O tempo no Brasil no fim de semana: ZCAS traz alerta de muita chuva e elevado risco de danos ao Sudeste

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) causará grandes volumes de chuva em São Paulo, Minas Gerais e especialmente no Rio de Janeiro, com potencial de causar transtornos como alagamentos e deslizamentos de terra.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul está atuando sobre a região Sudeste e causando volumes intensos de chuva em diversos Estados, que já estão resultando em transtornos para a população. Em São Paulo capital e Belo Horizonte, por exemplo, foram registrados diversos pontos de alagamento nos últimos dias.

A Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) é um fenômeno caracterizado por uma faixa de nuvens e chuva que se estende desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Ela ocorre devido à convergência de ventos e umidade na região, provocando instabilidade atmosférica e chuva intensa e persistente. É um dos principais sistemas responsáveis pelas chuvas no Brasil central e sudeste durante a estação chuvosa.

Devido à esta situação, o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu alertas de chuvas intensas para São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Há risco de chuvas de até 100 mm/dia e ventos intensos de até 100 km/h, que podem causar transtornos como cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas (raios).

ZCAS causa chuvas intensas na região Sudeste

Ao longo desta quinta-feira (26), os maiores acumulados esperados serão registrados no estado de São Paulo. Tempestades vão se formar especialmente durante a tarde e a noite e há grandes chances de alagamentos e outros transtornos nas áreas urbanas, inclusive na capital paulista.

Previsão de probabilidade de chuva na tarde desta quinta-feira.
Previsão de probabilidade de chuva na tarde desta quinta-feira mostra que tempestades devem se formar sobre todo o território paulista entre a tarde e a noite, causando transtornos.

Pancadas de chuva também se formam no Rio de Janeiro, especialmente no sul fluminense e na região metropolitana. Em Minas Gerais, as chuvas atingem em especial o Alto Paranaíba, o Sul e Oeste mineiro e o Campo das Vertentes. Chuvas podem atingir Belo Horizonte, mas com volumes menores do que o que foi registrado nos dias anteriores.

Estas mesmas regiões continuarão sendo afetadas ao longo desta sexta-feira (27) com chuvas intensas. As chuvas contínuas durante um longo período de tempo podem resultar em deslizamentos de terra em áreas propícias a tal risco.

Previsão de nebulosidade e chuva no sábado de tarde.
Previsão de nebulosidade e chuva no sábado de tarde mostra o sistema se deslocando e causando chuvas intensas entre MG e RJ, embora as chuvas não deixem de ocorrer em SP.

Já nas primeiras horas do Sábado (28), o sistema estará se deslocando para Norte e atingirá com maior intensidade Minas Gerais (inclusive a região metropolitana de Belo Horizonte) e em todo o Rio de Janeiro. As pancadas de chuva não deixam de se formar do estado de São Paulo, mas ficam menos volumosas e mais rápidas.

Ao todo, previsões indicam que pode chover mais de 200 mm até o final do Domingo no Rio de Janeiro, o que traz grandes riscos de enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra em encostas e áreas propícias no estado fluminense.

No domingo (29) a situação continuará similar, com os maiores acumulados de chuva se concentrando entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, e com tempestades se formando também no sul do Espírito Santo. Ao todo, previsões indicam que o estado mais afetado pelas chuvas intensas será o Rio de Janeiro.

Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o final do domingo mostra que pode chover mais de 200 mm no Rio de Janeiro. Há potencial para danos, alagamentos e deslizamentos.

Por isso, se você estiver em São Paulo, Minas Gerais ou (principalmente) Rio de Janeiro, tome as devidas precauções ao longo dos próximos dias para evitar ao máximo possivel ser pego pelos danos que as chuvas podem causar.

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
  • Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
  • Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
  • Em casos de chuvas volumosas, observe e fique atento às encostas e evite passar por áreas propensas a deslizamentos de terra. Além disso, evite transitar por áreas próximas a rios e córregos para não ser pego por enchentes.
  • Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

E por fim, para conferir mais atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante o fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.