O tempo no Brasil na semana: chuvas se espalham pelo país, com alertas tempo severo no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste
A próxima semana será bastante marcante no Brasil e representará o retorno das chuvas para todas as regiões do país. Um padrão que marca de fato o início do período úmido.
Após um mês de setembro e um início de outubro bastante seco, quente e com chuvas somente no extremos do Brasil, a próxima semana representará de fato o início do período úmido no país, com as chuvas se espalhando por todas as regiões, mas ainda com maiores acumulados e eventos intensos entre as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
O processo de formação de um ciclone extratropical traz potencial para a ocorrência de eventos de tempo severo nos três estados do Sul do Brasil, em parte do Sudeste e sobre o Mato Grosso do Sul.
Onde e como chove no Sul, Sudeste e no Centro-Oeste
A segunda-feira (07) será de tempo firme ainda em boa parte do Centro-Oeste, no Sudeste, no Paraná e em Santa Catarina, mas com bastante nebulosidade no leste desses estados. Previsão de chuva somente na forma de pancadas isoladas e de tempestades pontuais na Região Norte e no norte do estado do Mato Grosso. Já no Rio Grande do Sul ocorrem as chuvas mais significativas do dia.
Pela manhã, há previsão de pancadas isoladas no oeste gaúcho, mas com potencial de tempestades, que deixam em alerta o Oeste, as Missões e o oeste da Campanha, principalmente mais para o final do período. A partir da tarde, as instabilidades se espalham por boa parte do Rio Grande do Sul e deixam alerta de pancadas de chuva forte e de tempestades para toda a metade sul do estado e localidades do norte. Em Porto Alegre, as chuvas começam entre o fim do período e o início da noite.
Na terça-feira (08), a mudança do tempo atinge uma porção maior da Região Sul, com chuvas abrangentes ocorrendo ao longo do dia na metade norte e leste do Rio Grande do Sul, com moderada a forte intensidade no norte do estado e de forma fraca da região de Porto Alegre até o sudeste. Em Santa Catarina, o dia fica nublado em todas as regiões, com chuvas de fraca a moderada intensidade acontecendo ao longo do dia, no sul, regiões de divisa com o território gaúcho e no oeste. Em toda a faixa leste, há chance de chuva fraca ou chuvisco.
No Paraná e em toda a Região Sudeste, o tempo firme e ensolarado continua. Já no Centro-Oeste, as instabilidades começam a se desenvolver no período da tarde e há alerta de pancadas de forte intensidade e de tempestades pontuais em todas as regiões do Mato Grosso e na metade sul de Goiás, principalmente na região de Brasília.
Na quarta-feira (09), inicia-se o aumento da potencial das chuvas sobre o centro-sul do Brasil, através da formação de uma baixa pressão entre o Paraguai, o estado do Mato Grosso do Sul e o oeste da Região Sul.
Já na madrugada, há alerta de chuvas intensas e de tempestades no norte e noroeste do Rio Grande do Sul, no meio-oeste e norte de Santa Catarina, em boa parte do Paraná, com exceção do norte do estado, e no sul e oeste do Mato Grosso do Sul. Chuvas de fraca intensidade ocorrem no nordeste gaúcho e no leste catarinense.
No período da manhã, as instabilidades ficam mais organizadas e se espalham provocando chuvas mais abrangentes na Região Sul, mantendo os alertas de chuvas intensas e de tempestades para o norte e noroeste do Rio Grande do Sul, agora para todo o estado de Santa Catarina e do Paraná. Há potencial para alagamentos e transtornos ocasionados por rajadas de ventos e queda de granizo.
No Centro-Oeste, há alerta de tempestades severas para o centro-leste e norte do Mato Grosso do Sul, incluindo a região de Campo Grande, para o centro-sul do Mato Grosso, com possibilidade mais remota, mas existente, de atingir Cuiabá. No Sudeste, previsão de chuvas de moderada a forte intensidade somente no sul do estado de São Paulo e alertas de tempestades pontuais no oeste paulista.
No período da tarde, o tempo instável continua na Região Sul, com continuidade dos alertas de chuvas intensas e de tempestades para as mesmas regiões. Já no Centro-Oeste e no Sudeste, as instabilidades ganham intensidade e passam a atuar em outras áreas. Alerta para o risco de tempestades severas em Cuiabá, no sul e sudeste do Mato Grosso do Sul, no centro-sul de Goiás e no nordeste do Mato Grosso do Sul.
No Sudeste, as chuvas de moderada a forte intensidade continuam no sul de São Paulo e passam a ocorrer na região da capital. Ainda no território paulista, há alerta de tempestades no oeste e no noroeste do estado, com chuva fraca no litoral norte. No Rio de Janeiro, o tempo fecha e há previsão de chuva fraca. Em Minas Gerais, alerta de pancadas isoladas de forte intensidade e de tempestades na região do Triângulo Mineiro.
A quarta-feira (09) termina com chuvas aumentando de intensidade e levando potencial para transtornos em Goiás, incluindo a região do Distrito Federal, no Triângulo Mineiro até a região de Belo Horizonte, em Minas Gerais. No leste de São Paulo, no Rio de Janeiro e, agora no Espírito Santo, há previsão de chuva fraca. Já no Sul e no sul do Mato Grosso do Sul, as chuvas continuam ocorrendo com moderada a forte intensidade, aumentando o potencial de transtornos como alagamentos e inundações.
A semana termina com o processo de formação de uma baixa pressão, que vai evoluir para um ciclone extratropical e sua frente fria associada. Na quinta-feira (10), o tempo continua instável em toda a Região Sul, com chuvas de moderada a forte intensidade ocorrendo do norte do Rio Grande do Sul até o norte do Paraná. Chuvas intensas ainda acontecem no Mato Grosso do Sul e de forma mais pontual no Mato Grosso. No Sudeste, as chuvas ocorrem em todo o centro-leste da região, passando a acontecer em áreas que ainda não receberam chuva na semana, como a porção central de São Paulo.
Na sexta-feira (11), a baixa pressão está se desenvolvendo sobre a Região Sul do Brasil. Alerta de tempo severo para os três estados do Sul, para o Mato Grosso do Sul e para o Mato Grosso. Mais para o fim do dia, as instabilidades passam a atuar no estado de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro e no sul de Goiás.