O tempo no Brasil no final de semana: queda de temperatura e alertas de chuvas intensas e volumosas

No final de semana teremos queda nas temperaturas, calor e risco de chuvas intensas em algumas regiões do Brasil.

Após uma semana de temperaturas elevadas no Brasil, especialmente no Sul e Sudeste, a chegada de uma frente fria trouxe alívio ao calor. No final de semana, ainda há risco de chuvas moderadas a fortes e queda de até 10°C nas temperaturas em algumas cidades. Confira a previsão detalhada para o final de semana.

Queda nas temperaturas e chuvas em algumas regiões do país

Ainda nesta sexta-feira (22), instabilidades devem provocar chuvas moderadas em várias áreas do centro-norte do país, incluindo Mato Grosso, oeste de Mato Grosso do Sul, Goiás, oeste de São Paulo, e sul e leste de Minas Gerais. A frente fria seguirá em direção ao Oceano Atlântico, atuando de forma mais costeira entre o Espírito Santo e o sul da Bahia, onde há possibilidade de chuvas intensas, entre a noite de sexta-feira e a manhã de sábado (23).

Previsão
Previsão de chuvas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte nesta sexta-feira (22).

No Sul do país, as instabilidades devem se dissipar, com tempo firme predominando e chance de chuva fraca apenas no litoral do Paraná. Após a passagem da frente fria, uma massa de ar frio reduzirá as temperaturas mínimas na região. No Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, as mínimas ficarão entre 16°C e 21°C, enquanto no Paraná variam de 16°C a 25°C, com menor queda na porção oeste do estado.

Temperaturas
"Massa de ar frio avança sobre o Sul e Sudeste, e as temperaturas mínimas variam entre 16°C e 25°C no sábado (23).

A queda nas temperaturas máximas também será sentida no Centro-Oeste, embora de forma menos intensa que no Sul e Sudeste. Em Goiânia, a máxima prevista para a tarde de sábado (23) é de 26°C, enquanto São Paulo e Rio de Janeiro devem registrar 23°C. Já as máximas podem ultrapassar os 30°C na porção oeste de São Paulo e Paraná, além de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e grande parte da Região Nordeste.

Temperaturas elevadas
Temperaturas máximas ultrapassam os 30°C no Centro-Oeste durante a tarde de sábado (23).

Devido à atuação mais costeira da frente fria, a massa de ar frio atua com maior intensidade na faixa litorânea dos estados do Sul e Sudeste, fazendo com que as temperaturas fiquem mais amenas durante o final de semana.

No domingo (24), as chuvas perdem intensidade no Sudeste, onde são esperadas apenas precipitações fracas e isoladas. No entanto, no Centro-Oeste, ainda são previstas chuvas de intensidade moderada a forte, especialmente durante a tarde, abrangendo o leste do Mato Grosso e o centro-norte de Goiás.

Alerta de chuvas intensas na costa do Nordeste

A aproximação da frente fria na costa do Nordeste poderá gerar uma condição atípica: a possível formação de um sistema de baixa pressão em baixas latitudes. No entanto, os modelos indicam que o ciclone deve se formar e se desenvolver sobre o oceano, sem grandes impactos diretos no continente, nem mesmo na costa.

Nordeste
Formação de ciclone na costa da Bahia traz risco de tempo severo, mas os maiores acumulados devem ocorrer sobre o Oceano

Na capital baiana, Salvador, o domingo será marcado por chuvas de intensidade fraca a moderada ao longo do dia, com acumulados próximos de 25 mm. As precipitações também devem atingir a metade norte do estado de Minas Gerais. No decorrer da tarde de domingo, as instabilidades tendem a se dissipar, e as chuvas perdem intensidade entre o final do domingo e a segunda-feira.

Fique atento às previsões da Meteored|Tempo.com para sua cidade, pois podem sofrer alterações ao longo dos dias.