O tempo nesta semana no Brasil: nova frente fria e massa de ar frio vão influenciar as regiões Sul e Sudeste
Houve mudanças na previsão para a última semana de junho! As chuvas diminuíram e não há mais ciclone extratropical atingindo as regiões Sul e Sudeste. No entanto, uma frente fria e massa de ar frio vão atuar!
Como já publicamos, um padrão de bloqueio se estabeleceu após meados da semana anterior, o que proporcionou dias de tempo firme e ensolarado em praticamente todo o Brasil, com aumento das temperaturas que vêm atingindo valores acima da média para esta época do ano. Além disso, a umidade relativa do ar atinge valores de até 20°C no Brasil Central.
A partir da quarta-feira (29), uma frente fria consegue finalmente avançar pela Região Sul e atuar posteriormente de forma costeira no Sudeste. O evento não traz expectativas de chuvas expressivas, mas há potencial para tempestades em parte do Rio Grande do Sul.
Uma massa de ar frio também vai atuar e proporcionar mais uma queda de temperatura em boa parte da Região Sul e em nas áreas mais ao leste do Sudeste. O sistema também vai contribuir para chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Vamos ver os mapas de previsão.
Quarta-feira: frente fria pelo Rio Grande do Sul e risco de tempestades
Já na terça-feira (27), uma frente estacionária atua sobre o sul do Rio Grande do Sul e o Uruguai e contribui para chuvas intensas e tempestades. Esse mesmo sistema começa a avançar pelo território gaúcho a partir da madrugada da quarta-feira (28) e, durante o período, contribui para pancadas isoladas na Campanha e no Oeste do estado. Não se descarta a ocorrência de tempestades pontuais.
No período da manhã, as instabilidades ganham força e avançam para a região Central e região metropolitana de Porto Alegre, ainda atuando no Oeste do estado. Há potencial para ventos intensos e tempestades. Mais para o fim do período, a frente fria passa a atuar no sul da Missões.
No decorrer da tarde, a frente fria diminui a sua velocidade e, até o fim do período, atua até o norte do Rio Grande do Sul e regiões de divisa do estado de Santa Catarina. Por volta de meados da tarde, as chuvas já não ocorrem mais no Oeste, região Central e metropolitana de Porto Alegre, com tempo ainda mais fechado, mas com atuação da massa de ar frio. Há alerta de pancadas e tempestades para a região da Serra, Missões e Norte do Rio Grande do Sul.
No período da noite, as instabilidade já perderam muito força e as chuvas ocorrem de forma mais pontual e com fraca intensidade no norte e nordeste do Rio Grande do Sul e, agora, no sul de Santa Catarina e em toda a porção próxima à divisa com o território gaúcho.
A noite e madrugada prometem ser de bastante frio em todo o Rio Grande do Sul e boa parte de Santa Catarina, com exceção do norte do estado.
Quinta-feira: o ar frio se espalha e a frente fria chega ao Sudeste
Na quinta-feira (29), a frente fria já se encontra bastante enfraquecida e atuando de forma costeira. Durante a madrugada, o sistema frontal avança pelo estado de Santa Catarina e no fim do período se encontra no leste do Paraná e no sul de São Paulo. Não há previsão de chuvas expressivas, somente chuvisco ocorrendo de forma mais pontual, que tem maior chance de ocorrer no norte catarinense e no leste paranaense.
No período da manhã, a frente fria continua avançando e na altura capital paulista por volta de meados do período. Assim, até o fim da manhã, chuvas de fraca intensidade ocorrem, no norte de Santa Catarina, no extremo leste do Paraná, no sul e leste de São Paulo até a região metropolitana da capital e no litoral norte do estado.
No período da tarde, não há grandes mudanças e as chuvas continuam no leste de São Paulo, com probabilidade diminuindo no norte de Santa Catarina. Por volta do fim do período, a frente fria chega ao Rio de Janeiro.
No período da noite, a frente fria passa pelo estado do Rio de Janeiro, mudando o tempo de vez. No entanto, a massa de ar frio, que atua de forma mais oceânica, favorece os ventos de sul e sudeste que, além de provocarem sensação de frio, aumentam as chuvas no leste de São Paulo e no estado do Rio de Janeiro.
A massa de ar frio também contribui para o tempo mais firme e frio na Região Sul, com céu fechado somente no leste e sul do Paraná e no norte de Santa Catarina.
Sexta-feira: pouca chuva e frio perdendo intensidade nas regiões Sul e Sudeste
Na sexta-feira (30), a massa de ar frio se desloca mais para o oceano, mas o transporte de umidade para a faixa leste desde o norte de Santa Catarina até o Rio de Janeiro se mantém, o que deixa o tempo nublado e com possibilidade de chuvisco ao longo do dia.
Como afastamento da massa de ar frio, uma região de cavado, região mais instável, passa a atuar na Região Sul. Assim, o tempo fica nublado no norte do Rio Grande do Sul e em todo o estado de Santa Catarina.
A partir do meio da tarde e mais para o fim do período e início da noite, há previsão de chuvas isoladas de fraca intensidade no meio-oeste catarinense, no norte do Rio Grande do Sul e na região das Missões, nas áreas de fronteira com a Argentina.