminuir a partir do meio da tarde. Até lá, há possibilidade de chuvisco.
Na terça-feira (01) e na quarta-feira (02), o mesmo padrão se observa de nebulosidade mais densa desde o norte de Santa Catarina até o leste de Minas Gerais e o Espírito Santo, mas somente durante as primeiras horas da manhã e menor concentração, dissipando logo em seguida e permitindo o predomínio do sol no restante do dia.
Na quinta-feira (03), a massa de ar polar já se encontra mais afastada no oceano e um frente fria de fraca intensidade atua atua na metade sul do Rio Grande do Sul, deixando o tempo nublado no sul do estado, na metade leste da Campanha até a região metropolitana de Porto Alegre. Previsão de no máximo chuvisco.
Na sexta-feira (04), mais um dia de tempo firme em toda a Região Sul e Sudeste. Destaque apenas para a frente fria que ganha reforço no sul do Rio Grande do Sul e traz potencial de chuva forte e tempestades.
Comportamento das temperaturas
Mesmo com o afastamento da massa de ar polar para o oceano, as temperaturas ficam baixas na Região Sul e na porção centro-leste do Sudeste. Não há risco para formação de geada na maioria das localidades, somente na Serra Catarinense e nas áreas mais elevadas entre Minas Gerais, São Paulo e o Rio de Janeiro. As temperaturas mínimas até a quarta-feira (02) variam de 11 a 18°C no Sul e no leste do Sudeste.
No período da tarde, a sensação de frio diminui e em algumas localidades ficam até amenas, com máximas de 21 a 25°C. No interior do Sudeste, as temperaturas podem chegar aos 31°C.
A partir de quinta-feira (03), o frio continua no início da manhã, mas as temperaturas aumentam mais ao longo do dia contribuindo para uma sensação mais agradável e até mesmo de calor.
Ventos de leste e chuvas no Nordeste
O padrão de bloqueio favorece o aumento da intensidade dos ventos no leste do Nordeste e, consequentemente, o transporte de umidade é mais efetivo. No entanto, nem toda a porção leste nordestina irá receber chuva.
No início da semana, na segunda-feira (31) e na terça-feira (01), a nebulosidade é variável ao longo de todo o leste do Nordeste, com sol aparecendo com mais facilidade no período da tarde. No leste da Bahia, a nebulosidade fica mais densa e na região de Salvador, há previsão de chuva ao longo do dia, variando de intensidade, mas sem potencial para transtornos.
Na quarta-feira (02), o tempo fica mais fechado entre Salvador e o Rio Grande do Norte, com chuva de fraca intensidade ocorrendo ao longo do dia. Já no restante da semana, a nebulosidade diminui bastante e a previsão de chuva fica restrita somente para região de Salvador, mas sem previsão de volumes significativos.