O tempo no Brasil neste semana: muita chuva e atuação de massa de ar frio que traz temperaturas baixas para o verão
A semana será marcada pela ocorrência de muita chuva no centro-norte do Brasil e pela influência de uma massa de ar frio, que traz temperaturas baixas para o verão em parte das regiões Sul e Sudeste.
A segunda semana de 2025 será marcada pelo aumento das chuvas sobre o centro-norte do Brasil, principalmente sobre as regiões Norte e Nordeste do país. Há alertas para essas regiões e para parte do Centro-Oeste e do Sudeste.
Em parte das regiões Sul e Sudeste, uma massa de ar frio vai trazer temperaturas atípicas para o verão. Além disso, o sistema vai contribuir para o transporte de umidade do oceano e, consequentemente, provocando chuva no leste dessas regiões.
A seguir trazemos os detalhes da previsão do tempo e os alertas.
Canal de umidade traz alertas de chuvas intensas e de tempestades
Através do avanço de uma frente fria oceânica próximo da costa do sudeste, um canal de umidade se formou neste fim de semana no centro-norte do Brasil. No entanto, o padrão ainda está mais irregular e a conexão da umidade não está tão definida. Ao longo da semana, a frente fria ganha reforço e contribui para fortalecer também o canal de umidade.
Desde o início da semana, há alerta de chuvas intensas e para o risco de tempestades entre as regiões Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste. Nesta segunda-feira (06) e na terça-feira (07), o padrão de distribuição das chuvas é bastante semelhante ao observado no fim de semana, com alertas de chuvas intensas para Minas Gerais, Espírito Santo, sul e oeste da Bahia, para Goiás, norte do Mato Grosso do Sul, estado do Mato Grosso, toda a Região Norte, interior do Maranhão e do Piauí.
A partir da quarta-feira (08), o canal de umidade se desloca para norte, aumentando o potencial de chuvas sobre as regiões Norte e Nordeste, mas mantendo os alertas sobre parte do Sudeste e do Centro-Oeste. Com esse deslocamento, as chuvas reduzem no centro-sul de Minas Gerais e na região do Triângulo Mineiro e no sul de Goiás.
Na quinta-feira (09) e na sexta-feira (10), o potencial de precipitação aumenta muito sobre o Nordeste, o centro-leste da Região Norte e norte das regiões do Centro-Oeste e Sudeste. Assim, há alertas de chuvas intensas e para elevado acumulado para o Nordeste, principalmente no sul e leste da Bahia, no norte de Minas Gerais, no Espírito Santo, no centro-norte de Goiás e do Mato Grosso, no Pará e no Tocantins, no sul do Amazonas e em Rondônia.
Essa condição de chuvas intensas se mantém ao longo do fim de semana e se estende para a semana seguinte, com alertas para as regiões Norte e Nordeste, uma padrão de precipitação mais pontual sobre o Centro-Oeste e redução significativa sobre o Sudeste.
Lentes de São Paulo e Rio de Janeiro: semana chuvosa e com temperaturas amenas
Devido ao reforço do canal de umidade através de uma frente fria, uma massa de ar frio atua no oceano transportando o ar frio para o leste da Região Sul e do Sudeste, mas também contribuindo para o maior potencial de chuvas.
Os dias ao longo da semana vão começar com sol entre muitas nuvens e com temperaturas em aumentando até o fim da manhã e início da tarde, proporcionando ligeira sensação de calor no Rio de Janeiro e no leste de São Paulo no início da semana. A partir de quarta-feira (08), as temperaturas ficam mais amenas.
A partir da tarde, a nebulosidade aumenta bastante e começam a se formar as primeiras instabilidades que trazem potencial de chuvas intensas e de tempestades pontuais até o fim do período e início da noite.
Na quinta-feira (09) e na sexta-feira (10), o potencial de chuvas diminui em São Paulo, mas se mantém no Rio de Janeiro. No fim de semana, as temperaturas já começam a subir mais e o risco de chuvas diminui bastante.
Região Sul: entre calor e temperaturas amenas
Na Região Sul, a massa de ar frio contribui para temperaturas mais amenas somente no sul e leste do Rio Grande do Sul e no leste dos estados de Santa Catarina e do Paraná.
A condição mais amena no Rio Grande do Sul dura apenas até a terça-feira (07). A partir da quarta-feira (08), o calor volta a ser generalizado com temperaturas variando de 27 a 33°C.
Já no leste de Santa Catarina e do Paraná, as temperaturas ficam amenas, mas há a contribuição das chuvas a partir da tarde que acontecem na forma de pancadas isoladas. as temperaturas máximas ficam em torno dos 24 e 25°C. Já no interior, o calor é bastante intenso, com temperaturas que passam facilmente dos 30°C e podem atingir os 36°C até o fim da semana no oeste paranaense.