O tempo no fim de semana: após frente fria, massa de ar frio afeta as regiões Sul e Sudeste com frio e até mesmo chuva!
Neste fim de semana, a massa de ar frio avança e afeta as regiões Sul e Sudeste. Esse mesmo sistema pode favorecer as chuvas de forma costeira. No início da próxima semana, o ar frio chega ao Nordeste.
Já nesta sexta-feira (30), a frente fria se encontra bem afastada e a massa de ar frio consegue chegar até o sul da Bahia, mas com fraca intensidade. A influência fica mais para a Região Sul e o leste do Sudeste.
Em virtude da atuação da massa de ar frio mais para o oceano, uma região de cavado atua sobre a Região Sul e os ventos de sul e sudeste conseguem transportar umidade para o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o sudeste de Minas Gerais.
Assim, o tempo fica nublado no norte do Rio Grande do Sul, no centro-leste e norte de Santa Catarina, no leste do estados do Paraná e de São Paulo, no Rio de Janeiro até o sul do Espírito Santo.
Há previsão de chuvas pontuais e de fraca intensidade no norte do Rio Grande do Sul e na porção central e leste de Santa Catarina, e garoa no leste do Paraná, de São Paulo, no Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo. Essa condição se mantém até o período da noite, quando o potencial de precipitação diminui bastante.
Nas demais áreas da Região Sul e do Sudeste, o tempo firme predomina e o sol aparece entre poucas nuvens ou até mesmo sem nenhuma nebulosidade no céu.
O tempo no fim de semana
No sábado (01), a influência do ar frio diminui um pouco e não há mais previsão de chuva sobre as regiões Sul e Sudeste. No entanto, no período da manhã, ainda o tempo fica nublado sobre o norte e leste do Rio Grande do Sul, porção central do Planalto de Santa Catarina e no leste do Paraná. A maior concentração de nuvens também ocorre no leste de São Paulo, no rio de Janeiro, no Espírito Santo e no leste de Minas Gerais.
A partir da tarde, a nebulosidade diminui para todo o centro-sul e o sol passa a atingir toda a Região Sul e Sudeste. Por volta do fim do período, com o deslocamento da massa de ar frio mais para o oceano e os ventos conseguem transportar o ar frio até o sul do estado da Bahia.
No domingo (02), há o processo de formação de uma baixa pressão no oceano um pouco mais próximo do Sudeste, mas não trazendo risco para eventos extremos. O sistema ajuda na circulação do ar frio em direção ao Sul e ao leste do Sudeste, interrompendo o fluxo para o sul do Nordeste.
Assim, pela manhã o tempo fica nublado em boa parte do Rio Grande do Sul, na metade leste de Santa Catarina, no leste do Paraná e no leste de São Paulo até a altura da região metropolitana da capital. Mesmo com a nebulosidade mais concentrada, há possibilidade para o surgimento do sol em alguns momentos.
No decorrer do dia, com a formação da baixa pressão, o sistema acaba sugando mais umidade para si, assim, os ventos mudam de direção e a nebulosidade diminui bastante em todas as áreas, permitindo o surgimento do sol com mais facilidade. Somente no Rio Grande do Sul, que a concentração de nuvens continua mais elevada.
Já no período da noite, a baixa pressão se desloca um pouco mais para o oceano e para o norte, favorecendo a circulação dos ventos que transportam umidade para a costa das regiões Sul e Sudeste. Assim, há previsão de chuva fraca no litoral norte do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo e no Rio de Janeiro.