O tempo no Brasil no fim de semana: chuvas diminuem, mas ainda há risco de tempestades intensas e pontuais pelo país
Alguns estados do Brasil registrarão tempo mais firme, mas ainda há possibilidade de tempestades e pancadas de chuva em diversas regiões. As pancadas podem ocasionar transtornos ao longo do fim de semana.
Tempestades estão se formando em vários estados do Brasil, especialmente no centro-norte do país. Existem avisos vigentes para tempestades em praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste, boa parte da região Norte, todo o oeste da região Nordeste e algumas partes isoladas da região Sul.
As chuvas podem atingir acumulados de até 100 mm por dia nas regiões alaranjadas do mapa abaixo, com possibilidade de rajadas de vento intensas de até 100 km/h.
As previsões indicam, no entanto, que as chuvas vão reduzir neste fim de semana, especialmente no Nordeste. Como veremos a seguir, no entanto, há regiões que podem continuar registrando tempestades isoladas.
Região Sul
Nesta sexta-feira (17), chuvas fracas a moderadas se formarão ao leste dos estados, atingindo inclusive as capitais Curitiba, Florianópolis e Porto Alegre. No litoral do Paraná e de Santa Catarina, os acumulados de chuva podem ocasionar alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
Essas chuvas continuarão se formando no Sábado (18), na forma de pancadas isoladas, com os maiores acumulados em Santa Catarina e no Paraná. No Domingo (19), as chuvas retornam para o oeste do Rio Grande do Sul, graças ao aprofundamento de uma região de baixa pressão, e há possibilidade de pancadas localizadas podem se formar em todos os Estados.
Região Sudeste
Nesta sexta-feira (17), o Rio de Janeiro e o Espírito Santo registram apenas chuvas fracas, enquanto o centro e norte de Minas Gerais registram tempo firme. As chuvas mais significativas se formam ao oeste de Minas e em São Paulo, onde pancadas isoladas podem ocasionar transtornos para a população.
No sábado (18), chuvas fracas e pontuais podem atingir Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, enquanto chuvas mais expressivas se formam em São Paulo. Isso acontece devido a um rio atmosférico que se forma no país e transporta muita umidade para o estado.
No domingo (19), pancadas leves e localizadas podem se formar no Rio de Janeiro e em Minas Gerais, enquanto as chuvas mais expressivas continuam ocorrendo em São Paulo.
Região Centro-Oeste
Embora as chuvas não sejam generalizadas, há possibilidade de pancadas localizadas se formarem em todos os Estados. Nesta sexta-feira (17), a região que registrará tempo mais firme será o sul do Mato Grosso do Sul.
No sábado (18), pancadas de chuva continuam se formando em toda a região, mas perdem a intensidade em Goiás e no Distrito Federal. Ao longo do domingo (19), espera-se uma situação similar, com pancadas de chuva que localmente podem ser intensas no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul e chuvas menos expressivas em Goiás.
Região Norte
Há ao longo desta sexta (17), sábado (18) e domingo (19), há condições para formação de pancadas isoladas em praticamente todos os Estados. Os maiores acumulados serão registrados no Pará, Amapá e também Rondônia, graças ao rio atmosférico mencionado acima. Os estados que permanecerão com tempo mais firme e menor probabilidade de chuva são Roraima e Acre, além do extremo norte do Amazonas.
Região Nordeste
A região está saindo de um período de chuvas intensas e, nesta sexta-feira (17), as pancadas de chuva mais expressivas se concentram somente no Maranhão, com chuvas pontuais moderadas se formando no Piauí, Ceará e oeste da Bahia.
No sábado (18) e no domingo (19), as chuvas mais significativas continuam concentradas no Maranhão, onde as tempestades podem causar transtornos para a população. No restante dos Estados, o tempo permanece mais firme, apenas com possibilidade de chuvas mais localizadas e fracas.
Vale lembrar que todas essas previsões são generalizadas para uma grande área e podem variar de cidade para cidade. Por isso, não deixe de conferir exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante esse fim de semana, acessando as previsões detalhadas aqui no site da Meteored | Tempo.com