O tempo no Brasil na próxima semana: primeira semana da primavera sob alerta de onda de calor

A primeira semana da primavera será marcada pela presença de uma onda de calor em boa parte do Brasil, com temperaturas que permeiam os 40°C no Brasil Central, até mesmo em localidades do Sudeste e do Sul do país.

A primavera astronômica teve seu início neste domingo, 22 de setembro, às 9:44. A estação é marcada pela transição do período seco para úmido, o que consiste na ocorrência mais provável de ondas de calor e de tempestades severas, principalmente no centro-sul do Brasil.

Essa primeira semana da estação será caracterizada por mais uma onda de calor neste ano que abrange boa parte do Brasil, incluindo localidades das regiões Sul e Sudeste. A situação de calor será mais intensa para o fim da semana devido ao padrão pré-frontal, que consiste na formação e no lento avanço de uma frente fria pela Região Sul.

Fortalecimento da massa de ar quente e a onda de calor

As temperaturas já vêm atingindo patamares muito elevados no Brasil Central e na porção centro-norte do país há semanas. No entanto, nesta semana, o ar quente ganha intensidade e se espalha por boa parte do centro-sul. Esse processo iniciou-se no domingo (22), com temperaturas máximas em torno dos 30°C em várias localidades da Região Sul e do leste do Sudeste.

Nesta segunda-feira (23), o processo de formação de uma frente fria se inicia sobre a metade sul do Rio Grande do Sul, o que favorece o transporte do ar quente em direção ao centro-sul e ao empoçamento do ar quente sobre a Região Sul. As temperaturas máximas chegam aos 30°C na região Central e na Serra do Rio Grande do Sul, dos 31 e 32°C no norte e noroeste do estado e dos 27 a 28°C na região metropolitana de Porto Alegre. No restante do estado as temperaturas ficam mais amenas em torno dos 25°C.

Em Santa Catarina e no Paraná, o calor é mais intenso no oeste desses estados, com máximas de 32 a 33°C no território catarinense e chegando aos 36°C no oeste e noroeste paranaense. Em Florianópolis, a sensação ainda é amenas, com temperaturas chegando aos 24°C. Já em Curitiba, as temperaturas máximas atingem os 29 e 30°C.

Se há calor no Sul, no Sudeste e Centro-Oeste é mais intenso. As temperaturas máximas já podem chegar aos 40°C no oeste e noroeste de São Paulo, 36 a 38°C sendo registrado na porção central e norte do estado, bem como na região do Triângulo Mineiro. Nas demais áreas do Sudeste, as temperaturas variam dos 30 aos 33°C, com exceção do litoral de São Paulo, onde ainda há sensação mais amena, com temperaturas de 22 a 24°C. Na capital paulista, as máximas podem chegar aos 32°C, no Rio de Janeiro variam de 29 a 33°C, em Belo Horizonte em torno dos 30°C e em Vitória até os 28°C.

onda de calor
Temperaturas máximas previstas para segunda-feira, segundo o modelo ECMWF.

No Centro-Oeste, as máximas atingem os 43°C em Cuiabá, os 37°C em Campo Grande, os 34°C em Brasília e os 38°C em Goiânia. Na Região Norte e no interior do Nordeste, as temperaturas máximas variam de 36 a 40°C.

Na terça-feira (24), o sistema frontal continua em formação em parte da metade sul do Rio Grande do Sul, favorecendo a manutenção da massa de ar quente e a sua atuação em boa parte do Brasil. Um padrão muito semelhante ao da segunda-feira (23), com aumento de 0,5 a 1°C no Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Na quarta-feira (25), mais um dia de muito calor e com temperaturas máximas no mesmo patamar que no dia anterior, mas com sensação de abafamento mais intensa na Região Sul, principalmente entre o norte do Rio Grande do Sul e o estado de Santa Catarina. Não há aumento significativo das temperaturas em relação ao dia anterior.

previsão do tempo onda de calor
Temperaturas máximas previstas para a quarta-feira, segundo o modelo ECMWF.

No fim da semana, a frente fria consegue avançar e baixar as temperaturas em boa parte do centro-sul e no oeste do Centro-Oeste. Na quinta-feira (26), as temperaturas ficam mais baixas no Rio Grande do Sul, mas o calor intenso persistem no Paraná e no norte de Santa Catarina, além do Sudeste e de boa parte do Centro-Oeste, onde pancada isoladas e o ventos mais frio de sul consegue atuar na metade oeste do Mato Grosso do Sul.

onda de calor tempo severo
O escoamento em direção ao Sul do Brasil no nível de 850 hPa ilustra bem o transporte do calor para o centro-sul do Brasil. Os jatos em baixos níveis ajuda também a potencializar os eventos de chuva.

Já na sexta-feira (27), as temperaturas diminuem em boa parte do centro-sul, com sensação de frio no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina, no sul e leste do Paraná. A sensação mais amena atinge o centro e leste de São Paulo e o Rio de Janeiro. Já o calor continua, mas de forma mais amenas no Mato Grosso do Sul, no oeste e norte de São Paulo.