O tempo no Brasil no final de semana: tempestades e risco de alagamentos em diversos estados do país; confira a previsão

A formação de um ciclone na altura da Bahia pode impulsionar a formação de chuvas intensas no Estado. Tempestades também atingem o Sudeste, Centro-Oeste e Norte do país.

Ao longo desta quinta-feira (21), chuvas podem se formar em praticamente todo o Sudeste e Centro-Oeste do Brasil - exceto no centro do Estado de São Paulo, entre Campinas, Botucatu e São Carlos, onde o tempo permanece mais firme e seco. Chuvas também se formam em parte da região Sul, Norte e Nordeste.

O tempo permanece similar ao longo da sexta-feira (22), com chuvas se formando basicamente nas mesmas regiões do país. No entanto, com a formação de um ciclone na altura da Bahia, será que o tempo pode mudar no Brasil durante o fim de semana? Confira a seguir, em detalhes.

Como fica o tempo durante o fim de semana no Brasil?

No sábado (23), a tendência é de que as chuvas se desloquem para norte. Isso significa que, na região Sul, o tempo passa a ficar predominantemente firme, embora ainda existam condições para formação de chuvas fracas especialmente na região litorânea.

Previsão de probabilidade de chuva no Sábado durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no Sábado durante a tarde ilustra com cores as regiões onde há maior possibilidade de formação de pancadas de chuva ao longo do dia.

As chuvas também se tornam mais escassas em São Paulo e no Mato Grosso do Sul. Embora o sábado se inicie com risco de chuvas fracas localizadas, o tempo vai ficando gradualmente mais firme até o fim do dia. A exceção é a região do Pantanal, onde pancadas de chuva podem continuar se formando ao longo do fim de semana, e o litoral paulista, onde chuvas fracas continuam se formando.

Enquanto isso, pancadas de chuva se formam em todas as demais regiões:

  • No Sudeste, tempestades se formam em Minas Gerais e Espírito Santo, enquanto chuvas mais fracas atingem o Rio de Janeiro.
  • No Centro-Oeste, pancadas de chuva se formam em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
  • No Norte, há risco de pancadas do Acre, Rondônia Amazonas e centro-sul do Tocantins e do Pará. Chuvas fracas podem atingir Roraima.
  • No Nordeste, pancadas fortes podem se formar em boa parte da Bahia e no extremo sul do Maranhão e do Piauí.

Ao longo do domingo (24), o tempo fica predominantemente firme em toda a região Sul, São Paulo e Mato Grosso do Sul, apenas com possibilidade de chuvas fracas no litoral paulista e na região do Pantanal. O tempo fica firme também no extremo sul de Goiás e no extremo oeste do alto paranaíba mineiro.

Previsão de água precipitável no domingo durante a tarde.
Previsão de água precipitável no domingo durante a tarde mostra onde há mais (cores roxas) ou menos (verde a branco) condições para formação de chuvas ao longo do dia.

Entre o final deste sábado (23) e o início do domingo (24), haverá a formação de um sistema ciclônico na altura da Bahia. Por hora não há risco de formação de um furacão, e o fenômeno não causará grandes impactos no país, apenas favorecendo a formação de chuvas muito intensas na Bahia ao longo do domingo.

As tempestades trazem risco de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos, enchentes de rios e descargas elétricas (raios) para a Bahia no domingo. Devido aos altos volumes de chuva, há ainda a possibilidade de deslizamentos de terra em encostas e áreas propícias.

Embora os maiores acumulados esperados estejam previstos para o estado baiano, também há possibilidade de pancadas de chuva em outros estados do Nordeste, especialmente no extremo sul do Piauí e do Maranhão. Alagoas, Sergipe e Pernambuco também podem registrar chuvas mais fracas.

    Previsão de acumulados totais de chuva até o final de domingo.
    Previsão de acumulados totais de chuva até o final de domingo mostram que os maiores volumes de chuva se concentrarão entre Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia.
    • No Sudeste, há possibilidade de tempestades em Minas Gerais (especialmente no extremo norte), enquanto Rio de Janeiro e Espírito Santo registram chuvas mais fracas.
    • No Centro-Oeste, pancadas de chuva se formam no restante de Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso.
    • No Norte, pancadas podem se formar no Acre, Amazonas, Roraima, Rondônia, sul do Pará e quase todo o Tocantins, exceto no extremo norte do Estado.

    Ao todo, os maiores acumulados durante o fim de semana são esperados para Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. As chuvas podem ocasionar volumes de até 100 mm por dia nestes estados, causando transtornos para a população.

    Caso uma tempestade atinja seu município, se atente às seguintes recomendações para evitar transtornos:

    • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos. Além disso, não estacione veículos em locais próximos a torres de transmissão e placas altas, pois também há risco de quedas.
    • Durante uma tempestade com raios, evite abrigar-se em construções pequenas como celeiros, tendas, quiosques e locais próximos à árvores, linhas de telefone e energia elétrica. Todos estes locais atraem raios e podem se tornar fatais.
    • Se você estiver em casa, tente não utilizar aparelhos conectados à rede elétrica, pois eles podem conduzir a eletricidade e te ferir caso um raio atinja a região. Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
    • Em caso de emergência, contate o Corpo de Bombeiros (telefone 193) ou a Defesa Civil (telefone 199).

    E por fim, para conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante o fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.