O tempo na virada: previsão preliminar

As previsões vêm indicando chuvas isoladas no e na porção mais central do país. Em boa parte do Nordeste e do Sul o tempo firme predomina. No convidamos você a conferir os detalhes da previsão preliminar do último dia do ano.

Tempo na virada! Muitas localidades terão tempo firme!

No último dia do ano as previsões indicam a atuação de uma área de baixa pressão próxima à costa do Sudeste, na altura do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, que contribui para a concentração da umidade na porção mais central do país. No Sul, a atmosfera se encontra instável, trazendo possibilidade de pancadas isoladas. Vamos ver com detalhes a previsão preliminar para cada Região.

Região Sul

No dia 31 o dia começa com bastante nebulosidade e chuva fraca sobre a metade sul do Rio Grande do Sul. No centro-norte de Santa Catarina e no leste do Paraná, a concentração de nuvens baixas também é elevada, porém sem ocorrência de chuva. Na parte da tarde o tempo mais instável se mantém sobre o Rio Grande do Sul, mas agora com pancada de chuva isolada ocorrendo na metade norte do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, a previsão também é de pancadas isoladas na parte da tarde que atingem as áreas mais centrais e o oeste dos estados.

Para o momento da virada a previsão é de tempo firme em praticamente toda a Região, com chuva fraca ocorrendo no leste e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Condição que não deve estragar o momento.

Região Sudeste

Em São Paulo, no Rio de Janeiro e na metade sul de Minas Gerais o tempo firme predomina durante boa parte do dia, com previsão de pancadas isoladas e de curta duração a partir do meio da tarde no norte paulista, região do Vale do Paraíba, Rio de Janeiro, Triângulo Mineiro, sul de mineiro e região metropolitana de Belo Horizonte. No restante do Sudeste, o tempo fica mais nublado ao longo do dia com ocorrência de chuva fraca e isolada. Somente no Espírito Santo, que o dia fica chuvoso.

Para o momento da virada o tempo firme predomina em todo o Sudeste, com ocorrência de chuva fraca somente no norte de São Paulo, no Triângulo Mineiro e nas áreas próximas de Belo Horizonte. Nas áreas litorâneas o momento será bastante proveitoso.

Região Centro-Oeste

Bastante nebulosidade na manhã do dia 31, com ocorrência de chuva fraca no Mato Grosso e no norte dos estados de Goiás e do Mato Grosso do Sul. A partir do meio da tarde, as instabilidades se espalham e provocam pancadas de chuva, que podem ocorrer com forte intensidade em todo o estado do Mato Grosso, no norte do Mato Grosso do Sul e em Goiás.

Na virada as instabilidades se encontram mais esparsas e somente em algumas localidades ainda receberão chuvas de fraca intensidade e isoladas. As regiões com maior chance de chuva são a metade norte dos estados de Goiás e do Mato Grosso.

Região Nordeste

Tempo nublado e com chuva fraca pela manhã no estado da Bahia. Chove também na primeira parte do dia, porém com maior intensidade, nos estados do Maranhão do Piauí e no litoral do Ceará. Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade no meio oeste da Bahia e na metade sul do Maranhão e do Piauí, sendo que no litoral desses estados, passa a chover de forma moderada, bem como no norte do Ceará e no litoral norte do Rio Grande do Norte.

No momento da virada o tempo firme predomina em praticamente toda a Região. Há previsão de chuva fraca em Recife e Maceió, e moderada no litoral do Ceará e do Piauí. Chuva isolada ainda pode ocorrer na região de Juazeiro do Norte e de Teresina.

Região Norte

Na manhã do dia 31, bastante nebulosidade com chuvas isoladas na metade sul do Pará, leste do Amazonas e nos estados do Acre, de Rondônia e do Tocantins. Na parte da tarde, as chuvas ganham intensidade e abrangência em praticamente toda a Região, com tempo firme somente no noroeste do Amazonas e em Roraima.

No momento da virada as chuvas voltam a ocorrer de forma isolada, mas ainda com moderada intensidade no oeste do Amazonas, metade sul e leste do Pará e no norte do Tocantins.