O tempo no Brasil na semana: mapas de Meteored mostram muita chuva para quase todo o Brasil; confira os detalhes
Na próxima semana, as chuvas se espalham mais pelo Brasil e aumentam de intensidade e abrangência no Centro-Oeste, Sudeste e na Região Sul. O Norte também vai registrar mais chuva em parte da Região.
Desde o fim da última semana, as chuvas passaram a ocorrer mais no centro-sul do Brasil, abrangendo boa parte das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Os acumulados, desde sexta-feira (01), já ficaram em torno dos 100 mm entre o Triângulo Mineiro, o estado de São Paulo e o Mato Grosso do Sul. Com volumes variando de 20 a 60 mm em toda a Região Sul, boa parte do Centro-Oeste e do território paulista.
Para a próxima semana, o padrão da precipitação não deve mudar e as chuvas vão aumentar de intensidade e de abrangência, podendo acumular por volta de 200 mm até a sexta-feira (08). Os eventos mais intensos continuam ocorrendo a partir da tarde, com potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais.
Segunda-feira
No Sudeste, a semana começa com muita nebulosidade e possibilidade de chuvas de fraca a moderada intensidade no estado de São Paulo e na região do Triângulo Mineiro na manhã de segunda-feira (04). Chuvas mais pontuais e de curta duração ocorrem nas regiões de Minas Gerais e no Espírito Santo. A partir da tarde, há risco de chuvas fortes e de tempestades pontuais em todo o território paulista, no centro-sul e oeste de Minas Gerais. No Rio de Janeiro, as chuvas ocorrem de forma mais isolada e, no Espírito Santo, a precipitação continua intercalando com períodos de tempo mais firme.
Na Região Sul, a manhã da segunda-feira (04) é marcada por chuvas de fraca a moderada intensidade no centro-norte e leste do Paraná, no centro-leste de Santa Catarina. A partir da tarde, chuvas mais intensas deixam em alerta o norte e o oeste do Paraná. Já o leste paranaense e catarinense se mantêm com tempo nublado e possibilidade de chuva fraca e pontual. No Rio Grande do Sul, a nebulosidade aumenta e pancadas isoladas de curta duração podem ocorrer no Oeste, região Central, região de Porto Alegre e na Serra, com chuvas mais intensas no Oeste e Campanha no período da noite.
No Centro-Oeste, segunda-feira (04) de muita nebulosidade em Goiás, no Mato Grosso do Sul, no leste e norte do Mato Grosso, com chuvas pontuais ocorrendo pela manhã no centro-leste e sul do Mato Grosso do Sul, no sul goiano no leste do Mato Grosso. A partir da tarde, alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades no centro-leste do Mato Grosso do Sul, em Goiás, no norte, leste e sudeste do Mato Grosso.
Na Região Norte, tem previsão de chuvas de até forte intensidade no na porção central, sul e noroeste do Pará e no norte do Tocantins. A partir da tarde, as instabilidades trazem potencial de pancadas isoladas de até forte intensidade no Acre, Amazonas, norte de Rondônia e boa parte do Pará, sem chegar a porção norte do estado.
Terça-feira
No Sudeste, a terça-feira (05) é de tempo nublado, com maior possibilidade de chuva no período da manhã, que pode acontecer com fraca a moderada intensidade em todo o estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no oeste e centro-sul de Minas Gerais. A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de risco de tempestades pontuais em todo o estado de São Paulo, no centro-sul e oeste de Minas Gerais, no sul e na região serrana do Rio de Janeiro.
Na Região Sul, o tempo fica mais instável com a presença de uma frente fria. No período da manhã, há previsão de chuva na forma de pancadas de até forte intensidade no centro-sul do Rio Grande do Sul e, mais para o fim do período, no Oeste, Missões e região de Porto Alegre. Tempo nublado e com possibilidade de chuva fraca no centro-leste de Santa Catarina, no norte e leste do Paraná.
No período da tarde no Sul do Brasil, a frente fria contribui para alertas de chuvas de até forte intensidade e de tempestades no sudeste e metade norte do Rio Grande do Sul, no sul e extremo oeste de Santa Catarina. Nas demais regiões catarinenses, muita nebulosidade, mas previsão de chuvas fraca e pontual somente no leste. No Paraná, a previsão é de pancadas isoladas em todas as regiões.
No Centro-Oeste, muita nebulosidade e pouca chuva no período da manhã no leste do Mato Grosso do Sul, em Goiás, no norte e leste do Mato Grosso do Sul. A partir da tarde, as instabilidades se espalham por toda a Região e há potencial de chuvas intensas e de tempestades para todos os estados.
Na Região Norte, possibilidade de chuva pela manhã somente no noroeste do Amazonas e entre o sudeste do Pará e o estado do Tocantins. No período da tarde, alerta de chuvas intensas e de tempestades para o Acre, Amazonas, Rondônia, metade sul do Pará e para o Tocantins.
Quarta-feira
No Sudeste, mais um dia com muita nebulosidade sobre toda a Região e baixa chance de chuvas no período da manhã. O sol aparece com maior facilidade ao longo do dia na porção central e norte de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades para todo o estado de São Paulo e região do Triângulo Mineiro. Possibilidade mais remota para o sul do Rio de Janeiro e região de Belo Horizonte.
Na Região Sul, há previsão de chuvas para toda a Região Sul, com muita nebulosidade no período da manhã e chance de chuva fraca e pontual somente no leste de Santa Catarina e leste do Paraná. No período da tarde, há possibilidade de pancadas isoladas sem potencial para transtornos na metade norte do Rio Grande do Sul, em todas as regiões de Santa Catarina e do Paraná. Na metade sul gaúcha, o tempo segue nublado, mas com chuvas de fraca intensidade.
No Centro-Oeste, a previsão continua com muita nebulosidade e pouco potencial de precipitação pela manhã. A partir da tarde, há alerta de chuvas intensas e de tempestades para os três estados, com maior possibilidade para o Mato Grosso e o estado de Goiás.
Na Região Norte, sem grandes novidades, a previsão de chuvas mais intensas e de tempestades continua para o Acre, estado de Rondônia, para o Amazonas e centro-sul do Pará. Já no Tocantins, o potencial de chuva diminui bastante.
Semana termina ainda com previsão de muita chuva
Na quinta-feira (07), as chuvas continuam ocorrendo por boa parte das regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Norte, com maior intensidade a partir do período da tarde.
Na sexta-feira (08) há uma mudança mais significativa da previsão, com a redução das chuvas na Região Sul e a formação de uma canal de umidade, que aumenta o potencial de precipitação sobre o Sudeste e o Centro-Oeste, principalmente sobre os estados de São Paulo, do Mato Grosso do Sul, metade sul de Minas Gerais e até mesmo no estado do Rio de Janeiro.