O tempo no Brasil no final de semana: Sudeste e Centro-Oeste sob risco de tempestades severas em todos os estados

Este fim de semana será chuvoso em todo o Sudeste e Centro-Oeste. Há risco de tempestades localmente intensas, com acumulados de chuva de até 150 mm e temperaturas que permanecem amenas.

Ao longo dos próximos dias, as condições atmosféricas permanecerão instáveis sobre a região Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade, com possibilidade de chuvas de até 100 mm por dia, ventos intensos de até 100 km/h, e queda de granizo.

Com as tempestades que atingem a porção central do Brasil nos próximos dias, há risco de cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.

Nesta sexta-feira (25), já há possibilidade de formação de chuva em praticamente todos os estados do Centro-Oeste e do Sudeste ao longo do dia. Os acumulados devem ser particularmente expressivos em São Paulo, com tempestades se formando em praticamente todo o estado, inclusive na capital paulista.

Previsão de densidade de raios na sexta-feira durante a tarde.
Previsão de densidade de raios na sexta-feira durante a tarde mostra tempestades se formando em todo o estado de São Paulo e também outras regiões do Sudeste e Centro-Oeste.

As regiões que ainda não registrarão chuvas expressivas são o noroeste do Mato Grosso, norte de Goiás, e arredores de Jequitinhonha e Vale do Mucuri em Minas Gerais. Além disso, o Espírito Santo só registrará chuvas no extremo sul do Estado.

Tempestades atingem o Sudeste e Centro-Oeste no fim de semana

Ao longo do Sábado (26), pancadas de chuva se formam novamente em todos os Estados, especialmente durante a tarde. Previsões indicam que, até o fim do dia, as tempestades podem atingir inclusive os municípios e regiões que não haviam registrado chuva na sexta-feira.

Durante o domingo (27), nebulosidade intensa continua se formando em todo o Sudeste e Centro-Oeste e, novamente, há risco de pancadas de chuva e tempestades em todos os Estados, dessa vez com os acumulados mais expressivos se formando entre Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Previsão de acumulados totais de chuva até o fim do próximo domingo.
Previsão de acumulados totais de chuva até o fim do próximo domingo mostra que pode chover até 150 mm em alguns pontos isolados do Sudeste no próximo fim de semana.

As regiões menos atingidas pela chuva serão, de fato, o extremo noroeste do Mato Grosso, o extremo norte de Goiás, extremo noroeste de Minas Gerais (abrangendo parte de Jequitinhonha e Vale do Mucuri) e o litoral norte do Espírito Santo.

Graças à grande formação de nebulosidade e chuva, as temperaturas máximas permanecem amenas em todo o Sudeste e Centro-Oeste. Num geral, os termômetros permanecem abaixo dos 35°C. Ao leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, alguns municípios permanecem com termômetros abaixo dos 25°C.

Ainda assim, as temperaturas mínimas não atingem valores extremamente baixos, girando em torno de 20°C a 25°C. Isso significa que, num geral, as temperaturas permanecerão estáveis e com pouca variabilidade ao longo do fim de semana.

EM RESUMO, este fim de semana será chuvoso em todo o Sudeste e Centro-Oeste. Há risco de tempestades que podem ser localmente intensas, com acumulados de chuva que podem chegar a 150 mm. Além disso, graças à grande nebulosidade que se formará na região, as temperaturas permanecem amenas e não há previsão de calor intenso.

Para conferir atualizações da previsão e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município no próximo fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.