O tempo no Brasil na próxima semana: frente fria traz risco de chuvas intensas e de tempestades em boa parte do país

Uma frente fria vai avançar lentamente pelo centro-sul do Brasil e contribui para chuvas intensas e tempestades no Sul, Sudeste e no Brasil Central ao longo da semana. Confira os detalhes da previsão do tempo.

previsão do tempo
Chuvas se espalham pelo Brasil nesta semana e há alertas de chuvas intensas, tempestades e tempo severo em boa parte do país.

Uma frente fria já atua entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul e contribui para chuvas de até até forte intensidade de forma mais pontual. O sistema ainda não traz refresco ao calor, pelo contrário, a sua posição favorece a continuidade das temperaturas elevadas na Região Sul e a sensação de abafamento.

O sistema frontal ganha reforço no início da semana e consegue iniciar o seu avanço pelo Rio Grande do Sul e, nos próximos dias, ajuda a organizar as chuvas sobre o restante da Região Sul. Mais para o fim da semana, as chuvas retornam para todo o Sudeste e boa parte do Centro-Oeste.

A seguir, confira como e onde chove no Brasil e quais os riscos de tempo severo e de chuvas intensas.

Segunda-feira

Nesta segunda-feira (18), a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e já deixa alertas para o risco de tempestades no Sul, Campanha e Oeste no início da manhã. Da metade para o fim do período, passa a chover em toda a metade sul do estado, de forma mais isolada na região Central e metropolitana de Porto Alegre. Devido ao posicionamento do sistema frontal, a sensação é de bastante calor e abafamento, com uma condição mais agradável somente nas localidades de fronteira e do sudeste do estado. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo firme predomina e também é de calor.

alerta de tempestades
Frente fria traz potencial de pancadas de até forte intensidade e de tempestades pontuais no Rio Grande do Sul.

No período da tarde, a fraca frente fria avança de forma costeira, mas consegue organizar as instabilidades pelo território gaúcho. Alerta de pancadas de até forte intensidade e para o risco de tempestades pontuais em toda a metade norte, incluindo a região de Porto Alegre. Os ventos de sul passam a trazer uma condição mais agradável para a metade sul do Rio Grande do Sul. Já para Santa Catarina e o Paraná, o tempo segue firme e quente em boa parte, com previsão de pancadas isoladas mais para o fim da tarde no sul e oeste catarinenses.

A segunda-feira, há potencial de chuvas intensas e de tempestades no Rio Grande do Sul, no Centro-Oeste e na região Norte. No Sudeste e no oeste da Bahia, as chuvas ocorrem de forma mais irregular.

Na Região Sudeste, o tempo firme e quente predomina, com o sol aparecendo entre nuvens ao longo do dia em Minas Gerais, no Espírito Santo e no Rio de Janeiro. Em São Paulo, o dia será com poucas nuvens. No período da tarde, há previsão de pancadas isoladas e de curta duração, que podem ocorrer como tempestades pontuais, no centro-norte de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte, no Espírito Santo e, com menor possibilidade, no Rio de Janeiro, mas na porção serrana.

previsão do tempo Brasil
Chuvas isoladas pelo Brasil Central a partir da tarde da segunda-feira, há possibilidade de tempestades pontuais.

No Centro-Oeste, o tempo firme também predomina, com pouca nebulosidade no período da manhã. No período da tarde, as nuvens se desenvolvem e pancadas de até forte intensidade deixam alertas para a possibilidade de tempestades no norte do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso e em Goiás.

No Norte e no Nordeste, as chuvas chuvas também acontecem a partir do meio da tarde, no Acre, oeste e sul do Amazonas, em Roraima, no oeste e centro-sul do Pará, no Tocantins e no oeste da Bahia.

Terça-feira

Na terça-feira (19), a frente fria ganha um novo reforço através de uma região de cavado, que vai contribuir para chuvas mais abrangentes e intensas em boa parte da Região Sul. No período da manhã, alerta de chuvas intensas e de tempestades no Oeste, sul da Missões, oeste da Campanha e na região Central no Rio Grande do Sul. Chuvas de fraca intensidade podem ocorrer na região de Porto Alegre e no litoral norte.

alerta de previsão
Previsão de chuvas intensas na Região Sul na terça-feira, com potencial de tempestades no estado de Santa Catarina.

