O tempo no feriado de Nossa Senhora Aparecida: atenção romeiros em direção à Aparecida!
A quantidade de romeiros nas estradas do Vale do Paraíba, devotos a Nossa Senhora Aparecida aumenta muito nesta época do ano, e o tempo pode ser um grande vilão nessa caminhada de fé.
Durante todo o ano, muitos romeiros devotos a Nossa Senhora Aparecida, realizam a chamada caminhada de fé, algo que por si só já é muito desafiador, principalmente quando saem de lugares muito distantes a cidade de Aparecida, localizada no Vale do Paraíba, em São Paulo. Movidos pela fé, os religiosos enfrentam muitas dificuldades durante o percurso, e um dos pontos que mais preocupam é o tempo.
Apesar disso acontecer o ano todo, nessa semana de feriado, a quantidade de romeiros nas estradas aumenta, algo que acende o alerta para o trânsito e as condições climáticas. Infelizmente é comum notícias de acidentes devido à redução da visibilidade, chuva ou até mesmo pelo extremo de calor.
A primavera deste ano começou com eventos extremos no leste paulista, com dias extremamente quentes, o que causa preocupação quanto à saúde e os baixos índices de umidade relativa do ar, principalmente em pessoas mais idosas, que muitas vezes, são as que encaram essa caminhada até Aparecida.
Apesar dos temporais registrados no final de semana e da chuva persistente na madrugada entre domingo (08) e esta segunda-feira (09), as instabilidades avançaram e perderam força, o que traz um alívio aos que estão na estrada em direção a basílica. Mas será que essa ‘calmaria’ vai persistir ao longo da semana ou os romeiros ainda precisam ficar atentos aos alertas de tempo severo? É o que vamos conferir agora.
Atenção aos alertas para o feriado em Aparecida
Com o afastamento da frente fria em direção ao oceano, a chuva perde força nos próximos dias, o que é uma ótima notícia para a caminhada de fé, porém, pancadas isoladas ainda podem ser registradas nesta terça-feira (10) em todo o leste do estado de São Paulo, uma condição que diminui ainda mais na quarta-feira (11) com a instalação de uma massa de ar seco que deve manter o predomínio do sol e as temperaturas mais elevadas, a máxima prevista é de 30°C em Aparecida.
Para o feriado na quinta-feira (12), no entanto, o tempo pode mudar completamente até o final do dia com a chegada de uma frente fria ao território paulista. O dia começa bem cedo na basílica já as primeiras missas e a expectativa é de uma madrugada e manhã com tempo firme, céu claro, ensolarado e com elevação das temperaturas, o que também merece cuidados quanto a hidratação dos romeiros. A temperatura pode chegar aos 33°C no período da tarde, o que abre brechas para os temporais quando a frente fria chegar gerando o choque térmico.
Após a ocorrência desses temporais, a frente fria deve continuar avançando pelo Sudeste, levando assim, as chuvas mais expressivas e fortes para Minas Gerais, ou seja, as instabilidades tendem a perder força no Vale do Paraíba a partir da sexta-feira (13). Ainda pode chover em Aparecida, mas fica a condição de céu nublado, chuva mais fraca e temperaturas amenas. A máxima prevista para o sábado na cidade é de apenas 21°C. Quem está indo para passar mais dias, é preciso ficar atento ao que levar para vestir, na quinta muito calor e no final de semana vem o frio!
O tempo no feriado em outros pontos do Brasil
Como é um feriado prolongado, muita gente deve aproveitar para tirar aquela folga e realizar aquela viagem esperada por tanto tempo. Não só os romeiros aproveitam essa época do ano, mas muitas famílias procuram outros destinos também, como o litoral por exemplo, mas será que vai dar praia? A resposta é: depende.
Na quinta-feira de feriado, o tempo vai ficar instável e com chance de chuva em boa parte do país devido ao avanço da frente fria e a combinação com outras instabilidades. Volumes expressivos ainda podem ser registrados desde o norte do Rio Grande do Sul até o sul do Mato Grosso do Sul e oeste de São Paulo. Existe um grande potencial para raios e queda de granizo também desde o leste de Santa Catarina até o Triângulo Mineiro.
Na “sexta-feira de azar” a frente fria vai continuar avançando e gerando chuvas fortes e volumosas entre o Sudeste e o Centro-Oeste, algo que deve persistir também no final de semana com pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria. De modo geral, as praias do Sudeste não devem apresentar um tempo muito favorável no feriado prolongado. Em Ubatuba e também no Rio de Janeiro, a condição será de chuvas e temperaturas amenas.
A região que terá condições de praias garantidas é o Nordeste, pois vive um cenário de secas, de sol e de muito calor, algo que deve persistir nos próximos dias sob efeito de uma massa de ar seco que inibe a formação de instabilidades. O tempo firme vai predominar em praticamente toda a região durante o feriado prolongado. Nas praias que ficam no norte da região, não há condição alguma de chuva e o calorão deve predominar. Nas praias que ficam no leste nordestino, entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, até pode chover, mas de maneira bem isolada e sem volumes expressivos.