O tempo no Brasil: como fica a previsão no Nordeste nos dias de folia do Carnaval?

Prepara o glitter, a fantasia e a purpurina que o Carnaval vai começar! Saiba como fica a previsão do tempo no Nordeste nos dias de folia do Carnaval 2024!

Carnaval 2024
Confira a previsão para o Nordeste nos dias de folia do Carnaval 2024. Foto: Diego Nigro/PCR.

Do Galo da Madrugada em Recife, passando pelas Ladeiras de Olinda e chegando no Circuito Barra-Ondina em Salvador! Seja um folião antecipado e confira como fica o tempo nos dias da folia do Carnaval 2024.

Sábado de Carnaval, mais conhecido como sábado de Zé Pereira

Já entre a noite de sexta-feira (09) e a madrugada do sábado (10), há previsão de chuva em alguns estados do Nordeste. São esperadas chuvas no sudeste piauiense, porção central do Maranhão, Vale São-Francisco da Bahia e litoral do Ceará.

Já dizia a canção, “Ei pessoal, ei moçada, carnaval começa no Galo da Madrugada”, e neste sábado, o maior bloco carnavalesco vai às ruas abrindo alas para o Carnaval de Recife! E vai ser um sábado de muito calor!

O sábado de Zé Pereira vai ser marcado por muito calor e nebulosidade na capital pernambucana, sem previsão de chuvas! A sensação térmica pode ser semelhante a uma panela de pressão, quente e abafado, então pode caprichar na hidratação e no protetor solar. A temperatura máxima será de 30°C! Nas ladeiras de Olinda, o tempo não vai ser muito diferente não, mas há possibilidade de chuva fraca a qualquer hora do dia, só para refrescar a passagem das marchinhas de frevo.

Chuva
Previsão de chuvas para a tarde de sábado, 10 de fevereiro.

Por outro lado, no decorrer da manhã do sábado, as chuvas devem se intensificar no norte e oeste maranhense, onde o carnaval é marcado por diversas brincadeiras populares, ritmos e diversão! No período da tarde, o aumento do calor e umidade disponível no ar favorecem a formação de chuvas em grande parte da região Nordeste, com exceção do litoral de Pernambuco, litoral alagoano e estado de Sergipe.

A noite as chuvas devem ocorrer de maneira pontual no interior dos estados do Piauí, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco, mas sem grandes acumulados de precipitação. Em Salvador, palco de uma das maiores festas populares do planeta, o tempo tende a ficar parcialmente nublado, sem previsão de chuvas e com temperaturas em torno dos 28°C.

Calor vai aumentar no domingo de Carnaval

Na madrugada de domingo (11), as chuvas ficam concentradas entre o litoral do Piauí e o Rio Grande do Norte, além sudoeste e sudeste piauiense. O Bloco Eu Acho É Pouco, Pitombeira dos Quatro Cantos e Sambadeiras são algumas das principais atrações do domingo (11) de carnaval no Sítio Histórico de Olinda, no estado de Pernambuco.

Nas primeiras horas do dia há previsão de pancadas de chuva em Olinda, mas no decorrer do dia devem se dissipar e as temperaturas máximas disparam, chegando aos 30°C. No decorrer da manhã, pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria, ou seja, períodos com predomínio de sol são esperadas entre o litoral norte da Bahia e Sergipe.

Temperatura
Previsão de temperatura máxima do domingo, 11 de fevereiro.

Mas na tarde de domingo, a festa de carnaval será de muito calor com as temperaturas máximas beirando os 40°C no extremo norte do estado da Bahia, sertão alagoano e porção central do Rio Grande do Norte! É como diz a canção de André Rio: "O frevo fervendo ao sol do meio-dia."

Na capital potiguar, Natal, a noite do domingo de carnaval há 40 anos é marcada pelo tradicional Desfile das Kengas no centro histórico da cidade, e a previsão é de períodos nublados com possibilidade de chuva fraca já no final da noite e início da madrugada. Mas nada que prejudique a festividade da cidade.

Segunda-feira: nada vai atrapalhar a folia

Me segura, senão eu caio! Para quem ainda tem pique e aguenta pular mais um dia de carnaval, a segunda-feira (12) também será marcada por um cenário de calor com possibilidade de chuvas apenas no litoral do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, mas sem grandes acumulados de precipitação.

Para os maranhenses, entre a tarde e noite de segunda-feira, as festividades poderão ser marcadas por pancadas isoladas de chuva, principalmente no leste do estado e parte do estado vizinho, Piauí.

Chuva
Previsão de chuvas para o fim da tarde de segunda-feira, 12 de fevereiro.

Um cenário semelhante é esperado no centro-sul da Bahia, berço de um dos maiores circuitos de trio elétrico do Brasil que recebem nomes grandiosos como Ivete Sangalo, Bell Marques e Margareth Menezes.

Períodos nublados durante o dia devem contribuir para o aumento da sensação térmica na capital Salvador! Aí sim a sensação térmica pode superar os 40°C facilmente.

Para a porção do interior do Nordeste não há previsão de chuvas ao longo da segunda-feira de carnaval. Ou seja, não se pode esquecer do protetor solar e muito menos da hidratação ao longo do percurso do bloquinho de carnaval! A partir da noite, chuvas isoladas são esperadas no centro norte do Maranhão e em alguns pontos isolados do Piauí.

Terça-feira: todo carnaval tem seu fim!

Todo carnaval tem seu fim, que chega na terça-feira (13), mas há quem discorde e diga que só acaba na quarta-feira de cinzas! As ladeiras de Olinda serão palco do tradicional Encontro dos Bonecos Gigantes, e há previsão de chuva fraca no decorrer da manhã de terça-feira. O mesmo padrão se estende para o litoral leste do Rio Grande do Norte, Paraíba e litoral norte de Alagoas.

Não se descarta a possibilidade de chuvas durante a terça-feira ao longo do litoral norte do Nordeste, entre os estados do Maranhão e Ceará. Mas sem grandes acumulados de precipitação.

Chuva no Nordeste
Previsão de chuva para o início da tarde de terça-feira, 13 de fevereiro.

Por outro lado, no interior do Piauí, Ceará, Paraíba, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte, não há previsão de chuvas durante a terça-feira de carnaval. A partir da noite, pode ocorrer pancadas isoladas no extremo oeste do estado da Paraíba. Em resumo, o carnaval da região Nordeste vai ser de pancadas de chuva e muito calor, com temperaturas máximas que podem ultrapassar os 35°C no interior da região.