O tempo no Brasil na próxima semana: onde e como vai chover na última semana de agosto
A última semana de agosto será marcada pelo tempo seco em boa parte do Brasil e com chuvas pouco expressivas nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste.
Uma frente fria passou a atuar no centro-sul do Brasil na última semana e trouxe chuvas para a Região Sul e para os estados do Mato Grosso do Sul e de São Paulo. Além disso, uma massa de ar polar vem derrubando as temperaturas e os ventos de sul conseguem levar o ar frio até o Norte do país.
Na próxima semana, a frente fria ainda vai influenciar o tempo nas regiões Sudeste e Nordeste e novos sistemas ainda conseguem se formar sobre a Região Sul, provocando chuvas muito pontuais.
Onde e como chove no Brasil na última semana de agosto
A segunda-feira (26) será marcada pela atuação da massa de ar polar no centro-sul do Brasil, que vai proporcionar, além do frio intenso, o tempo firme e ensolarado em praticamente todo o Sul e o Sudeste do Brasil, e de uma frente fria que atua de forma costeira na Região Sudeste.
O tempo fica nublado no sul e leste do Rio Grande do Sul, com possibilidade de chuvisco, mas deve ocorrer de forma muito pontual entre o fim da manhã e o meio da tarde. Previsão de tempo mais firme somente a partir do fim da tarde.
No Rio de Janeiro, sul, sudeste e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, o tempo fica nublado o dia todo e há previsão de chuvas de até forte intensidade durante a madrugada e início da manhã no território fluminense e no sudeste mineiro, com chuva fraca nas demais áreas. No restante do dia, a previsão é de chuva fraca ou chuvisco.
No Norte, as chuvas ocorrem na forma de pancadas isoladas ao longo do dia somente no extremo norte e noroeste da região. Já no Nordeste, as chuvas ocorrem entre o fim da manhã e o início da tarde na faixa leste da região e de forma muito fraca e pontual.
Na terça-feira (27), mais um dia nublado e sem chuva no sul e sudeste do Rio Grande do Sul, onde o tempo fica mais firme a partir do fim da tarde. A região de Porto Alegre, pode ficar mais nublada por volta do início da tarde. Ainda na Região Sul, o tempo fica mais fechado e sem ocorrência de chuva no norte de Santa Catarina no extremo leste do Paraná entre o fim da manhã e o início da tarde.
No Sudeste, a frente fria já se encontra mais afastada no oceano e atuando na altura da Bahia. A massa de ar polar garante um dia ensolarado no Rio de Janeiro. No entanto, no sudeste e metade leste de Minas Gerais, e no Espírito Santo, o tempo fica nublado e sem ocorrência de chuva.
Na Região Norte, sem grandes novidades na previsão, que mantém as pancadas somente no extremo norte, mas agora mais restritas ao estado de Roraima. Já no Nordeste, com o avanço e proximidade da frente fria, o tempo fica nublado e com chuva fraca ao longo do dia no Sul da Bahia. Ao mesmo tempo, os ventos conseguem transportar umidade de forma mais efetiva para a região entre a Bahia e o estado de Pernambuco, deixando o tempo nublado e com chuva fraca nas capitais Salvador, Aracaju, Maceió e Recife.
Na quarta-feira (28), há uma pequena mudança no Sul do Brasil. Uma pequena região de cavado se forma e volta a provocar chuva fraca no norte do Rio Grande do Sul e nas regiões de Santa Catarina na divisa com o norte gaúcho somente no período da manhã. No restante do dia e da Região Sul, o tempo firme predomina com nebulosidade variável no sul do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina e do Paraná.
No Sudeste, agora o tempo firme predomina em praticamente toda a região, com tempo ainda fechado no nordeste de Minas Gerais e no norte do Espírito Santo.
No Nordeste, com o deslocamento da frente fria mais para o norte, a condição de tempo nublado e com chuva fraca ao longo do dia se espalha por todo o leste da Bahia. Nas demais áreas do leste nordestino, há previsão de chuva fraca somente para Maceió e Recife. Na Região Norte, previsão de pancadas isoladas no extremo norte da região.
Para o fim da semana, o tempo firme predomina em praticamente todo o Brasil, com previsão de sol para todo o Sul e Sudeste. No Nordeste, o potencial de chuvas também reduz, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo na região de Salvador, Maceió e Recife.
A ressalva fica para a formação de um ciclone ao entre o Uruguai e a Argentina, que pode contribuir para o aumento da nebulosidade no sul do Rio Grande do Sul entre a quinta-feira (29) e a sexta-feira (30) e haver a ocorrência de chuvas pontuais.
Para o fim de semana, a tendência da previsão aponta para o avanço de uma nova frente fria pela Região Sul que, até o momento, trata-se de um sistema de fraca intensidade que traz potencial de chuvas volumosas.