O tempo no Brasil no fim de semana: Norte e Nordeste sob alerta de chuvas intensas e acumulados acima de 100 mm
Nos próximos dias, pancadas de chuva atingirão o Norte e o Nordeste com altos volumes de chuva que podem causar transtornos para a população. Há riscos de alagamentos, enchentes, deslizamentos, rajadas fortes de vento e raios.
Pancadas de chuva estão se formando com bastante intensidade e frequência nas regiões Norte e Nordeste. De acordo com estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as chuvas atingiram volumes de 100 mm em diversos municípios ao longo dos últimos 5 dias, especialmente na região Norte. No Nordeste, os maiores volumes de chuva foram registrados ao oeste da Bahia e no Maranhão.
A tendência para os próximos dias é de que essa situação continue. Previsões indicam que pancadas de chuva continuarão se formando no Norte e no Nordeste ao longo desta sexta-feira (10), como é possível conferir no vídeo acima, e também durante o final de semana.
Tempestades atingem Norte e Nordeste no fim de semana
Neste sábado (11), previsões indicam que pancadas de chuva se formarão em todos os estados do Nordeste. Ao longo da tarde, tempestades com raios podem se formar não só no litoral como também no interior. Essas pancadas podem continuar ao longo da noite.
Na região Norte, tempestades também podem se formar durante a tarde e a noite. As únicas áreas que serão menos afetadas são os municípios ao norte do Rio Amazonas, onde a chance de chuva é baixa. No estado de Roraima, o tempo permanece predominantemente firme.
No domingo (12), a situação permanece similar. Pancadas de chuva volumosas continuam se formando no Nordeste durante a tarde e a noite, e na região Norte também há risco de tempestades. Em Roraima, uma pequena mudança traz possibilidade de chuvas fracas, mas os acumulados serão baixos e pouco significativos.
Ao todo, nos próximos três dias, as previsões indicam que os acumulados de chuva em diversos municípios vão atingir volumes superiores a 100 mm de chuva.
Com essa situação, há risco de grandes transtornos para a população. Entre eles, cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, enchentes em rios, alagamentos e descargas elétricas. Em regiões onde as chuvas fortes persistam, há risco de deslizamentos em encostas e áreas propícias.
Vale lembrar que alguns municípios já registraram 100 mm de chuva nos últimos dias, então os acumulados totais deste período chuvoso podem ultrapassar os 200 mm de chuva em algumas localidades. E tudo indica que as chuvas vão continuar volumosas ao longo do mês de Janeiro inteiro.
Vale lembrar que essas previsões são generalizadas para uma grande área e, por isso, podem variar localmente. Por isso, não deixe de conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante este fim de semana. Previsões detalhadas para sua localidade estão disponíveis aqui no site da Meteored | Tempo.com