O tempo no fim de semana na Região Sul: Forte massa de ar polar causa queda brusca das temperaturas e geadas
A partir da próxima sexta-feira, uma forte massa de ar polar avançará pelo Brasil, trazendo temperaturas próximas de 0°C e geadas generalizadas para toda a região Sul.
Durante esta quinta-feira, a formação de um ciclone e o avanço de sua frente fria associada no Rio Grande do Sul pode causar mais problemas no estado gaúcho, sustentando chuvas já intensas que foram registradas na quarta-feira e trazendo acumulados de chuva ainda maiores.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu avisos de tempestade para o Rio Grande do Sul, com risco de chuva de até 100 mm/dia, ventos intensos de até 100 km/h e queda de granizo. A situação pode ocasionar cortes na energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. Previsões indicam que pode chover até 200 mm ao longo dos próximos dias.
Na sequência de sua passagem, uma fortíssima massa de ar frio polar vai penetrar no Sul do Brasil, fazendo as temperaturas despencarem. Ao longo da sexta-feira (24), a massa de ar frio avança pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e boa parte do Paraná, incluindo a região metropolitana de Curitiba, fazendo os termômetros caírem para valores inferiores a 10°C.
Temperaturas podem chegar a 0°C causando geadas no Sul
Já na madrugada do sábado (25), as temperaturas mínimas permanecem ao redor dos 3°C. Algumas rodadas de previsão sugerem até mesmo a possibilidade de que as temperaturas cheguem a 0°C ou valores negativos em municípios pontuais, especialmente nas regiões da serra gaúcha e catarinense, durante esse fim de semana.
Confira as temperaturas máxima e mínima previstas para alguns dos municípios do Sul do Brasil neste Sábado (25):
- Bagé (RS): 12°C / 3°C
- Santa Maria (RS): 12 °C / 3 °C
- Lages (SC): 14 °C / 3 °C
- Campo Belo do Sul (SC): 11 °C / 3 °C
Com as baixas temperaturas que se formarão durante o fim de semana, há risco de geadas generalizadas no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no sul do Paraná na madrugada do sábado (25) e do domingo (26).
Frentes frias como essa ocorrem quando uma massa de ar frio avança sobre uma massa de ar quente, resultando em tempestades, quedas acentuadas de temperatura e aumento na pressão atmosférica. As frentes ajudam a transportar o ar frio polar em direção às regiões tropicais, provocando geadas principalmente em áreas mais elevadas.