O tempo nesta semana na Região Sul: ar polar traz temperaturas negativas e risco alto de geadas

Uma forte massa de ar polar irá avançar pelo Brasil a partir da próxima sexta-feira, trazendo temperaturas negativas e geadas generalizadas para toda a região Sul.

Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira (23) durante a tarde mostra o avanço do sistema frontal pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas fortes em toda sua extensão.
Previsão de probabilidade de chuva na quinta-feira (23) durante a tarde mostra o avanço do sistema frontal pelo Rio Grande do Sul, trazendo chuvas fortes em toda sua extensão.

A região sul tem registrado temperaturas baixíssimas. Durante a última semana, uma massa de ar frio avançou pela região, fazendo as temperaturas caírem e causando geadas. Neste momento, uma frente fria está avançando pela região Sul e fazendo as temperaturas permanecerem baixas no Rio Grande do Sul.

Ainda assim, a tendência para os próximos dias é de que os termômetros voltem a esquentar. Porto Alegre, que hoje registra mínima de 11°C e máxima de 17°C, estará registrando mínima de 14°C e máxima de 29°C na quarta-feira (22). Já o município de Bagé, por sua vez, passa de uma mínima de 9°C e máxima de 16°C hoje para uma mínima de 14°C e máxima de 21°C na quarta-feira.

A tendência de aumento nas temperaturas segue de maneira similar para todo o Sul ao longo dos próximos dias, até a quarta-feira (22) - mas em breve, essa tendência será rompida novamente.

Nova frente fria fará as temperaturas despencarem no Sul do Brasil

Durante a quinta-feira (23), haverá a formação de um ciclone e o avanço de sua frente fria fria associada no Rio Grande do Sul. Previsões indicam que este será um dia crítico para o Estado, uma vez que as chuvas contínuas sobre o Estado gaúcho atingem um ápice com acumulados altíssimos neste dia.

Previsão de temperaturas mínimas na madrugada de sexta-feira (24) mostra que, na maior parte dos municípios ao sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas ficam na casa dos 7°C.
Previsão de temperaturas mínimas na madrugada de sexta-feira (24) mostra que, na maior parte dos municípios ao sul do Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas ficam na casa dos 7°C.

Na sequência de sua passagem, uma fortíssima massa de ar frio polar vai penetrar no Sul do Brasil, fazendo as temperaturas despencarem. Já na sexta-feira (24), o frio será sentido no sudeste e sudoeste rio-grandenses, com mínimas que ficam em torno dos 7°C.

As frentes frias ocorrem quando uma massa de ar frio avança sobre uma massa de ar quente, resultando em precipitações intensas e tempestades, uma queda acentuada de temperatura e aumento na pressão atmosférica. As frentes ajudam a transportar o ar frio polar em direção às regiões tropicais, provocando até mesmo geadas em áreas mais elevadas.

A massa de ar frio penetrará no país com ainda mais intensidade a partir do sábado (25). Os termômetros despencarão no estado gaúcho, em Santa Catarina e também boa parte do Paraná. As temperaturas mínimas podem chegar a 0°C em diversos municípios, atingindo até mesmo valores negativos em parte da Serra Catarinense.

Previsão de temperaturas mínimas na madrugada do sábado (25) mostra as temperaturas caindo para valores inferiores a 10°C no Sul, atingindo até valores negativos nas serras.
Previsão de temperaturas mínimas na madrugada do sábado (25) mostra as temperaturas caindo para valores inferiores a 10°C no Sul, atingindo até valores negativos nas serras.

Esse frio intenso traz um risco alto de geadas generalizadas em toda a região Sul, incluindo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e também o Sul do Paraná e região metropolitana de Curitiba. Nas regiões serranas, as geadas serão particularmente fortes - o que ocorre quando as temperaturas no abrigo meteorológico atingem valores de 0°C ou negativos.

Nestes casos de geada forte, o fenômeno pode ser devastador - causando morte generalizada de plantas e perdas abrangentes nas plantações. Agricultores devem ficar atentos e tomar as medidas necessárias para evitar perdas durante o próximo fim de semana, especialmente em municípios de altitude elevada.

EM RESUMO, uma massa de ar frio fará as temperaturas caírem fortemente em todo o sul a partir da Sexta-feira (24), sendo sentida com mais intensidade a partir do Sábado (25). Durante o fim de semana, há risco de temperaturas negativas nas regiões serranas e geadas generalizadas em todo o Sul, desde o Rio Grande do Sul, até o Sul do Paraná, passando também por Santa Catarina.

Para descobrir as temperaturas exatas previstas para o seu município e se preparar para o frio, não deixe de conferir a previsão completa e detalhada para sua localização aqui no site da Meteored | Tempo.com.