O tempo no Brasil nos próximos 15 dias: veja onde e como pode chover durante a segunda quinzena de novembro
Chuvas persistem no Brasil Central e serão mais volumosas também no Sul do país, enquanto o Norte terá quinzena mais seca. O calor predomina em todo o país, principalmente no Nordeste.
Ao longo desta primeira metade do mês de novembro, o padrão seguiu a climatologia histórica do período: tivemos a consolidação do início da estação chuvosa, com precipitação volumosa e persistente no Brasil Central. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), os acumulados mensais já ultrapassaram os 200 mm entre o Mato Grosso, Goiás e o oeste de Minas Gerais.
Nas próximas duas semanas, as chuvas seguem na região central do Brasil, e acumulados mais significativos devem ocorrer no sul do país. Já no norte, a condição será de chuvas abaixo da média.
Chove muito no centro-sul, e pouco no norte
Na semana de 18 a 25 de novembro, os modelos de previsão estendida do ECMWF indicam chuvas acima da média desde o oeste do Amazonas e Acre, passando por Rondônia, Mato Grosso e Goiás, e até a Bahia. Os campos meteorológicos não indicam um padrão de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), mas sim a condição típica de calor e umidade desta época do ano que provoca a faixa de tempestades quase diárias ao longo do Brasil Central. Em grande parte do Nordeste, as chuvas ficam abaixo da média.
Regiões de baixa pressão continentais, conhecidas como “cavados invertidos”, devem trazer instabilidades acima da média também para o Rio Grande do Sul e leste de Santa Catarina neste período. Já no Sudeste, devem ocorrer as chuvas convectivas típicas do período de verão, mas no geral os acumulados ficarão abaixo da média até o dia 25.
Já entre os dias 25 de novembro e 02 de dezembro, as chuvas ficam mais próximas da média no Sudeste, embora ainda ligeiramente abaixo entre o Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais. A passagem de uma frente fria no oceano, nos últimos dias do mês, pode criar condições para o estabelecimento de uma ZCAS. Porém, como ainda se trata de uma previsão para muitos dias à frente, é apenas uma tendência.
O destaque da última semana de novembro é o tempo mais seco no norte do país. As anomalias mais negativas devem ocorrer entre o Amazonas, Roraima e Pará. Esta condição é coerente com a passagem da Oscilação de Madden-Julian pelas fases 6 e 7.
Em relação às temperaturas, a segunda quinzena de novembro deve ter calor um pouco acima do normal na região Nordeste, de acordo com a menor quantidade de chuvas esperada para o período. No Sudeste, embora não sejam esperados eventos extremos de calor, os termômetros também ficam acima da média, principalmente entre 18 e 25 de novembro.
O calor fica mais ameno no Brasil Central e no Rio Grande do Sul, devido ao predomínio de nebulosidade e chuvas acima da média ao longo das próximas duas semanas.
Para acompanhar a evolução desta previsão, e ter os detalhes para a sua região, não deixe de continuar acompanhando as atualizações aqui da Meteored|Tempo.com.