O tempo no Brasil na semana: chuvas vão atingir todas as regiões do país, com alertas para eventos intensos e volumosos
Chuvas intensas continuam nesta semana e vão atingir todas as regiões do Brasil. Alerta de eventos intensos e elevados acumulados na semana, que podem passar dos 200 mm.
Mais uma semana de muita chuva pelo Brasil, com alertas generalizados de chuvas intensas no centro-norte do país, que inclui boa parte das regiões Sudeste e Centro-Oeste, e quase a totalidade do Norte e do Nordeste no início da semana.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos para esta segunda-feira (14) de chuvas intensas para 23 estados, sendo laranja para 12 estados, com situação de “Perigo”.
As chuvas no decorrer da semana ocorrem desde a manhã, com até forte intensidade e riscos pontuais. No entanto, a partir da tarde, é que há potencial de chuvas muito intensas no centro-norte do Brasil.
A partir de quinta-feira (17), uma mudança de padrão começa a se observar com o aumento do potencial de chuvas na Região Sul.
Alerta de chuvas intensas no centro-norte do Brasil vão até a sexta-feira
Até a quarta-feira (15), o padrão de distribuição das chuvas fica bem dividido entre o centro-norte e o centro-sul do Brasil, com chuvas intensas e volumosas ocorrendo em toda a Região Nordeste, boa parte do Norte e na porção que abrange o estado do Mato Grosso, o norte e oeste do Mato Grosso do Sul, o estado de Goiás, o norte de São Paulo, o norte e oeste de Minas Gerais e o norte do Espírito Santo.
Na quinta-feira (16), uma mudança começa a se observar, através do deslocamento das chuvas para o centro-sul. O potencial de chuvas diminui em boa parte do Nordeste e passa a ocorrer em boa parte do Sudeste e no norte da Região Sul. Assim, há alertas de chuvas intensas e de tempestades pontuais para a metade sul do Amazonas, todo o Pará, Rondônia, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, oeste de Pernambuco, centro-oeste da Bahia, toda a Região Centro-Oeste, estado de São Paulo, centro-sul e Oeste de Minas Gerais e norte do Paraná.
No Rio de Janeiro e no Espírito Santo, as chuvas ocorrem com menor intensidade e não há riscos para transtornos.
Na sexta-feira (17), um corredor de umidade se forma de norte a sul, com potencial de chuvas diminuindo bastante no Nordeste e em boa parte do Sudeste. Por outro lado, chuvas intensas atingem o Norte, o Centro-Oeste e boa parte da Região Sul. Alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades pontuais na porção central e oeste do Amazonas, sobre o Pará, o leste do Amapá, o Tocantins, todo o Centro-Oeste, região do Triângulo Mineiro, estados de São Paulo, do Paraná, de Santa Catarina e no norte e nordeste do Rio de Grande do Sul.
Região Sul: as chuvas voltam a ocorrer e a abranger o Sul do Brasil
Como comentado anteriormente, o padrão de distribuição das chuvas começa a mudar, com maior clareza a partir da quinta-feira (16), quando as chuvas começam a aumentar no centro-sul, com destaque para a abrangência sobre a Região Sul na sexta-feira (17).
No entanto, ao longo da semana, pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades pontuais. Nesta segunda-feira (13), a previsão é pancadas de chuvas rápidas e muito isoladas entre o meio da tarde e o início da noite no oeste de Santa Catarina, no extremo norte do Rio Grande do Sul e no sudoeste do Paraná.
Na terça-feira (14), o potencial de chuvas aumenta junto com o risco de tempestades, no noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste e sudoeste do Paraná.
Na quarta-feira (15), há alerta para o centro-oeste e noroeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e no sudoeste do Paraná.
Na quinta-feira (16), há alerta de chuvas intensas e de tempestades no Paraná, no centro-oeste e sul do Rio Grande do Sul.
Na sexta-feira (17), as chuvas acontecem de forma mais generalizada e há maior potencial para transtornos em todo o Paraná, estado de Santa Catarina e no centro-norte do Rio Grande do Sul.
Na semana seguinte, a expectativa é de chuvas mais concentradas no centro-sul do Brasil, principalmente sobre a Região Sul, com maior potencial na metade norte do Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Paraná.