O tempo nesta semana no Brasil: frente fria e massa de ar frio voltam a mudar o tempo no Sul e em parte do Sudeste
Uma nova frente fria e massa de ar frio avançam já no início da semana e provocam nova mudança do tempo em parte das regiões Sul e Sudeste.
Um padrão seco e com temperaturas amenas se estabeleceu no centro-sul do Brasil, com a atuação de uma massa de ar frio, que proporcionou um feriado prolongado de Corpus Christ muito proveitoso em boa parte do Brasil.
Uma mudança está prevista para o início da semana, que vai afetar boa parte da Região Sul e a porção leste do Sudeste, através do avanço de uma frente fria e, posteriormente, de uma nova massa de ar frio.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo para as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Segunda-feira: a frente fria avança pela Região Sul
Já entre o fim da noite e o início da madrugada da segunda-feira (03), a frente fria já atua entre o Uruguai, o Sul e Campanha do Rio Grande do Sul, provocando chuva fraca, mas contribuindo para o aumento dos ventos de norte na região central e na região de Porto Alegre, mas sem potencial para transtornos.
No decorrer da madrugada, a frente fria continua avançando e muda o tempo em toda a metade sul do Rio Grande do Sul, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade e trovoadas pontuais. Já na primeira hora da madrugada, pode começar a chover na região de Porto Alegre.
No período da manhã, o sistema frontal passa a atuar na metade norte gaúcha, mas ainda atuando na região Central e de Porto Alegre, com chuvas que podem ocorrer com moderada a forte intensidade. Não há risco para transtornos.
À tarde, a frente fria provoca chuvas de fraca a moderada intensidade entre o norte do Rio Grande do Sul, o sul e o oeste de Santa Catarina, aumentando a nebulosidade no norte catarinense e no sul do Paraná por volta do meio da tarde, quando se pode registrar os primeiros pingos de chuva.
No fim da tarde e início da noite, a frente fria já começa a se afastar mais para o oceano e, assim, enfraquecendo as instabilidades. Chuvas mais pontuais e de fraca intensidade ocorrem em boa parte de Santa Catarina, com potencial de chuva moderada somente no norte do estado. No Rio Grande do Sul o tempo firme predomina, devido a atuação da massa de ar frio, mas chuva fraca e chuvisco podem ocorrer no litoral norte. Já no Paraná, a frente fria não consegue influenciar muito tempo, mantendo o céu limpo em praticamente todo o estado, com potencial de chuva fraca e chuvisco entre a região de Curitiba e o litoral.
No período da noite, o tempo nublado e com potencial de chuva fraca e chuvisco continua no leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. No entanto, a frente fria consegue avançar de forma costeira e muda o tempo no sul de São Paulo até a região da capital paulista.
Terça-feira: a mudança do tempo chega ao Sudeste
Na madrugada da terça-feira (04), a frente fria continua o seu avanço de forma costeira e a massa de ar frio se desloca mais para o oceano, o que favorece a atuação dos ventos oceânicos em direção às regiões costeiras de Santa Catarina até São Paulo.
Assim, o tempo fica nublado e sem previsão de chuvas no leste e norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Já no leste de São Paulo, do sul à região da capital paulista, o tempo fica nublado e com chuva fraca.
No período da manhã, o mesmo padrão se mantém com tempo nublado e sem chuva no centro-leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e, agora, no extremo sul de São Paulo. Em todo o leste paulista, principalmente no litoral até a região da capital, o tempo fica nublado e com chuva fraca, podendo ser mais intensas na porção litorânea.
No fim da manhã e no início da tarde, as chuvas diminuem no leste paulista e passam a ocorrer no litoral norte paulista e no sul do Rio de Janeiro, onde a nebulosidade aumenta em todo o estado. No restante do período o tempo nublado se mantém com chuva fraca e chuvisco em todo o leste de São Paulo e agora no Rio de Janeiro. Na Região Sul, o tempo fica nublado e sem chuva desde a região de Porto Alegre até o leste do Paraná. Essa condição se mantém para o período da noite.
Quarta-feira: a frente fria e massa de ar frio vão embora
Na quarta-feira (05), a frente fria e a massa de ar frio se afastam para o oceano e diminuem muito a sua influência sobre as regiões Sul e Sudeste. Devido a essa condição, uma pequena região de cavado se forma no Rio Grande do Sul.
No período da manhã, o tempo continua nublado no leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, com potencial para chuvisco. Já no Rio Grande do Sul, chuvas muito pontuais podem ocorrer entre a Campanha e a região de Porto Alegre.
No período da tarde, a nebulosidade diminui no Sudeste, juntamente com o potencial de chuvas. No Rio Grande do Sul, as instabilidades migram para o leste e provocam chuvas de até moderada intensidade na região de Porto Alegre, litoral até o sudeste do estado.
Para as demais áreas da Região Sul e do Sudeste, o tempo firme e ensolarado predomina.
Quinta-feira e sexta-feira: a semana termina com tempo firme e ensolarado
Com o afastamento completo da frente fria e da massa de ar frio, o tempo firme volta a predominar em todo o centro-sul do Brasil, com sol aparecendo entre poucas nuvens e temperaturas em elevação, proporcionando um dia bastante agradável.