O tempo no fim de semana na Região Sul: chuvas intensas e acumulados de mais de 100 mm deixam alertas

A chuva retorna ao Sul do Brasil com potencial de novos estragos neste final de semana, o que deixa diferentes áreas da região em alerta. Veja onde serão registrados os maiores acumulados.

chuva
Fim de semana com alerta de chuvas intensas no Sul do Brasil. O leste catarinense tende ser o mais atingido desta vez.

Com a formação de novas instabilidades associadas a centros de baixa pressão atmosférica, a chuva vai atingir o Sul do Brasil neste final de semana de maneira intensa, em que são esperados altos acumulados de precipitação, não se descartando transtornos e estragos por onde passar.

Em meio às chuvas ainda fará frio, pois as instabilidades tendem a ficar concentradas somente sobre uma parte da região, enquanto na outra parte o predomínio ainda será de tempo seco e mais frio, que é o caso da metade sul do Rio Grande do Sul.

A massa de ar seco e frio vai perder sua força no decorrer do final de semana, e é por isso que as instabilidades tendem a espalhar chuva desde a metade norte gaúcha, até áreas de Santa Catarina e do Paraná, tem previsão de chuva até mesmo para o oeste e norte paranaense, áreas que vinham ficando muito secas por semanas consecutivas.

Semana termina com chuva

Bom, quando falamos de chuva no final de semana, devemos considerar a chuva que já está caindo nesta sexta-feira (17) também. O dia já amanheceu com tempo instável e com registro de precipitação em todo o norte gaúcho, no sul e oeste catarinense e no sudoeste paranaense também.

INMET registra chuva novamente no norte do Rio Grande do Sul na manhã de hoje, volumes ficaram abaixo dos 20mm. A boa notícia é que entre a tarde e a noite, a chuva perde força e no final de semana, deve se concentrar mais entre Santa Catarina e o Paraná.

No decorrer dessas próximas horas, a expectativa é que a massa de ar seco e frio volte a se espalhar pelo Rio Grande do Sul, ou seja, a chuva tende a diminuir de área e volume. Ainda existe previsão de chuvas significativas hoje no extremo norte gaúcho, não se descartando o potencial para algum transtorno, mas entre sábado (18) e domingo (19), a calmaria toma conta do estado.

Fim de semana com alertas de chuva

Apesar do avanço da massa de ar seco e frio pelo Rio Grande do Sul no final de semana, instabilidades ainda vão provocar bastante chuva entre Santa Catarina e o Paraná.

Aliás, a tendência é que a chuva se intensifique ainda hoje entre os dois estados devido a uma região de cavado. Entre o final da tarde e a noite, já são esperados altos acumulados de precipitação.

Essa chuva que começa a ganhar intensidade hoje se estende pelo fim de semana entre os dois estados, em que são esperados volumes acima até de 100 milímetros até o domingo à noite.

O volume mais elevado, em torno de 180 milímetros, tende a ser registrado sobre o leste catarinense, inclusive em áreas costeiras como Itajaí, uma região propícia a transtornos e estragos relacionados a alagamentos e deslizamentos de terra.

Além do nordeste catarinense que tende ser o mais atingido por essas chuvas no fim de semana, outras partes do estado também podem receber um alto índice pluviométrico. Em Chapecó, no oeste do estado, são esperados cerca de 75 milímetros, enquanto na capital Florianópolis pode chover mais de 60 milímetros.

Conforme as instabilidades avançarem no final de semana, fica o alerta também no Paraná que pode receber chuvas mais organizadas, abrangentes e até mais intensas comparadas aos últimos dias. Curitiba entra em alerta para volumes acima dos 80 milímetros até o domingo à noite, não se descartando o potencial para estragos na capital.