O tempo no fim de semana: INMET e Marinha emitem alertas de tempestades, intensas rajadas de vento e ressaca

Os órgãos alertam para ocorrência de tempestades severas, com acumulados altos de chuva e rajadas de vento de até 100 km/h, além de ressaca e ondas grossas que tornam o mar perigoso nos próximos dias.

Previsão de ventos, nebulosidade e chuva para sábado de manhã.
Previsão de ventos, nebulosidade e chuva mostra o sistema atingindo o Rio Grande do Sul na manhã deste sábado (08). Há risco de rajadas fortes de vento, acumulados altos de chuva e mar agitado.

O primeiro de dois ciclones extratropicais já está se formando sobre o Rio Grande do Sul. O sistema, a princípio uma região de baixa pressão, vai se aprofundar entre essa sexta (07) e sábado (08), causando rajadas fortes de vento e chuvas intensas na região.

Está em vigor um alerta do INMET para o Rio Grande do Sul e também Santa Catarina. Há risco de chuvas intensas de até 60 mm por hora, e os acumulados totais podem chegar a 100 mm no dia. Há também risco de queda de granizo.

O ciclone extratropical vai causar rajadas fortes de vento em praticamente toda a região Sul, e também há um alerta vigente para ventos intensos de até 100 km/h. Em alto mar as rajadas de vento serão ainda mais intensas.

A Marinha também emitiu alertas para os próximos dias de ventos muito fortes (intensidade 7 a 8). Na escala de Beaufort, essa categoria indica ventos que podem causar mar revolto, rebentação e faixas de espuma. Há risco alto de quebra de galhos de árvores e dificuldade de se andar contra o vento.

Em caso de dúvida ou emergência, entre em contato com a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Os alertas também indicam possibilidade de mar grosso, com ondas de 4m, e ressaca - quando há forte movimento das ondas sobre si mesmas se chocando contra obstáculos no litoral. O resultado é um mar muito agitado e perigoso para banhistas e embarcações.

Imagens de satélite mostram sistema já se formando e causando chuvas intensas no Rio Grande do Sul.
Imagens de satélite mostram sistema já se formando e causando chuvas intensas no Rio Grande do Sul no início dessa sexta-feira (07). As cores indicam nuvens altas.

O tempo severo pode também causar alagamentos, queda de árvores, interrupção na rede elétrica e estragos em plantações, especialmente no território gaúcho e em áreas urbanas como a região metropolitana de Porto Alegre.

É recomendado não se abrigar debaixo de árvores e nem coberturas pequenas como quiosques; evitar áreas próximas a torres de transmissão ou objetos altos; e desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.

Devido à grande agitação oceânica, também recomenda-se grande cautela especialmente às embarcações, que devem preferencialmente permanecer no porto; e banhistas ou esportistas, que devem evitar frequentar a praia ao longo dos próximos dias.

No domingo (09), após a passagem do sistema, o tempo volta a ficar mais tranquilo. Não há previsão de chuva no Rio Grande do Sul, onde o tempo permanecerá seco. Além disso, a nebulosidade reduz no estado gaúcho e o sol aparece intercalado com nuvens ao longo do dia. Há apenas previsão de nebulosidade e chuvas leves no Paraná e na porção oeste de Santa Catarina.