O tempo no Brasil na próxima semana: frente fria deixa alertas de tempestades na Região Sul e muda o tempo no Sudeste
A próxima semana será marcada por mais eventos de chuva no Sul e pelo avanço de uma frente fria e massa de ar frio que vai mudar o tempo em parte do Sudeste.
Na próxima semana o tempo instável vai continuar sobre o Rio Grande do Sul, mas as chuvas vão se espalhar por toda a Região Sul, através do processo de formação e do avanço de uma frente fria.
O mesmo sistema frontal que se forma no Sul consegue avançar até o Sudeste e provocar uma forte mudança do tempo juntamente com uma massa de ar frio, provocando chuva e queda das temperaturas.
Região Sul: alertas de chuvas intensas, elevado volume e queda nas temperaturas
A segunda-feira (05) será marcada pela redução das chuvas no Rio Grande do Sul e pelo tempo firme nos demais estados.
O tempo fica nublado e sem ocorrência de chuva na metade sul do território gaúcho, com possibilidade do surgimento do sol na região Central e metropolitana de Porto Alegre. Previsão de chuva fraca ou chuvisco somente no sul e sudeste do estado.
Somente a partir da noite que instabilidades começam a se formar e chuvas de fraca a moderada intensidade ocorrem no Oeste, sul das Missões, na região Central, metropolitana de Porto Alegre e no sudeste do Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, há possibilidade de chuva fraca e pontual no sul do estado.
Na terça-feira (06), o processo de formação da nova frente fria se inicia e já na madrugada há alerta de chuvas intensas e de tempestades pontuais no Oeste, Campanha e Sul do Rio Grande do Sul, com chuvas de fraca a moderada intensidade na região Central e metropolitana de Porto Alegre.
No decorrer do dia, as instabilidades se deslocam mais para sul, mas as chuvas continuam com moderada a forte intensidade no Oeste, Campanha e Sul do território gaúcho, com chuvas fracas e pontuais na região Central e de Porto Alegre, onde volta a chover somente no fim da noite.
Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina, com tempo mais nublado, mas que não impede o surgimento do sol, entre o norte catarinense e o leste do Paraná.
A quarta-feira (07), começa com o espalhamento das instabilidades pelo Rio Grande do Sul e com previsão de chuva em boa parte do estado, que acontecem com moderada intensidade nas Missões, região Central e de Porto Alegre. Chuva fraca é prevista para o Oeste e Campanha.
No período da tarde, as instabilidades ganham reforço e passam a atingir o oeste de Santa Catarina e do Paraná, deixando alertas de chuvas intensas e para o risco de tempestades na metade sul e norte do Rio Grande do Sul, no sul e oeste de Santa Catarina e no extremo oeste e sudoeste do Paraná.
Essa condição se mantém para o período da noite, mas com um agravante da intensidade das chuvas entre o centro, sul e região de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Na madrugada da quinta-feira (08), a frente fria formada avança pela Região Sul e muda o tempo em todo o estado de Santa Catarina, com chuva, ventos de moderada intensidade e chuvas fracas. No Paraná, o sistema contribui para chuvas fracas no oeste, sul, centro e leste do estado, com precipitação mais intensa no noroeste. No Rio Grande do Sul, as chuvas reduzem e a massa de ar frio já provoca bastante frio em todo o estado.
No decorrer de todo o dia, o tempo segue nublado e com chuva fraca em todo o estado de Santa Catarina e do Paraná, onde as chuvas no norte do estado passam a ocorrer no período da manhã e com moderada intensidade.
No período da noite, a frente fria avança para o estado de São Paulo e o Mato Grosso do Sul, mas mantendo o tempo instável e com chuva fraca sobre o norte de Santa Catarina, leste e norte do Paraná. Nesse deslocamento, a massa de ar frio ganha espaço e derruba as temperaturas na Região Sul, o que proporciona uma noite e madrugada bastante frias nos três estados.
A semana termina com tempo firme e praticamente sem chuvas na Região Sul, mas ainda com nebulosidade densa sobre o Rio Grande do Sul e o oeste de Santa Catarina. Previsão de chuva muito fraca somente entre a divisa no leste do Paraná com o sul de São Paulo.
Região Sudeste: calor de mais de 30°C com mudança somente no fim da semana
A semana na Região Sudeste será de predomínio de sol e de temperaturas elevadas para essa época do ano durante boa parte dos dias. A mudança do tempo acontece somente a partir da noite da quinta-feira (08) no estado de São Paulo e nos dias seguintes atinge os demais estados, sendo para Minas Gerais e o Espírito Santo somente no sábado (10).
Assim, até a tarde da quinta-feira (08), o tempo firme predomina com temperaturas se elevando bastante ao longo do dia, com máximas acima dos 30°C no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no oeste e norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. Vale ressaltar que as maiores temperaturas serão registradas na quinta-feira (08) e no leste de São Paulo as temperaturas ainda variam de 27 a 29°C.
A frente fria da mudança chega no período da noite no estado de São Paulo provocando chuvas de fraca a moderada intensidade nas regiões de divisa com o estado do Paraná e, no fim do período, as chuvas passam a ocorrer na região metropolitana da capital paulista.
Na madrugada da sexta-feira (09), a frente fria continua avançando e muda o tempo nas demais regiões paulistas, com exceção do norte do estado, através do aumento da nebulosidade e da chuva fraca. No leste de São Paulo, há previsão de chuva até o litoral norte.
No período da manhã, a mudança atinge o norte de São Paulo e o Rio de Janeiro, com chuvas ocorrendo mais no final do período. Nas demais regiões paulistas, o tempo continua instável, com chuva fraca e sensação de frio. Essa condição se mantém ao longo do dia, com queda das temperaturas e sensação de bastante frio no centro-sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.