O tempo no fim de semana: frente fria vai embora e massa de ar mais quente atua no Brasil!

Após a atuação de uma frente fria no Sul do Brasil até está sexta-feira, uma massa de ar mais quente se espalha pelo Brasil. Temperaturas em torno de 30° podem ser registradas até mesmo na Região Sul.

massa de ar quente
Temperaturas entram em elevação no fim de semana em boa parte do Brasil e as máximas ficam próximas dos 30°C em várias localidades do centro-sul.

Após uma sequência de dias frios e de chuva na Região Sul, um período de trégua irá se estabelecer, com tempo mais firme e aumento das temperaturas, que se estende pelo Centro-Oeste e o Sudeste.

O que de fato acontece é uma dificuldade dos sistemas de precipitação de avançaram pela Região Sul, ficando mais restritos ao Uruguai e Argentina. Assim, o ar mais quente no centro-norte do Brasil é transportado para o centro-sul, proporcionando o aumento das temperaturas, como é mostrado na animação abaixo da anomalia de temperaturas em 850 hPa, na qual realça a atuação de uma massa de ar quente no centro-sul, principalmente sobre a Região Sul.

Esse padrão deve se manter até o início da próxima semana, uma vez que, por volta da quarta-feira (28), há a previsão do avanço de uma frente fira pela Região Sul que também pode atuar de forma costeira no Sudeste nos dias seguintes.

Previsão para o sábado

O período da manhã ainda continua nublado em todo o Rio Grand do Sul e há chance de chuviscos na região metropolitana de Porto Alegre, no Sul e na Campanha do estado. O tempo mais fechado é previsto também para as regiões de Santa Catarina próximas ao estado gaúcho, mas sem ocorrência de chuvas. Já para o restante da Região Sul, para a região Centro-Oeste e boa parte do Sudeste o tempo firme predomina. Somente no Espírito Santo que o tempo fica nublado e com chuvas fracas.

A partir da tarde, o tempo firme predomina em praticamente todas as regiões do centro-sul do Brasil, com exceção no sul do Rio Grande do Sul, onde o céu segue nublado e há possibilidade de chuva fraca, e no Espírito Santo, onde os ventos de leste mantêm o tempo nublado em praticamente todo o estado. Somente no sul capixaba que o sol aparece sem dificuldades.

massa de ar quente
Temperatura máxima prevista para o sábado, 25 de junho.

Em relação às temperaturas, sensação de frio pela manhã que diminui no decorrer do período, tornando-se agradável por volta de meados do período no Centro-Oeste. O ganho térmico é elevado no Brasil Central e, no fim da manhã, as temperaturas atingem os 30°C no Mato Grosso e no centro-norte do Mato Grosso do Sul. As máximas nesses estados podem chegar aos 32°C.

Nas regiões Sul e Sudeste, as temperaturas fica mais amenas, mas algumas áreas as máximas podem chegar aos 27°C, como na região Central do Rio Grande do Sul, no norte e oeste de Santa Catarina, no noroeste e extremo oeste do Paraná, no oeste de São Paulo e na região metropolitana da cidade do Rio de Janeiro.

Previsão para o domingo

No domingo (25), uma frente fria consegue atuar no sul do Rio Grande do Sul e o sistema se mantém estacionário. Assim, o tempo fica nublado e chuvoso no Sul e em boa parte da Campanha, com tempo firme somente nas áreas mais a oeste da região. Por volta do meio da tarde, o sistema pode contribuir para chuvas isoladas e de fraca na região metropolitana de Porto Alegre.

frente fria no Rio Grande do Sul
Sistema frontal pode provocar chuvas intensas no sul do Rio Grande do Sul na manhã do domingo, 26 de junho.

Nas demais regiões do Rio Grande do Sul, nos estados de Santa Catarina e do Paraná, no Centro-Oeste e em boa parte do Sudeste, o tempo firme predomina ao longo de todo o dia. A exceção fica o norte e centro-leste de Minas Gerais e para o Espírito Santo, onde o tempo fica nublado durante metade do dia, com chuvas previstas, de fraca intensidade, somente para a metade norte do território capixaba.

calor de 30°C
Temperatura máxima prevista para o domingo, 26 de junho.

Quanto às temperaturas, a sensação no início da manhã se mantém e se torna amena a partir da metade do período. O calor já começa no estado do Mato Grosso. No período da tarde, as temperaturas atingem patamares semelhante as do dia anterior, sem mudanças significativas.