O tempo nesta semana no Brasil: massa de ar frio avança neste início da semana e chega ao Nordeste
Uma frente fria de fraca intensidade atua no Sul e o sistema se afasta para o oceano nos próximos dias. Assim, uma massa de ar frio volta a influenciar o tempo em boa parte do Sudeste, chegando até o Nordeste.
Uma fraca frente fria atua na Região Sul nesta segunda-feira (05) e não favorece a ocorrência de chuvas. Somente o aumento da nebulosidade, com nuvens mais baixas se formando no Rio Grande do Sul e mais elevadas nos demais estados do Sul.
O sistema frontal em si não provoca chuvas, mas o seu deslocamento costeiro pela Região Sul favorece também o avanço de uma massa de ar frio que, consequentemente, favorece os ventos de leste/sudeste e o transporte de umidade no norte de Santa Catarina e no leste do Paraná. Assim, há a possibilidade de chuva fraca e pontual no período da noite.
Massa de ar frio avança pelo Sudeste e chuvas aumentam no leste do Nordeste
Na terça-feira (06), a frente fria se afasta para o oceano e atua entre o Paraná e o estado de São Paulo, o que favorece o tempo mais fechado no norte de Santa Catarina, no leste do Paraná e no sul de São Paulo. Há possibilidade de chuvas muito fraca e pontual. O tempo fica mais firme a partir da tarde.
Já a massa de ar frio se espalha pelo centro-sul e permite o tempo firme nas demais áreas da Região Sul e do Sudeste. Assim, o destaque fica para as temperaturas mínimas que ficam entre 9 e 15°C, sendo mais baixas nas áreas mais elevadas na Região Sul e entro o sul de Minas Gerais, o leste e nordeste de São Paulo. Em Porto Alegre, mínima de 11°C, em Florianópolis, de 15°C, em Curitiba, de 13°C e na capital paulista as temperaturas começam em 12°C.
Ao longo do dia, a sensação é agradável, com ligeira sensação de frio nas páreas do leste. As máximas variam entre 19°C e 24°C.
Na quarta-feira (07), a massa de ar frio se desloca um pouco para norte e passa a influenciar também a Região Nordeste. Além da redução das temperaturas e da ligeira sensação de frio no sul da Bahia, o sistema favorece a maior atuação dos ventos de leste e, consequentemente, aumenta a probabilidade e a intensidade das chuvas no leste da Bahia, no estado de Sergipe, do Alagoas e de Pernambuco. Não há risco para eventos intensos e os acumulados podem chegar aos 50 mm no litoral alagoano.
No Sudeste em boa parte da Região Sul, as temperaturas continuam baixas no início do dia e a partir do fim da tarde, com sensação agradável ao longo do dia. As mínimas e as máximas aumentam de 1 a 2°C em relação ao dia anterior em virtude do deslocamento da massa de ar frio mais para o oceano.
O destaque também fica para a atuação de uma frente fria na porção sul do Rio Grande do Sul, que contribui para o tempo mais nublado no Sul, Campanha e extremo oeste do estado, com possibilidade de chuvas de fraca intensidade no início da manhã e muito pontuais no restante do dia somente na porção Sul.