O tempo no fim de semana na Região Sul: trégua das tempestades e atuação da massa de ar frio
No fim de semana, a Região Sul terá trégua das tempestades, com a chegada de uma massa de ar frio. As mínimas ficarão abaixo de 10°C em algumas cidades
Na última quinta-feira (26) diversas rodovias do Rio Grande do Sul apresentaram pontos de alagamentos e congestionamentos em razão da grande quantidade de chuva que atingiu o estado. O acumulado de chuva chegou a 93.8 milímetros em 24 horas na cidade de Camaquã e 89 milímetros em Canguçu, entre a quarta-feira e a quinta-feira.
A Prefeitura de Camaquã declarou situação de emergência após fortes rajadas de vento destruírem casas e comércios. Algumas cidades registraram pedras de gelo com até 7 centímetros de diâmetro e quase 200 gramas de peso. Mas a partir desta sexta-feira (27) a chuva deve dar trégua na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul.
Massa de ar frio chega ao Sul do país
Ao final da sexta-feira (27) o sistema frontal segue para o estado de São Paulo e com isso os riscos de tempo severo tendem a diminuir no final da semana sobre a Região Sul do país. Por sua vez, no Paraná, são esperadas chuvas pontuais na parte norte do estado, mas sem grandes acumulados.
Logo após, a chegada de uma massa de ar frio vai derrubar as temperaturas mínimas na Região Sul a partir da manhã de sábado (28). No entanto, o frio não será tão intenso nem duradouro.
Em algumas cidades do extremo nordeste do Rio Grande do Sul e do sudeste de Santa Catarina, as mínimas podem atingir 7°C entre a madrugada e o início da manhã de sábado.
Não há previsão de chuva durante o sábado (28) na Região Sul e o tempo fica firme com períodos nublados ao longo do dia, principalmente na faixa costeira de Santa Catarina e do Paraná. No período da tarde, as máximas não devem ultrapassar os 24°C no litoral dos estados do Sul, mas por outro lado, chegam a 31°C no noroeste do Paraná.
O sábado (28) será de tempo firme, com períodos nublados ao longo do dia e sem previsão de chuva no Sul, já que o sistema frontal se desloca para o Sudeste e, posteriormente, em direção ao oceano, afastando-se do continente. Na manhã do domingo (29), a massa de ar frio avança sobre o sul do Paraná e centro-norte de Santa Catarina.
As mínimas previstas variam entre 8°C e 10°C no sudeste, centro-sul e centro-norte do Paraná, assim como em alguns municípios do extremo nordeste do Rio Grande do Sul e sudeste de Santa Catarina. Na maior parte do Rio Grande do Sul, as temperaturas mínimas variam entre 13°C e 16°C, incluindo a capital, Porto Alegre. No estado vizinho, o cenário deve ser semelhante. No extremo noroeste do Paraná, as mínimas devem ficar em torno de 20°C.
Confira as temperaturas esperadas para o domingo (29) nas capitais do Sul: em Porto Alegre, os termômetros marcam entre 14°C e 27°C, em Florianópolis entre 15°C e 24°C, e em Curitiba entre 10°C e 23°C. O domingo seguirá sem previsão de chuva no Sul do país.
No início da semana, na manhã de segunda-feira (30), o dia começará com algumas instabilidades no sudeste do Rio Grande do Sul, com chuvas de intensidade fraca a moderada, assim como no extremo sudoeste do estado. No restante do Rio Grande do Sul, a manhã será marcada por períodos nublados, assim como no centro-leste de Santa Catarina e no leste do Paraná.