O tempo no Brasil no Réveillon: modelo de referência da Meteored revela as primeiras tendências para o ano novo
Dia 31 de dezembro é marcado por festas, viagens e celebrações em todas as partes do mundo. Não seja pego de surpresa pela chuva, confira agora as primeiras tendências para a virada de ano!
O réveillon é uma época de renovação e celebração, quando pessoas de todas as regiões e estilos de vida se reúnem para marcar o fim de um ciclo e o começo de outro. Neste cenário, saber como estará o tempo é essencial para quem planeja participar de eventos ao ar livre, assistir aos fogos de artifício ou simplesmente aproveitar a noite.
A Meteored | Tempo.com, por meio de seu modelo de referência, o europeu ECMWF, já traz as primeiras tendências para as condições do tempo na virada do ano. Veja o que indicam as previsões para a semana entre 30 de dezembro e 6 de janeiro e prepare-se para celebrar com tranquilidade!
Virada de ano com chuva no Norte e Sudeste
As tendências de chuva do modelo ECMWF variam bastante de acordo com a região do país, como podemos ver no mapa de anomalia de precipitação abaixo. O mapa de anomalia de precipitação indica desvios em relação à média climatológica, destacando áreas com chuvas acima ou abaixo do esperado em um período específico.
Neste caso, a escala de cores em laranja representa tendência de chuva abaixo do normal, enquanto a escala de cores em verde representa tendência de chuva acima do normal. Áreas em branco indicam onde a previsão do modelo não é significativamente diferente da climatologia.
Os destaques para cada região são:
- A maioria da região Sul deve ter chuvas dentro da normalidade, mas a parte oeste da região Sul deve ter chuvas abaixo da média, o que corresponde a um tempo mais seco que o normal - especialmente no Rio Grande do Sul.
- A região Sudeste tende a ter chuvas acima da média, especialmente na faixa que se estende entre os estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espírito Santo. Isso mantém o estado de alerta, uma vez que diversos locais do Sudeste vêm sofrendo com chuvas torrenciais, alagamentos e outros transtornos relacionados desde o dia 20 de dezembro.
- A região Centro-Oeste terá, na maior parte, chuva dentro da normalidade, destacando-se tempo mais seco que o normal entre o norte do Mato Grosso do Sul e sul do Mato Grosso, bem como na região da capital Brasília.
- A região Nordeste, como um todo, terá chuvas abaixo da média, o que implica em um tempo mais seco que o normal.
- A região Norte tende a ter chuva acima do normal na metade norte, enquanto a metade sul deve ser de chuva dentro da normalidade.
Entre os dias 30 de dezembro e 6 de janeiro, os maiores acumulados esperados são para o Rio de Janeiro e Roraima, com 30 a 60 mm acima do normal. No mapa abaixo observamos a rodada do modelo ECMWF iniciada em 23 de dezembro, onde há previsão de chuva na noite de 31 de dezembro em um corredor de umidade entre o Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Previsão de tempo firme no Nordeste, oeste da região Centro-Oeste e em grande parte da região Sul. Os maiores volumes são esperados para o Sudeste, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e na costa da região Norte.
Muito calor no Nordeste e temperaturas abaixo da média no Sul e Sudeste
A previsão de anomalia de temperatura do ar do modelo ECMWF para a semana entre 30 de dezembro e 6 de janeiro indica dois padrões distintos, como podemos observar no mapa abaixo. Cores em azul representam temperaturas abaixo da média, enquanto as cores em vermelho representam temperaturas acima da média.
As temperaturas ficarão acima da média no centro-norte do país e abaixo da média em grande parte da região Sul e Sudeste. Destaque para a região Nordeste, que pode ter calor de até 6ºC acima da média climatológica para o período. Nas regiões Sul e Sudeste as temperaturas ficarão até 1ºC abaixo da média, onde a nebulosidade relacionada à chuva não deixa as temperaturas subirem tanto.
A noite da virada do ano deve ser de muito calor no Nordeste, com temperaturas da ordem de 30ºC, assim como no oeste do Mato Grosso do Sul. A faixa que se estende entre no litoral norte do Rio Grande do Sul e o sul do Espírito Santo registrará as temperaturas mais amenas, na faixa dos 17ºC.
Os modelos meteorológicos atualizam as previsões constantemente para oferecer informações mais precisas e confiáveis. Continue acompanhando a Meteored | Tempo.com para se manter informado sobre as mudanças nas condições do tempo até o réveillon. Agora que você já conhece as tendências para a virada do ano, organize suas comemorações com tranquilidade e aproveite a noite de celebração com segurança!