O tempo no fim de semana: frente fria avança pelo Sudeste e traz riscos de tempestades pontuais
Uma frente fria chega ao Sudeste já nesta sexta-feira com aumento da nebulosidade e ocorrência de chuvas pontuais em São Paulo e no Rio de Janeiro. O sistema continua no fim de semana e traz risco de tempestades pontuais.
Uma frente fria passou a atuar no Rio Grande do Sul no início da semana, avançando de forma mais costeira na última quinta-feira (24), provocando chuvas de até forte intensidade e tempestades pontuais no estado de Santa Catarina e no Paraná.
No período da noite, os ventos de sul e sudeste passaram a transportar umidade para o leste de São Paulo, aumentando a nebulosidade.
Nesta sexta-feira (25), a frente fria atua mais no oceano e uma região de cavado se acopla no ao sistema frontal e mantém o tempo instável entre os estados de Santa Catarina e o Paraná. No leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, o transporte de umidade mantém o tempo nublado e com chuva fraca e pontual.
No período da noite, no leste paulista e no território fluminense, as chuvas aumentam de intensidade e abrangência, com risco de chuva forte no sul de São Paulo.
O tempo no fim de semana
Na madrugada de sábado (26), o cavado e a frente fria formam um único sistema e reforçam as instabilidades nas regiões paulistas de divisa com o Paraná, no sul e leste de São Paulo e no Rio de Janeiro, proporcionando chuvas de até forte intensidade no sul paulista e de fraca a moderada intensidade nas demais áreas.
No período da manhã, a frente fria chega ao sul do Espírito Santo provocando chuvas de fraca intensidade. Em virtude da formação de um cavado e da circulação oceânica de sul e sudeste, que transportam umidade para o continente, o tempo nublado e com chuva fraca continua no Rio de Janeiro, nas regiões paulistas de divisa com o Paraná, no leste e sul de São Paulo.
No período da tarde, as chuvas se intensificam e levam potencial para transtornos, principalmente no leste paulista. Além disso, no centro-norte de São Paulo, no sul de Minas Gerais, a nebulosidade aumenta e não se descarta a ocorrência de pancadas bastante isoladas, com potencial de tempestades pontuais.
A partir do início da noite, as instabilidades mais desenvolvidas avançam para o interior de São Paulo e tempestades podem ocorrer no oeste, norte e leste do estado, no sul do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Na região do Triângulo Mineiro, na região da Zona da Mata Mineira, pancadas isoladas podem ocorrer com até forte intensidade, mas com curta duração. No Espírito Santo, chove com fraca a moderada intensidade.
No domingo (27), na madrugada e início da manhã, o tempo instável se concentra no leste e norte de São Paulo, no leste e centro-sul de Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo. No entanto, há alerta de chuvas intensas e tempestades atingem o leste e nordeste paulista, o centro-sul e sudeste mineiro e o território fluminense. No decorrer da manhã, as chuvas diminuem no estado e se mantêm mais intensas no centro-leste de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte do Rio de Janeiro.
A partir do início da tarde, a frente fria avança para o sul da Bahia, mas também contribui para a formação de instabilidades no norte de Minas Gerais, que trazem potencial de tempestades severas. No leste de São Paulo, no sul e leste de Minas Gerais, no Rio de Janeiro, no Espírito Santo, o tempo segue chuvoso com precipitação de fraca intensidade.
No período da noite, o padrão não muda muito. As chuvas continuam com até forte intensidade no norte de Minas Gerais. No Espírito Santo, no Rio de Janeiro e no leste de Minas Gerais, chove com fraca intensidade. Já no leste paulista, no litoral e na região metropolitana da capital há previsão de chuvisco.