O tempo no fim de semana na Região Sul: o que esperar no fim de semana do Dia das Crianças
Neste sábado (12) é comemorado o Dia das Crianças e Dia de Nossa Senhora Aparecida. Confira como ficará o tempo na Região Sul!
Como fica o tempo no Sul do país neste final de semana? Na última semana, tivemos a atuação de um sistema frontal na Região Sul, com ocorrências de chuvas intensas e tempestades. No entanto, a expectativa é que o sistema perca intensidade nesta sexta-feira (11).
Ainda na tarde de sexta-feira (11) são esperadas chuvas e ventos intensos entre o litoral norte de Santa Catarina e a metade leste do Paraná. Mas no decorrer da noite, o sistema frontal segue em direção ao oceano e as chuvas perdem intensidade.
Com o deslocamento do ciclone extratropical, a tendência é que o sábado (12), Dia de Nossa Senhora Aparecida e Dia das Crianças, tenha tempo firme e nuvens dispersas em grande parte da Região Sul do país.
No litoral do Paraná, há previsão de chuviscos no início da tarde, sem grandes acumulados, já que o sistema estará mais afastado do continente. O final de semana será marcado por tempo firme e quedas nas temperaturas mínimas nos estados do Sul.
Após as chuvas, massa de ar frio faz temperaturas caírem
No domingo (13), após a passagem do sistema frontal, uma massa de ar frio avança sobre os estados do sul, trazendo temperaturas mais amenas especialmente ao amanhecer e anoitecer.
A sensação de frio será mais intensa no extremo sul e nordeste do Rio Grande do Sul, além do leste de Santa Catarina, onde as mínimas devem ficar abaixo de 10°C, como em Caxias do Sul.
Por outro lado, no noroeste do Paraná, o frio será menos intenso, com mínimas variando entre 19°C e 21°C. No decorrer da tarde, as máximas podem chegar aos 30°C nos municípios do norte do Paraná.
As temperaturas máximas na metade oeste do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina variam entre 26°C e 29°C no domingo (13). Enquanto isso, no nordeste e sul do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e Paraná, as máximas ficam entre 20°C e 23°C no domingo.
A sensação de frio deve persistir até segunda-feira (14), especialmente nas regiões mencionadas anteriormente: extremo nordeste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e algumas cidades do centro-sul do Paraná. As temperaturas mínimas se manterão semelhantes ao dia anterior, com valores abaixo de 10°C nessas áreas. Porém, ao longo de segunda-feira e terça-feira, as temperaturas começam a subir no Sul, e o calor deve retornar gradualmente à região.
As instabilidades devem retornar ao Sul, especialmente ao Rio Grande do Sul entre a noite de segunda-feira e a madrugada de terça-feira, atingindo as cidades do extremo sul com intensidade de fraca a moderada. As chuvas se espalharão pela porção central do estado ao longo da manhã.