O tempo nesta semana no Brasil: frente fria e alertas de chuvas intensas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste
Frente fria chega às regiões Sudeste e Centro-Oeste! Há alertas de chuvas intensas e acumulados que podem passar facilmente dos 100 mm até o meio da semana. Confira aqui os detalhes da previsão.
A mudança está em curso na Região Sul e vai chegar às regiões Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias.
Uma frente fria, que avança pela Região Sul, já provocou chuvas expressivas nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, com acumulados de até 80 mm registrado na região metropolitana de Porto Alegre, segundo os pluviômetros do Cemaden e do INMET.
Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a frente fria já começa a influenciar no início desta semana e há previsão de chuvas intensas e elevados acumulados nos estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
Alerta de chuvas intensas e de elevado acumulado de precipitação
Já na manhã desta segunda-feira (12), a frente fria atua sobre o estado do Mato Grosso do Sul contribuindo para chuvas mais pontuais, mas que podem ocorrer com até forte intensidade e como tempestades no sul e oeste do estado. O sistema começa a mudar o tempo no estado de São Paulo a partir do fim do período para as localidades próximas à divisa com o Paraná.
No período da tarde, o sistema consegue avançar e as instabilidades passam a atuar em toda a metade norte e leste do Mato Grosso do Sul, provocando chuvas de mais abrangentes de até forte intensidade. Na região de Campo Grande, a precipitação acontece de forma mais branda.
No estado de São Paulo, passa a chover com forte intensidade no oeste, sul e nas áreas de divisa com o Paraná. Na porção leste até a região metropolitana da capital paulista, o tempo fica nublado e há a possibilidade de chuva fraca e chuvisco. Essa condição se mantém até o período da noite.
A partir do início da manhã da terça-feira (13), as chuvas ganham intensidade no leste, sul e oeste de São Paulo, com chuvas intensas ocorrendo no litoral sul do estado e precipitação de fraca a moderada intensidade no oeste e na região metropolitana da capital. Na região central do estado, há previsão de chuvas mais pontuais de fraca intensidade. No Mato Grosso do Sul, o tempo fica nublado em todo o estado, com chuvas variando de fraca a moderada intensidade na metade norte e leste do estado.
No período da tarde, a frente fria se mantém praticamente na mesma posição sem conseguir progredir muito para norte. O tempo instável continua, mas com redução das chuvas no estado do Mato Grosso do Sul. Já no território paulista, há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade no oeste, centro, sul e leste, com precipitação mais intensa atingindo as localidades litorâneas, do sul e de divisa com o estado do Paraná.
No período da noite, não há mudanças nas condições do tempo e as chuvas continuam, mas agora com fraca a moderada intensidade. Há um pequeno deslocamento das instabilidade que passam a provocar chuvas no norte do estado de São Paulo.
Nos demais estados do Sudeste e do Centro-Oeste, há aumento da nebulosidade no Rio de Janeiro, no sul de Minas Gerais e no Mato Grosso, com previsão de chuva fraca e pontual no sul fluminense e mato-grossense.
Na quarta-feira (14), não há avanço das instabilidades. O tempo fica instável ao longo de todo o dia sobre os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo, até o sul do Mato Grosso e regiões de divisa com o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais.
As chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade, variando ao longo do dia em todo o Mato Grosso do Sul e praticamente todo o estado de São Paulo, com exceção na porção nordeste. Precipitação mais intensa ocorre pela manhã no centro-norte e leste do Mato Grosso do Sul e no oeste de São Paulo.
Entre o fim da tarde e o início da noite, as chuvas ganham intensidade no estado de São Paulo, no entanto, o destaque fica para a porção sul, litoral sul até a região metropolitana da capital, onde há potencial de chuvas intensas. A precipitação de moderada a forte intensidade se mantém para o restante da noite.