O tempo no Brasil no final de semana: Região Sudeste enfrenta tempestades e muita chuva
Tempestades intensas retornam para o Sudeste no fim de semana, trazendo risco de ventos fortes, descargas elétricas e volumes elevados de chuva, especialmente em Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Nos últimos dias, a maior parte do Sudeste voltou a registrar tempo mais firme - Embora pancadas de chuva tenham continuado a acontecer no extremo norte de São Paulo e em Minas Gerais, especialmente no Alto Paranaíba e no Noroeste do Estado, como já estava previsto. No restante do Sudeste, apenas chuva fraca e chuvisco foram registrados.
Agora, no entanto, as previsões indicam que tempestades podem retornar para a região durante o fim de semana, com risco de chuvas intensas, rajadas fortes de vento, descargas elétricas e volumes altos de chuva. Há risco de novos cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Tempestades retornam para o Sudeste no fim de semana
Ao longo da sexta-feira (18), o aprofundamento de uma região de baixa pressão sobre o continente deve fazer com que tempestades voltem a se formar já em todo o interior de São Paulo e boa parte de Minas Gerais, inclusive na capital Belo Horizonte.
No Sábado (19), o sistema continuará avançando e pancadas de chuva se formam em praticamente todos os Estados e municípios ao longo do dia. O tempo só se mantém firme em municípios localizados na região de Jequitinhonha e do Vale do Mucuri, em Minas Gerais; e em boa parte do Espírito Santo, já que as chuvas se formam apenas no extremo sul capixaba.
Durante o domingo (20), as chuvas perdem intensidade sobre o estado de São Paulo, embora pancadas de chuva se mantenham no extremo norte do Estado e muita nebulosidade e chuvas fracas ainda possam ser registradas no restante do território paulista.
As tempestades se concentram, no entanto, com grande intensidade sobre Minas Gerais e Rio de Janeiro, despejando grandes volumes de chuva em ambos os Estados. Ao todo, acumulados podem ultrapassar os 150 mm de chuva ao sul de Belo Horizonte e no estado carioca, com risco alto de alagamentos.
Conforme essas tempestades avançam entre o Sábado e o Domingo, há também o risco de rajadas fortes de vento e descargas elétricas, além dos volumes altos de chuva. Com isso, podem coorrer novos cortes na energia elétrica, estragos em plantações e queda de árvores.
Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município ao longo deste fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.