O tempo nas regiões Norte e Nordeste do Brasil: baixa umidade, calor e previsão de chuva para algumas capitais

Última semana do outono será marcada por calor, baixa umidade e chuva em algumas capitais do Norte e Nordeste. Confira os detalhes da previsão do tempo.

Acumulado de chuva
Acumulado de precipitação até a noite de sexta-feira (21) no centro-norte do Brasil.

O últimos dias do outono serão marcados por chuva em grande parte do Norte e Nordeste do Brasil. Nesta semana, o acumulado de precipitação pode ultrapassar 80 milímetros em alguns pontos do extremo norte do país, como no litoral do Amapá.

Confira os detalhes da previsão do tempo nesta semana

Na tarde desta terça-feira (18), há previsão de chuva fraca entre o litoral de Pernambuco e Bahia, sem grandes acumulados. Como já esperado para este época do ano, o interior da região Nordeste segue com pouca ou nenhuma chuva ao longo da tarde de terça.

Chuvas
Previsão de chuvas de intensidade moderada são esperadas nesta tarde de terça-feira no litoral do Amapá.

Na região Norte, a previsão é de chuva com intensidade moderada na costa do Amapá e parte do estado de Roraima, bem como em alguns pontos do Amazonas. Na capital Macapá, a chuva deve se concentrar no período da tarde, assim como na capital de Roraima, Boa Vista.

Temperatura
Temperaturas máximas ultrapassam os 30°C no centro-norte do Brasil nesta terça-feira.

No centro-norte do país, as temperaturas tendem a ficar próximo ou acima de 30°C. Confira as máximas nas capitais da região Norte:

Para a quarta-feira (19), o cenário será semelhante, com pancadas de chuvas a qualquer momento do dia no litoral do Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, bem como no litoral do Amapá, onde são esperadas chuvas mais intensas ao longo da tarde.

Ao longo da quarta-feira, o tempo se mantém firme no interior das regiões e com temperaturas elevadas.

Chuvas
Pancadas de chuvas são esperadas no litoral leste do Nordeste, assim como no estado do Amapá nesta tarde de quarta-feira (19).

Em decorrência das altas temperaturas no centro-norte do Brasil, a umidade relativa do ar tende a diminuir e pode oferecer riscos para a saúde. Os níveis de umidade do ar devem ficar entre 25% e 40% na tarde desta quarta-feira. No interior do Maranhão, Piauí e Tocantins, os valores de umidade podem atingir os 27%.

Vale lembrar que a baixa umidade do ar, a vegetação mais seca, o aumento da temperatura, aliados aos ventos fortes, ajudam na propagação de possíveis incêndios florestais.

Em caso de incêndio, avise imediatamente ao Corpo de Bombeiros (193), Defesa Civil (199) ou Polícia Militar (190).

Umidade do ar
Níveis de umidade podem atingir os 30% na tarde de quarta-feira, principalmente no interior do Norte e Nordeste.

Na quinta-feira (20), as chuvas continuam atuando sobre a costa do estado do Amapá, principalmente entre o período da tarde e início da noite, assim como no litoral leste do Nordeste.

Temperaturas elevadas no Brasil
Mapa de temperatura na quinta-feira (20) mostra valores próximo ou acima de 30°C.

E no interior do Nordeste, as temperaturas permanecem elevadas durante o período da tarde. Confira as temperaturas máximas nas capitais do Nordeste nesta tarde de quinta-feira (20):

Para a sexta-feira (21), também são esperadas pancadas de chuvas ao longo da faixa costeira e temperaturas elevadas no interior das regiões.

Chuvas no Brasil
Chuvas devem atuar com mais intensidade nos estados de Roraima, Amapá e Belém durante a sexta-feira (21).

Em resumo, o tempo permanece mais úmido ao longo da faixa costeira da região Norte e Nordeste, com maiores probabilidades de chuva no litoral do Amapá e costa leste do Nordeste. Já no interior das regiões, o cenário é de altas temperaturas, baixa umidade do ar e pouca chance de chuva ao longo desta semana.