O tempo no Brasil nesta semana: muito calor e com potencial de tempestades pontuais pelo país

As temperaturas voltam a subir no país ao longo desta semana, contudo, a possibilidade de tempestades isoladas também se elevam.

Nos próximos dias uma mudança no padrão de chuva é prevista sobre o Brasil, principalmente nas áreas do centro-norte e centro-sul do país. As chuvas frequentes em grande parte do Norte, Centro-Oeste e Sudeste vão dar lugar ao tempo aberto e mais firme, a quantidade de chuva fica até 30 mm abaixo da climatologia.

Por outro lado, na Região Sul as chuvas voltam a ocorrer aliviando o período de estiagem na área. Apesar da última semana as fortes chuvas terem atingido a região, elas ocorreram de formas isoladas. Ao menos até o dia 27 de janeiro, o modelo de confiança da Meteored volumes acima da média climatológica para toda a porção sul do Brasil.

Anomalia média semanal de precipitação prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 20 e 27 de Janeiro.
Anomalia média semanal de chuva prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 20 e 27 de Janeiro.

A Zona de Convergência Intertropical continua interferindo no tempo em alguns estados do Norte e Nordeste. A sua presença eleva o volume de precipitação, devido a isso áreas do Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Amapá, Roraima, Amazonas e litoral do Maranhão e Pará estão com tendência de precipitação acima da média climatológica que variam entre 10 e 30 mm.

Por outro lado, as temperaturas nessas áreas vão ficar abaixo da climatologia da região devido a presença das nuvens de chuva que acabam refletindo uma parcela da radiação solar de volta para o espaço. Desta forma, a tendência é de temperaturas abaixo da média climatológica em partes do Nordeste e do Norte (em tons azul), em alguns locais a diferença pode chegar a 3°C.

O centro-sul do Brasil terá temperaturas acima da média. O Sudeste será uma das áreas mais afetadas pelas altas temperaturas desta semana. Nos estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo, pontos isolados possuem tendência de valores entre 3 e 6°C maior do que a climatologia. Grande parte dos estados de Minas Gerais, São Paulo e Goiás os termômetros ficam entre 1 e 3°C acima da média.

Anomalia média semanal de temperatura, prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 20 e 27 de Janeiro.
Anomalia média semanal de temperatura, prevista pelo modelo ECMWF para a semana entre 20 e 27 de Janeiro.

Apesar da previsão de chuvas acima da média no decorrer da semana, a Região Sul também terá temperaturas mais elevadas em relação à climatologia. A começar pelo leste do Paraná com temperaturas de até 3°C acima da média, nas demais áreas, desvios menores, de até 1°C.

Temperatura

A semana se inicia com temperaturas elevadas já nesta segunda-feira (20), com termômetros podendo chegar aos 36°C, em Boa Vista, norte do Amazonas e no oeste do estado de São Paulo, e previsão de 38°C em algumas cidades do estado do Rio de Janeiro.

O padrão se mantém nesta terça-feira (21) com muito calor em todo o sudeste do Brasil e na porção oeste da Região Sul. Será o dia com as maiores temperaturas desta semana. Em alguns locais no estado do Rio de Janeiro as temperaturas vão chegar aos 40°C, é o que indica a previsão para Campos dos Goytacazes e Duque de Caxias. Temperaturas elevadas também no sul do Espírito Santo, em Cachoeiro do Itapemirim máxima de 36°C.

Previsão de temperatura para a tarde desta terça-feira (21).
Previsão de temperatura para a tarde desta terça-feira (21).

Ao longo da quarta (22), quinta (23) e sexta-feira (24) o padrão de altas temperaturas vai se manter sobre o cone-sul do Brasil, principalmente no oeste de São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Sobre o oeste paulista máximas de até 39°C e variação de 33 a 36°C em áreas da Região Sul.

Chuva

Os acumulados de chuva até sexta-feira (24) serão menores em áreas do norte de Minas Gerais, sul da Bahia e Espírito Santo, regiões que registraram grandes volumes de precipitação nas últimas semanas. Nessas áreas o acumulado de chuva fica entre 5 e 25 mm.

Já na Região Norte e entre os estados do Mato Grosso do Sul e Paraná, as chuvas ocorrerão de formas mais constantes com acumulados chegando a 70 mm. A presença de umidade associada às altas temperaturas elevam as chances de tempestades nessas regiões. Outros estados também têm potencial para temporais isolados, como centro-leste de Minas Gerais, São Paulo, Amazonas, Rondônia, além de cidades do Ceará e Piauí.

Previsão de chuva acumulada entre a segunda-feira (20) e sexta-feira (24).
Previsão de chuva acumulada entre a segunda-feira (20) e sexta-feira (24).

As chuvas devem voltar a alguns pontos do Sudeste com mais intensidade a partir de quinta-feira (23) com a passagem de uma nova frente fria, causando mudanças no tempo.