O tempo no fim de semana no Brasil: ar polar, frente fria e risco de geada no centro-sul do país
Após a atuação do ciclone extratropical a calmaria toma conta do fim de semana e uma massa de ar polar avança pelo centro-sul do Brasil, trazendo mais uma queda de temperatura. Confira a previsão aqui.
O destaque desta semana foi a formação e a atuação de um ciclone extratropical, que contribuiu para chuvas intensas e volumosas, e rajadas de vento de 100 km/h na Região Sul, que causaram transtornos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.
Agora neste fim de semana, o ciclone se afasta para oceano e permite o avanço de uma massa de ar polar, que proporciona uma nova redução das temperaturas em uma condição já fria para o centro-sul do Brasil, principalmente na Região Sul, no estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Além do ar frio, a frente fria associada ao ciclone extratropical também influencia o tempo em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Espírito Santo.
Ar polar traz potencial para geadas no Sul e frente fria provoca chuva no Sudeste
No sábado (17), o ciclone extratropical ainda contribui para uma condição ventosa no leste do Rio Grande do Sul até o sul de Santa Catarina durante a madrugada até o início da manhã.
No período da manhã o ciclone se encontra afastado e o tempo firme predomina em toda a Região Sul, com sol aparecendo entre nuvens no norte e oeste do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina, no oeste do Paraná até o sul do Mato Grosso do Sul. Já no Sudeste, a frente fria deixa o tempo nublado e com ocorrência de chuvas fraca a moderada no nordeste de São Paulo, na região do Triângulo Mineiro, no centro-sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
No período da tarde, a nebulosidade aumenta no Rio Grande do Sul, mas não há previsão de chuvas. A sensação de frio continua em toda a Região Sul, com máximas que variam dos 13 aos 21°C. O frio também é destaque no Mato Grosso do Sul até o sul do Mato Grosso e de Goiás, no estado de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no Rio de Janeiro, com máximas de 18°C a 23°C. Aliás, a frente fria continua provocando chuvas no centro-sul de Minas Gerais, na porção leste do Triângulo Mineiro, no norte do Rio de Janeiro e no sul do Espírito Santo, com possibilidade de chuva de até forte intensidade no território mineiro.
No domingo (18), a massa de ar polar se espalha pelo centro-sul, intensificando o frio e deixando o frio em praticamente todo o centro-sul. A ressalva é para o tempo fechado pela manhã no centro-leste de Minas Gerais, no norte do Rio de Janeiro e no Espírito Santo, mas sem potencial para chuva. A partir do fim da manhã o sol consegue aparecer. Assim, o dia será bastante proveitoso em todo o Sudeste, Região Sul e Centro-Oeste.
As temperaturas diminuem mais e há risco de geada no norte e na região da Serra do Rio Grande do Sul, no oeste, Planalto e Serra de Santa Catarina, no sul e na região de Curitiba no Paraná. Aliás, nos pontos mais elevados da Região Sul, as mínimas podem atingir valores negativos.
As mínimas na capitais do centro-sul atingem os 10°C em Porto Alegre, os 11°C em Florianópolis, os 5°C em Curitiba, os 9°C em Campo Grande, os 10°C em São Paulo, os 17°C no Rio de Janeiro, os 13° em Belo Horizonte e os 20°C em Vitória.