O tempo no Brasil na próxima semana: Sudeste, Centro-Oeste e Norte têm alertas de chuvas intensas para todos os dias
Mais uma semana de muita chuva pelo Brasil, com potencial de eventos intensos e volumosos que deixam em alerta as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte do Brasil. Os acumulados podem passar dos 100 mm.
O período úmido começou de fato neste mês de outubro, com chuvas ainda irregulares pelo Brasil, principalmente na porção central do país, mas que vêm ocorrendo de forma contínua desde a segunda semana do mês.
Eventos intensos e tempestivos já provocaram estragos e óbitos de norte a sul. Esse risco deve se manter nos próximos meses, principalmente até o fim do ano, quando ainda há um padrão de transição de primavera para o verão e temperaturas na média mais elevadas.
Na próxima semana, o canal de umidade se mantém no centro-norte do Brasil, com alerta de chuvas intensas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte, onde os acumulados máximos da semana podem passar dos 100 mm em algumas áreas.
Chuva de mais de 100 mm até a terça-feira entre o Sudeste e o Centro-Oeste
Os primeiros dias da semana serão marcados pela concentração das chuvas entre as regiões Sudeste e Centro-Oeste, com pouca precipitação sendo prevista para a porção norte do Brasil.
Na segunda-feira (28), o tempo fica nublado em todo o Sudeste, com chuvas de fraca intensidade ocorrendo já pela manhã em boa parte da Região, com exceção da porção oeste de Minas Gerais.
No período da tarde, as instabilidades começam a se desenvolver e levam potencial de chuvas intensas sobre o centro-norte do estado de São Paulo, a região do Triângulo Mineiro e áreas a oeste de Belo Horizonte. No restante do Sudeste, as chuvas continuam com fraca intensidade.
No Centro-Oeste, o período da manhã é de tempo firme predominante na região, com maior concentração de nuvens no sul do Mato Grosso, sobre o Mato Grosso do Sul e centro-sul de Goiás, onde há possibilidade de chuva fraca e pontual.
No período da tarde, o potencial de chuvas aumenta e há alerta de eventos intensos e de tempestades no Mato Grosso do Sul, no centro-sul e oeste do Mato Grosso, e no centro-sul de Goiás. Os alertas incluem todas as capitais do Centro-Oeste.
Na terça-feira (29), as chuvas continuam concentradas no Sudeste no Centro-Oeste, mas com menor possibilidade de chuvas no estado de São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Já em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Goiás e no Mato Grosso o potencial de precipitação aumenta.
No período da manhã, há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade, sobre o estado de Minas Gerais, principalmente entre o Triângulo Mineiro e a região de Belo Horizonte, e sobre o Espírito Santo. Previsão de chuva fraca ou chuvisco na faixa leste de São Paulo e no Rio de Janeiro.
Na tarde da terça-feira (29), alerta de chuvas intensas sobre o oeste e centro-norte de Minas Gerais, região do Triângulo Mineiro e sobre o Espírito Santo. No norte de São Paulo, nas regiões próximas à divisa com o território mineiro, há potencial de pancadas de chuva de até forte intensidade. Previsão de chuva fraca para o leste paulista, sul de Minas Gerais e para o Rio de Janeiro.
No Centro-Oeste, o tempo fica nublado com chuva fraca e pontual na manhã de terça-feira (29) no centro-sul de Goiás, no sul do Mato Grosso e no nordeste do Mato Grosso do Sul. No período da tarde, alerta de chuvas intensas e para o potencial de tempestades no centro-sul de Goiás, em boa parte do Mato Grosso, com exceção da porção norte do estado. No Mato Grosso do Sul, as chuvas ocorrem de forma muito pontual. No entanto, todas as capitais se mantêm sob alerta.
As chuvas intensas se concentram mais no centro-norte do Brasil
A partir da quarta-feira (30), as chuvas se concentram mais no centro-norte do Brasil, sem potencial de eventos intensos sobre o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e o estado do Mato Grosso do Sul.
Tanto na quarta, quanto na quinta-feira (31), há previsão de chuvas de moderada a forte intensidade, ocorrendo de forma mais pontual pela manhã no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, na porção central de Goiás e entre os estados do Amazonas e do Pará.
A partir da tarde, há alerta de chuvas muito intensas e de tempestades, para o oeste e norte de Minas Gerais, o Espírito Santo, todo o estado de Goiás, centro-norte do Mato Grosso, para o estado do Tocantins, do Pará, no Amazonas e Rondônia.
Semana termina sob alerta de mais chuvas intensas
O canal de umidade se mantém na sexta-feira (01) e o mês de novembro começa com alertas de chuvas intensas e de tempestades sobre o Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, o Mato Grosso e estado do Pará, do Amazonas e de Rondônia.
São Paulo, Rio de Janeiro e o Mato Grosso do Sul podem registrar chuva fraca, mas sem potencial para eventos de precipitação intensos.