O tempo no Brasil no fim de semana: previsão traz alertas de chuvas muito intensas, mas com áreas de tempo firme
Neste final de semana há previsão de chuvas intensas com potencial de transtornos como alagamentos, inundações e deslizamentos. Confira as áreas de risco.
A atuação de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) vai deixar o tempo bastante instável durante o final de semana, especialmente no Brasil Central. Os volumes acumulados podem superar os 200 mm ao longo do período, com maior chance na Região Sudeste. Há risco de alagamentos, inundações, enxurradas e deslizamentos entre os dias 26 e 29. Confira a previsão completa para o final de semana em todo o Brasil.
Região Norte e Nordeste
Na tarde desta sexta-feira (27), instabilidades associadas à ZCAS devem provocar chuvas isoladas no Norte do país, uma vez que o sistema estará deslocado mais ao norte, especialmente entre o Amazonas, Rondônia e o sul de Roraima. As precipitações serão de intensidade fraca a moderada, sem grandes acumulados. No Nordeste, a previsão para a tarde e noite de sexta-feira (27) indica tempo firme na maior parte da região, com possibilidade de chuviscos isolados apenas no litoral norte.
Na manhã de sábado (28), instabilidades voltam a atuar em boa parte do Norte, e à tarde as chuvas se intensificam devido à combinação de calor e umidade favorecida pela ZCAS. Os estados com previsão de chuva permanecem os mesmos de sexta-feira, com exceção do Amapá e do Acre.
Ao anoitecer, as instabilidades perdem força no Norte do país, concentrando-se no centro-sul do Pará. No Nordeste, há previsão de chuvas de intensidade fraca a moderada entre o centro-sul do Piauí e o sul do Ceará, principalmente entre o final da noite de sábado e a madrugada de domingo.
Durante a tarde do domingo (29), o cenário é semelhante ao dia anterior, as chuvas retornam ao Norte do país de forma mais espalhada, abrangendo os estados do Amazonas, Rondônia, Acre e Pará, com intensidade fraca a moderada.
Centro-Sul
No Centro-Oeste, o cenário é semelhante ao da Região Norte, com instabilidades que provocam chuvas, especialmente durante a tarde. Esse padrão deve persistir ao menos até terça-feira (29). No sábado (28), as chuvas se concentram principalmente na metade sul de Goiás, no oeste de Mato Grosso do Sul e no centro-oeste de Mato Grosso.
Para domingo (29), a previsão para o Centro-Oeste é parecida com a do dia anterior, com instabilidades se intensificando principalmente à tarde. Assim, o período de chuvas mais fortes e com maior risco ocorre entre a tarde e à noite.
As áreas que devem ficar em alerta para a ocorrência de chuvas de forte intensidade se concentram na região sudeste, onde os acumulados podem ultrapassar facilmente os 200 mm até o final do domingo, especialmente no Sudeste.
Na tarde de sábado (28), as instabilidades se intensificam no Sudeste, trazendo chuvas fortes com potencial para transtornos. O risco de deslizamentos, inundações e alagamentos atinge a Região Metropolitana e o centro do Rio de Janeiro, incluindo a região serrana, onde a probabilidade de deslizamentos é ainda maior, especialmente neste período de final de ano. Os acumulados de chuva nessas regiões variam entre 180 e 200 mm.
Além disso, o Triângulo Mineiro e o norte de São Paulo, abrangendo cidades como Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Campinas, também enfrentam condições semelhantes. Para consultar a previsão detalhada para a Região Sudeste, acesse o portal da Meteored Brasil | Tempo.com.