O tempo na semana no Nordeste do Brasil: chuvas em praticamente todas as capitais! Acumulados podem chegar aos 100 mm
Chuvas devem atingir a região Nordeste nesta primeira semana de maio, em praticamente todas as capitais da região. Pontualmente, os acumulados pode atingir os 100 mm até a noite de sexta-feira.
Chegamos ao terceiro mês completo do outono austral! Climatologicamente falando, o mês de maio é caracterizado pela diminuição das chuvas no interior do Nordeste, entre o sul do Maranhão, Piauí, Ceará, Pernambuco e praticamente em todo o estado da Bahia. Além disso, a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) começa a enfraquecer na porção norte da região, mas ainda será capaz de provocar chuvas nesta semana.
Mas na porção leste do Nordeste, as chuvas devem continuar desde o Rio Grande do Norte até Alagoas, devido a maior frequência do fenômeno Ondas de Leste que favorecem a formação de chuva nesta porção. Confira a previsão detalhada para esta semana na região Nordeste do país.
Semana começa com potencial de chuva no Nordeste
Entre a manhã e tarde desta terça-feira (07), quase todas as capitais da porção leste do Nordeste possuem alta probabilidade de chuva, desde a Paraíba e Sergipe. No decorrer espera-se pancadas de chuvas intercaladas por períodos de sol, ou seja, aquela sensação de calor deve permanecer mesmo após a chuva.
Não se descarta a possibilidade de eventos isolados de precipitação no interior do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. O cenário da quarta-feira (08) será semelhante, com expectativa de chuvas pontuais espalhadas pelo Nordeste, principalmente na região costeira, com ênfase nos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.
No geral, os eventos podem vir em forma de pancadas de chuvas a qualquer hora do dia, com intervalos de períodos nublados e a sensação de calor tende a permanecer, devido a alta disponibilidade de vapor d'água na atmosfera.
Quinta-feira deverá ser marcada por umidade relativa do ar abaixo de 20%
Na quinta-feira (09), as chuvas tendem a ficar concentradas entre os estados de Pernambuco e Alagoas. No decorrer do dia, com o aumento da disponibilidade de calor e umidade, os eventos precipitação atingem o litoral do Maranhão e parte do Piauí, além de serem esperadas pancadas de chuva na porção leste. No interior da região não são esperadas chuvas, e as temperaturas máximas podem atingir os 32°C na tarde de quinta-feira.
Outro fator agravante é a diminuição da umidade relativa do ar no interior da Bahia, principalmente no extremo oeste, onde os valores tendem a ficar abaixo de 20%. Valores abaixo de 30% podem causar complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, incluindo sangramento pelo nariz. Além disso, outro risco é o aumento potencial de incêndios florestais, principalmente em áreas com vegetação muito seca.
E para sexta-feira (10), a previsão é semelhante aos dias anteriores, sem chances de chuvas no interior do Nordeste e também na porção leste. As maiores probabilidades de precipitações se concentram entre a faixa costeira do Maranhão e Piauí, ainda devido a atuação da ZCIT.
Vale ressaltar que ao longo da semana as previsões podem mudar, por isso recomendamos que fique sempre de olho nas atualizações da Meteored Brasil. Como de costume, vamos trazer aqui quaisquer novidades a respeito das previsões para os próximos dias!