O tempo no Brasil na semana: frente fria e massa de ar frio trazem chuvas para boa parte do país e temperaturas atípicas
Uma frente fria e massa de ar frio, que já atuam no fim de semana, vão influenciar boa parte do Brasil nos próximos dias. Saiba o que esperar das condições do tempo.
A previsão de chuvas intensas e volumosas sobre o centro-sul do Brasil, principalmente sobre o norte do Rio Grande do Sul e estados de Santa Catarina e do Paraná, confirmou-se, resultando em inundações e alagamentos na manhã de sábado (07). Felizmente, para o restante do dia e neste domingo (08), as chuvas vêm ocorrendo de forma mais amena em boa parte das áreas de risco. De qualquer forma, o alerta para a possibilidade de eventos intensos se mantém para o início da semana.
Alerta de chuvas intensas e volumosas para o início da semana
Nesta segunda (09) e terça-feira (10), a frente fria se mantém entre os estados do Paraná e de São Paulo, com uma região de cavado (extensão de uma baixa pressão) entre esses estados e o Mato Grosso do Sul. Assim, a segunda-feira (09) será de tempo nublado e bastante chuvoso sobre o norte e oeste de Santa Catarina, sobre todo o Paraná, o centro-sul, leste e oeste de São Paulo e sobre o centro-sul do Mato Grosso do Sul. Há potencial de chuvas de moderada a forte intensidade ao longo do dia, que trazem potencial de alagamentos, inundações e deslizamentos.
Vale ressaltar que, a partir da tarde, núcleos de chuvas mais intensas e até de tempestades se formam sobre o norte de São Paulo e, mais pontuais, sobre o Rio de Janeiro.
Os acumulados na segunda-feira (09) podem superar os 100 mm no norte de Santa Catarina, no sul e leste do Paraná, incluindo a região de Curitiba, e no sul de São Paulo.
Na terça-feira (10), o conjunto frente fria e região de cavado avança para o Sudeste. Assim, as chuvas diminuem de intensidade na Região Sul e não trazem potencial para transtornos. Já no estado de São Paulo, há alerta de chuvas intensas e elevado acumulado no centro-sul e leste do estado. Nas demais regiões paulistas, alerta de chuvas de moderada a forte intensidade. No Rio de Janeiro, pancadas isoladas podem ocorrer como tempestades pontuais. No Sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro, as chuvas acontecem com até forte intensidade, principalmente no sul mineiro.
No Centro-Oeste, o potencial para transtornos é baixo, mas há potencial de pancadas de chuva de até forte intensidade e a formação de núcleos pontuais de tempestades no norte e leste do Mato Grosso do Sul, no Mato Grosso, no norte, oeste e sul de Goiás.
Na Região Sul, não há alertas, mas há previsão de chuvas de fraca intensidade na faixa leste desde a região de Porto Alegre até o leste e nordeste do Paraná, em virtude da circulação dos ventos de leste.
Massa de ar frio traz temperaturas abaixo do padrão em parte do Sul e do Sudeste
Quando há uma frente fria, sempre há uma massa de ar mais fria. O padrão atual não é diferente. Um anticiclone, alta pressão ou massa de ar frio passou a atuar no Rio Grande do Sul neste fim de semana, baixando as temperaturas e trazendo um clima de outono para o estado. O sistema já atua no oceano e vai seguir deslocando para leste/nordeste nos próximos dias. Assim, os ventos de quadrante sul baixam as tempestades em boa parte de Santa Catarina no início da semana.
Entre a terça (10) e a quarta-feira (11), o ar frio vai se restringir ao leste catarinense, do Paraná, do estado de São Paulo, ao extremo sul de Minas Gerais e região da Zona da Mata, e ao Rio de Janeiro.
As condições térmicas não serão extremas nessas áreas, mas uma ligeira sensação de frio poderá ser sentida durante a noite e madrugada. O friozinho fora de época e uma condição amena ao longo do dia.
Frente fria se afasta e chuvas diminuem, mas na sexta-feira as tempestades retornam para a Região Sul.
Na quarta-feira (11), a frente fria se afasta para o oceano, mas consegue influenciar de forma costeira o Sudeste, provocando chuvas de até forte intensidade no Espírito Santo desde o período da manhã. No período da tarde, o sistema favorece a formação de instabilidades sobre todo o estado de Minas Gerais e norte de São Paulo, onde há alerta de pancadas isoladas, que podem ocorrer como tempestades.
No Rio de Janeiro, no leste de São Paulo e dos estados do Paraná, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, os ventos vindos do oceano contribuem para o tempo nublado e para chuva fraca ao longo de todo o dia.
No Centro-Oeste, a previsão de pancadas isoladas e risco de tempestades pontuais continua em Goiás, no centro-norte do Mato Grosso do Sul e em todo o Mato Grosso.
Na quinta-feira (12), a tendência é de pouca chuvas nas Regiões Sul e Sudeste, mas o tempo segue nublado e com possibilidade de chuva fraca ou chuvisco em toda a faixa leste, que vai desde o sul de Santa Catarina até o Espírito Santo. Pancadas isoladas e o risco de tempestades continuam para os estados de Goiás e do Mato Grosso.
Na sexta-feira (13), o destaque fica para o retorno das chuvas intensas para a Região Sul. Até o momento, há risco para o Rio Grande do Sul, o oeste e sul de Santa Catarina. O estado do Mato Grosso do Sul, também possui elevado potencial para eventos intensos de precipitação.