O tempo nesta semana na Região Sul: ar polar traz temperaturas negativas e risco alto de geadas
Uma forte massa de ar polar irá avançar pelo Brasil a partir da próxima sexta-feira, trazendo temperaturas negativas e geadas generalizadas para toda a região Sul.
A região sul tem registrado temperaturas baixíssimas. Durante a última semana, uma massa de ar frio avançou pela região, fazendo as temperaturas caírem e causando geadas. Neste momento, uma frente fria está avançando pela região Sul e fazendo as temperaturas permanecerem baixas no Rio Grande do Sul.
Ainda assim, a tendência para os próximos dias é de que os termômetros voltem a esquentar. Porto Alegre, que hoje registra mínima de 11°C e máxima de 17°C, estará registrando mínima de 14°C e máxima de 29°C na quarta-feira (22). Já o município de Bagé, por sua vez, passa de uma mínima de 9°C e máxima de 16°C hoje para uma mínima de 14°C e máxima de 21°C na quarta-feira.
A tendência de aumento nas temperaturas segue de maneira similar para todo o Sul ao longo dos próximos dias, até a quarta-feira (22) - mas em breve, essa tendência será rompida novamente.
Nova frente fria fará as temperaturas despencarem no Sul do Brasil
Durante a quinta-feira (23), haverá a formação de um ciclone e o avanço de sua frente fria fria associada no Rio Grande do Sul. Previsões indicam que este será um dia crítico para o Estado, uma vez que as chuvas contínuas sobre o Estado gaúcho atingem um ápice com acumulados altíssimos neste dia.
Na sequência de sua passagem, uma fortíssima massa de ar frio polar vai penetrar no Sul do Brasil, fazendo as temperaturas despencarem. Já na sexta-feira (24), o frio será sentido no sudeste e sudoeste rio-grandenses, com mínimas que ficam em torno dos 7°C.
A massa de ar frio penetrará no país com ainda mais intensidade a partir do sábado (25). Os termômetros despencarão no estado gaúcho, em Santa Catarina e também boa parte do Paraná. As temperaturas mínimas podem chegar a 0°C em diversos municípios, atingindo até mesmo valores negativos em parte da Serra Catarinense.
Esse frio intenso traz um risco alto de geadas generalizadas em toda a região Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também o Sul do Paraná e região metropolitana de Curitiba. Nas regiões serranas, as geadas serão particularmente fortes - o que ocorre quando as temperaturas no abrigo meteorológico atingem valores de 0°C ou negativos.
Nestes casos de geada forte, o fenômeno pode ser devastador - causando morte generalizada de plantas e perdas abrangentes nas plantações. Agricultores devem ficar atentos e tomar as medidas necessárias para evitar perdas durante o próximo fim de semana, especialmente em municípios de altitude elevada.
Para descobrir as temperaturas exatas previstas para o seu município e se preparar para o frio, não deixe de conferir a previsão completa e detalhada para sua localização aqui no site da Meteored | Tempo.com.