O tempo no fim de semana na Região Sudeste: entre calor, frio e pancadas de chuva

O tempo vai mudar de forma brusca em parte do Sudeste neste fim de semana, do calorão ao frio e da seca as pancadas de chuva. Saiba mais detalhes aqui.

nuvens
Imagem de satélite mostra nuvens carregadas espalhadas pelo Sul do Brasil devido avanço da frente fria que vai chegar ao Sudeste.

A semana tem sido marcada pelo tempo bem seco e muito quente no Sudeste devido a presença de uma massa de ar que impede a formação de instabilidades, além da intensa onda de calor que tem gerado temperaturas acima do normal até mesmo para esta época do ano.

A primavera começou com anomalias positivas de temperatura, o que significa em outras palavras que começou mais quente que o normal, e isso também tem a ver com os dias mais secos e ensolarados, ou seja, a primavera começou mais seca no Sudeste, mas isso pode começar a mudar neste fim de semana.

Após os primeiros dias da primavera muito secos e muito quentes, partes do Sudeste podem experimentar um clima ameno neste fim de semana em que há previsão para pancadas de chuva e queda acentuada da temperatura.

Fez muito calor nesta quinta-feira (26) no Sudeste devido as condições acima já mencionadas como a onda de calor, mas também devido a condição de pré-frontal com a aproximação de um sistema atuante no Sul do país. A partir do avanço dessa frente fria é que virão as mudanças no tempo no fim de semana.

Mudanças no tempo

A imagem de satélite mostrada no comecinho desse artigo mostrou nuvens bastante carregadas e espalhadas pelo Sul do Brasil, o que já indica o avanço das instabilidades associadas a frente fria. Nuvens carregadas já devem atingir partes de São Paulo até o fim do dia.

frente fria
Frente fria deve chegar ao Sudeste nas primeiras horas desta sexta-feira (27) e vai mudar o tempo no fim de semana.

Na manhã desta sexta-feira (27) a frente fria deve alcançar a altura do estado paulista e começar a provocar as primeiras pancadas de chuva que devem se estender ao longo do dia e atingir mais áreas. Até o final do dia, as instabilidades podem avançar sobre diferentes áreas do estado de São Paulo até chegar ao Rio de Janeiro e ao sul e Minas Gerais.

Vale ressaltar que as chuvas serão irregulares, mal distribuídas e na maior parte das cidades vão chegar com baixo índice pluviométrico, ou seja, chuvas que não serão volumosas e não serão capazes de reverter o déficit hídrico, mal conseguirão melhor a qualidade do ar.

O vídeo acima mostra que as chuvas vão avançar pelo Sudeste nos próximos dias, mas ainda assim, somente áreas bem isoladas podem receber volumes significativos acima de 10 a 15 milímetros. Na maior parte das cidades, não choverá nem 5 milímetros até o domingo (29) a noite.

Queda de temperatura

Após dias muito quentes, um pequeno alívio é aguardado neste fim de semana após a passagem do sistema frontal provocar mudanças no tempo. No entanto, esse refresco alcançará poucas áreas do Sudeste, então a maior parte da região vai continuar muito quente.

temperatura
Com chegada de frente fria e mudanças no tempo, temperatura vai despencar no leste paulista, porém refresco não será duradouro.

O mapa acima mostra que na tarde de amanhã, a temperatura cairá de maneira muito brusca no leste de São Paulo comparado aos últimos dia, com máximas previstas em torno de 20°C nas áreas em amarelo.

Na capital paulista, o friozinho fora de época chamará a atenção no sábado (28) com máximas de apenas 21°C. No Rio de Janeiro o refresco também será destaque no mesmo dia com máxima de 25°C.

Apesar da passagem da frente fria pelo Sudeste, as chuvas serão rápidas, isoladas e com baixo acumulado. Falando de temperatura, o refresco virá com a queda acentuada, mas que não será duradoura. Logo vai esquentar de novo.

Isso mesmo, a trégua do calorão da primavera será breve e já nos próximos dias teremos elevação das temperaturas novamente. Para se ter uma ideia, na capital São Paulo, após os 21°C de sábado deve fazer 28°C no domingo (29), 33°C na segunda (30), 35°C na terça (01) e 37°C na quarta-feira (02).