O tempo no fim de semana: alerta de tempestades e chuvas intensas que podem trazer mais 100 mm na Região Sul
Uma frente fria já está influenciando parte do Rio Grande do Sul e avança pelo Sul ao longo do fim de semana. O sistema traz potencial para tempestades e chuvas intensas nos três estados da Região.
Uma mudança de padrão está em curso e uma frente fria já começa a avançar pela Região Sul, atuando já na manhã desta sexta-feira (25) em parte do Rio Grande do Sul. A previsão é de que o sistema avance ao longo do fim de semana e passe a influenciar o tempo também nos estados de Santa Catarina, do Paraná e do Mato Grosso do Sul.
Trata-se do episódio de precipitação mais intenso desde os eventos que atingiram o centro-sul do Brasil durante a primeira semana de maio e que já proporcionaram acumulados acima da média do mês em boa parte do Rio Grande do Sul e extremo sul de Santa Catarina. Há alertas para o risco de tempestades e de chuvas de até forte intensidade.
Previsão do tempo para o sábado
Na madrugada do sábado (27), a frente fria se encontra entre o norte do Rio Grande do Sul e o sul de Santa Catarina, provocando chuvas de fraca a moderada intensidade no norte e leste gaúcho e no extremo oeste catarinense. Nas áreas mais próximas da fronteira com a Argentina, há potencial para eventos de chuva com descargas elétricas. Na região de Porto Alegre, as chuvas ocorrem no máximo com fraca intensidade.
Ao longo da manhã, a frente fria não consegue avançar muito e mantém o tempo nublado em praticamente todo o Rio Grande do Sul, com exceção do sul, onde a massa de ar frio contribui para o tempo firme e sem nuvens. Previsão de chuvas fracas e pontuais na metade norte gaúcha, com possibilidade de chuvas moderadas no extremo norte do estado. Em Santa Catarina, chuva fraca no sul e de moderada intensidade no oeste.
Ao longo da tarde, a frente fria volta a avançar e as instabilidades ganham intensidade. Chuvas de até forte intensidade podem ocorrer entre a região Central do Rio Grande do Sul, a região metropolitana de Porto Alegre e a Serra.
Em Santa Catarina, o tempo fica nublado em todas as regiões do estado, com ocorrência de chuvas fraca a moderada no leste e meio-oeste. No Paraná, o tempo começa a mudar por volta de meados do período, com as instabilidades provocando chuvas de até forte intensidade no sul, sudoeste e no oeste. Não se descarta o risco de tempestades no oeste dos territórios catarinense e paranaense.
No período da noite, as chuvas perdem intensidade, mas consegue atingir outra áreas como o norte de Santa Catarina e todo o oeste do Paraná até a porção noroeste do estado.
Previsão do tempo para o domingo
No domingo (28), a frente fria continua avançando e mantém o tempo instável em boa parte da Região Sul.
Na madrugada, chuvas de fraca intensidade ocorrendo de forma pontual no norte do Rio Grande do Sul, em todas a regiões de Santa Catarina, no sul, sudeste e oeste do Paraná, com probabilidade de aumento da precipitação no noroeste do estado.
No período da manhã, o avanço lento da frente fria mantém o tempo encoberto e com maior probabilidade de chuvas em boa parte da Região Sul. Há previsão de chuvas de fraca a moderada intensidade na metade norte do Rio Grande do Sul, incluindo a região metropolitana de Porto Alegre, em todo o estado de Santa Catarina, com chuvas mais intensa atingindo a porção meio-oeste, e no sul, centro e todo o oeste do Paraná. Mais para o fim do período, há alerta de chuva forte para o noroeste e norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina.
No decorrer da tarde, finalmente o sistema frontal passa atuar mais sobre o estado de Santa Catarina. Assim, as chuvas aumentam e atingem todas as regiões catarinenses de forma homogênea e com potencial para eventos de até forte intensidade. A mesma condição se observa no norte do Rio Grande do Sul. Entre o norte gaúcho, o centro-sul e oeste catarinense, há alerta de chuvas tempestade e chuvas muito volumosas.
No Paraná, alerta de chuva de até forte intensidade e para o risco de tempestades no centro-sul, oeste e sudoeste do estado e mais nebulosidade do que chuva nas demais regiões.