O tempo no fim de semana na Região Sudeste: de sol e calor intenso ao clima de inverno

A região Sudeste do Brasil vai se dividir em dois cenários distintos neste final de semana. Entre sol e calor e clima de inverno, veja o que esperar em cada parte da região.

satelite
Imagem de satélite mostra presença de nebulosidade sobre o Sudeste na tarde desta quinta-feira (03). Frente fria já chegou e provocou chuvas no leste de São Paulo nas últimas horas.

O Sudeste do Brasil vai passar por um fim de semana com dois cenários distintos no quesito tempo, isso porque uma parte da região terá dias de sol e calor e outra parte um verdadeiro climinha de inverno com nebulosidade, chuva e sensação de frio.

A expectativa é que mudanças bruscas no tempo continuem acontecendo na faixa leste do Sudeste nos próximos dias devido ao avanço da frente fria que já chegou ao estado de São Paulo provocando chuva volumosa nessa última madrugada.

O fim de semana será marcado por cenários diferentes no Sudeste devido ao avanço de uma frente fria costeira que deve provocar nebulosidade, chuva e até mesmo frio. Porém, esse climinha de inverno não vai atingir grande parte da região.

A frente fria chegou ao estado de São Paulo nessa última madrugada e já provocou chuvas expressivas em algumas cidades. Segundo dados do INMET, choveu cerca de 28 milímetros em Iguape no sul do estado nas últimas 24 horas. Segundo o Cemaden, a cidade que mais registrou chuva até o momento foi Apiaí com quase 36 milímetros.

Mudanças no tempo

A faixa leste de São Paulo já foi impactada pelas chuvas nas últimas horas com a chegada da frente fria, o tempo mudou completamente de ontem para hoje. No Vale do Paraíba, por exemplo, a noite da quarta-feira (02) foi estrelada e abafada, quente, mas hoje o dia amanheceu já nublado e assim tem sido até o momento.

sjc
Registro de tempo em São José dos Campos na tarde desta quinta-feira (03). Frente fria provocou chuvas expressivas durante a madrugada na cidade. Foto: Amanda Souza

São José dos Campos enfrenta um dia cinzento, nublado e com leve sensação de frio com termômetros na casa dos 26°C por volta das 15h. A questão é que a temperatura vai continuar caindo nos próximos dias, a máxima prevista na cidade é de 23°C na sexta (04) e 25°C no sábado (05).

Na capital São Paulo não será diferente e inclusive, além do final de semana mais ameno com relação as temperaturas, o friozinho pode se estender até o início da semana que vem.

Falando dos próximos dias, a previsão ainda é de tempo instável com possibilidade de nuvens e chuvas irregulares, o que deve ser suficiente para manter as temperaturas amenas. O mapa abaixo mostra que no leste do Sudeste não fará calor.

frio
Temperatura cai de forma expressiva no leste do Sudeste com passagem de frente fria. O friozinho pode durar até o fim de semana em diversa cidades.

Nas áreas em amarelo do mapa são esperadas temperaturas máximas abaixo dos 25°C na tarde desta sexta-feira, o que deve ser registrado em diversas cidades entre São Paulo, Rio de Janeiro, sul e leste de Minas Gerais. No sábado e no domingo, esse cenário pode se repetir apesar da gradual elevação das temperaturas com o afastamento da frente fria.

Contraste térmico no Sudeste

Apesar da notória mudança no tempo, do alívio com relação ao retorno das chuvas e queda de temperatura no leste do Sudeste, a maior parte da região continuará como está: seca, ensolarada e muito quente.

O contraste térmico entre o interior do país e áreas mais costeiras chama bastante atenção nesses próximos dias, isso porque a frente fria não levará umidade para o centro e oeste de São Paulo e nem para a maior parte de Minas Gerais.

sabado
Apesar das mudanças no tempo e alívio do calor no leste do Sudeste, grande parte da região continua sob efeito da intensa onda de calor. Cidades do Triângulo Mineiro podem registrar 40°C ou mais no fim de semana.

O mapa acima mostra as temperaturas previstas na tarde de sábado e é visível que as temperaturas amenas ficarão concentradas somente nas áreas do leste da região, enquanto a intensa onda de calor mantém temperaturas na casa dos 40°C nas áreas esbranquiçadas no mapa como é o caso do Triângulo Mineiro e noroeste paulista.