A partir da tarde, as chuvas se espalham e aumentam o risco de chuvas intensas e de tempestades, deixando em alerta toda a metade norte do Rio Grande do Sul, todo o estado de Santa Catarina e o oeste e sudoeste do Paraná. A sensação é amena e até de frio no território gaúcho, mas em Santa Catarina e no Paraná, o calor e abafamento continuam.

No Sudeste, a chance de chuvas diminui e o tempo firme predomina em praticamente toda a Região, com temperaturas elevadas e sensação de calor. Previsão de pancadas isoladas e de curta duração somente no centro e norte de Minas Gerais, incluindo a região de Belo Horizonte.

No Centro-Oeste, Norte e Nordeste, as chuvas perdem intensidade e abrangência, e continuam acontecendo a partir da tarde. As chuvas mais abrangentes acontecem no norte do Mato Grosso, no Amazonas, no Acre e em Rondônia.

Quarta-feira

O Sul terá uma quarta-feira (20) de tempo instável em toda a Região. No período da manhã, há alerta de chuvas intensas e volumosas sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, no sul e meio-oeste de Santa Catarina, com maior potencial para transtornos na região de Serra, no litoral norte gaúcho e no sul catarinense. Chuvas de até forte intensidade e trovoadas podem ocorrer no oeste e sudoeste do Paraná.

As chuvas nesta quarta-feira, traz potencial para transtornos na Região Sul, principalmente sobre Santa Catarina e o Paraná.

No período da tarde, as instabilidades se deslocam para o norte, mantendo o tempo chuvoso sobre o estado de Santa Catarina e passando a provocar chuvas sobre todas as regiões do Paraná. Assim, combinado com as altas temperaturas, há risco de tempestades e de chuvas intensas sobre o território paranaense. No Rio Grande do Sul, o tempo segue nublado e com chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e leste do estado.

No Sudeste, mais um dia de calor e de tempo firme predominando em praticamente toda a Região. O tempo começa a mudar a partir da tarde, com o aumento da nebulosidade que, entre a metade do período e o início da noite, instabilidades trazem chance de pancadas isoladas na porção central e norte de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, no norte e oeste de São Paulo.

No Centro-Oeste, as chuvas voltam a ocorrer em toda a Região, com alertas de chuvas intensas e de tempestades a partir da tarde no Mato Grosso do Sul no Mato Grosso e em Goiás.

No Nordeste, há maior potencial de chuvas a partir da tarde no oeste da Bahia e centro-sul dos estados do Maranhão e do Piauí. Na Região Norte, as chuvas continuam ocorrendo no sul e oeste do Pará, no Amazonas, em Rondônia e no Acre.

Semana termina com alerta de de tempo severo no Sudeste

A partir de quinta-feira (21), a frente fria atua mais no oceano, mas consegue chegar até a altura do Sudeste e ajuda a desestabilizar a atmosfera na Região. Além disso, o tempo segue instável também no Brasil Central e em parte da Região Sul.

A semana termina com elevado potencial de transtornos por conta de tempestades e de chuvas intensas.

Na quinta-feira (21), há alertas de chuvas intensas e risco de tempo severo no oeste de Santa Catarina, no norte e oeste do Paraná, no estado de São Paulo, no Rio de Janeiro, no centro-sul e leste de Minas Gerais. No Centro-Oeste e no sul e oeste da Região Norte, os alertas são de chuvas intensas.

alerta de chuvas intensas
Semana termina com muitas chuvas sobre o Sudeste e alerta de chuvas intensas sobre todos o estados. As regiões com maior potencial para transtornos estão no leste do Sudeste.

Na sexta-feira (22), o potencial de chuvas aumenta no Sudeste e há alerta de eventos muito intensos e volumosos em São Paulo, Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. Tempestades e chuvas intensas continuam sobre todo o Centro-Oeste e, agora, em boa parte da Região Norte. Na Região Sul, chove com fraca a moderada intensidade no centro-leste de Santa Catarina e do Paraná.