O tempo no Brasil na próxima semana: chuvas diminuem e o calor mais intenso ganha espaço em boa parte do país
Apesar de o canal de umidade continuar na porção mais norte do Brasil, as chuvas perdem intensidade e o calor volta a ser protagonista nos próximos dias em boa parte do Brasil, principalmente no Sudeste e no Sul.
Nos próximos dias, o canal de umidade sobre as regiões Norte e Nordeste e porção norte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil perde intensidade e a massa de ar frio se afasta mais para o oceano, diminuindo a sua influência sobre o leste do país.
Assim, as chuvas se tornam mais irregulares e menos volumosas no centro-norte do Brasil, com maior probabilidade para sistema de chuvas atingirem o Sul e, principalmente, proporcionando o aumento das temperaturas em todo o centro-sul, sendo mais perceptível nas regiões Sul e Sudeste.
Segunda-feira
Na Região Sul, a semana começa com uma frente fria no Uruguai e na Argentina se aproximando do Rio Grande do Sul e contribuindo para uma condição pré-frontal, quando os ventos de quadrante norte transportam o ar mais quente do Brasil Central em direção ao centro-sul, e há o aumento das temperaturas em toda a Região.
Assim, o tempo firme predomina no Paraná, em Santa Catarina e em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com temperaturas elevadas e sensação de calor em toda a região. Devido à aproximação da frente fria, pancadas isoladas e risco de tempestades pontuais deixam alertas para as regiões de fronteira do Oeste, Campanha e Sul do território gaúcho. As temperaturas máximas mais elevadas podem chegar aos 36°C no noroeste do Paraná. Em Porto Alegre, máxima de 33°C, em Florianópolis e Curitiba as temperaturas podem atingir os 26°C.
Na Região Sudeste, na segunda-feira (25), o tempo firme predomina e não há previsão de chuva. Em Minas Gerais e no Espírito Santo, o céu fica bastante nublado. Devido à influência da massa de ar frio no oceano, as temperaturas ficam mais amenas no Rio de Janeiro e no território capixaba. Já no estado de São Paulo e em Minas Gerais, o calor é destaque, principalmente no território paulista, onde as máximas podem passar dos 30°C. Nas capitais, máxima de 28°C em São Paulo, de 26°C em Belo Horizonte, de 24°C no Rio de Janeiro e de 25°C em Vitória.
No Centro-Oeste, as chuvas continuam intensas no centro-norte do Mato Grosso e no norte de Goiás, com alertas de eventos intensos e de tempestades no período da tarde. No Mato Grosso do Sul e nas demais regiões do outros estados, o tempo firme predomina. O calor também é destaque, mas a chuva ajuda a dar uma amenizada na condição. Somente no Planalto Central, que a sensação é mais amena.
No Norte e no Nordeste, o destaque fica para o canal de umidade que mantém o tempo instável desde o leste da Bahia e o estado de Sergipe até o Acre. A região Norte registra as chuvas mais intensas e o maior potencial de tempestades. No Nordeste, as chuvas ocorrem com fraca a moderada intensidade e com menor potencial para transtornos.
Terça-feira
Na terça-feira (26), as condições do tempo são bastante semelhantes às do dia anterior, mas com chuvas ocorrendo nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e no sul do Rio Grande do Sul. O calor ganha intensidade e se torna mais abrangente.
Na Região Sul, previsão de chuvas ao longo do dia ocorrendo de forma pontual nas regiões do Rio Grande do Sul no Oeste, Campanha e Sul. Na região metropolitana de Porto Alegre, há previsão de chuva de até moderada intensidade no período da manhã. A sensação é de calor e abafamento em todo o Sul. Em Porto Alegre, máxima de 30°C, em Florianópolis e em Curitiba, as temperaturas chegam aos 27°C e 30°C respectivamente.
No Sudeste, o tempo firme e com poucas nuvens predomina em toda a Região, com maior concentração de nuvens em Minas Gerais, mas que não impede o surgimento do sol. O calor é abrangente e as temperaturas passam dos 30°C em várias localidades, principalmente do estado de São Paulo. A capital paulista tem previsão de máximas em torno dos 31°C, o Rio de Janeiro fica com 30°C, Belo Horizonte em 28°C e Vitória em 26°C.
No Centro-Oeste, alertas de chuvas intensas e de tempestades no norte do Mato Grosso e de pancadas isoladas no norte de Goiás. O calor também é destaque, com temperaturas passando facilmente dos 30°C em boa parte da Região.
No Norte é onde acontecem as chuvas mais intensas entre o Amazonas e o estado do Pará. Já no Nordeste, há previsão de chuvas ainda para a Bahia, Sergipe e interior da Região, mas de forma muito pontual e pouco volumosa.
Quarta-feira
Na Região Sul, a frente fria consegue avançar, mas o sistema de fraca intensidade tem dificuldade em organizar as instabilidades. Mesmo assim, pela manhã, há alerta de tempestades no Rio Grande do Sul no Oeste, Campanha e Sul. Na região de Porto Alegre, há previsão de pancadas de chuva. A partir da tarde, as chuvas ocorrem no sul, leste, norte e noroeste do estado, com alertas para o risco de tempestades.
No Paraná e em Santa Catarina, o tempo firme predomina ao longo de todo o dia. Por volta do meio da tarde, os extremos oeste e sul catarinenses podem registrar pancadas isoladas e de curta duração.
Mesmo com as chuvas, o calor continua e a sensação de abafamento aumenta. Máximas de 29°C em Porto Alegre, de 28°C em Florianópolis e de 31°C em Curitiba.
No Sudeste, mais um dia de tempo firme e ensolarado. O calor aumenta e as temperaturas passam dos 30°C em boa parte da Região. Máximas de 32°C em São Paulo, de 30°C no Rio de Janeiro, de 29°C em Belo Horizonte e de 30 em Vitória.
No Centro-Oeste e na Região Norte, as chuvas perdem intensidade, mas se espalham atingindo boa parte dessas regiões. Previsão de pancadas isoladas em todo o Centro-Oeste, com maior potencial para o norte do Mato Grosso. Na Região Norte, as chuvas continuam para as mesmas áreas, com com menor abrangência e risco de tempestades.
No Nordeste, as chuvas diminuem na Bahia e ocorrem na forma de pancadas, que podem vir como tempestades no oeste do estado. No restante da Região, o tempo firme predomina.
Semana termina com risco de tempestades severas no Sul e no Sudeste
A atuação de uma baixa pressão entre as regiões Sul e Sudeste traz contribui para a concentração das chuvas no centro-sul do Brasil. A tendência aponta para a possibilidade de chuvas intensas e risco de tempestades nos estados da Região Sul, em São Paulo e no Centro-Oeste.
Na quinta-feira (28), as chuvas mais intensas atingem o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Paraná e o Mato Grosso do Sul. Na sexta-feira (29), ainda chove na Região Sul, mas os eventos mais tempestivos atingem São Paulo e os estados do Centro-Oeste.