O tempo no fim de semana no Brasil: chuvas aumentam junto com o risco de tempestades no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Riscos de ocorrência de chuvas intensas e de tempestades aumentam sobre áreas do Brasil neste final de semana.

O calor tomou conta do extremo sul do Brasil na tarde desta quinta-feira (23). Diversas cidades do Rio Grande do Sul registraram temperaturas máximas acima dos 38°C, de acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), sendo as mais quentes do país no dia.

  • Quaraí - 42,4°C
  • Alegrete - 39,4°C
  • Uruguaiana - 39,3°C
  • Santiago - 39,3°C

De um lado calorão e do outro tempestades, ainda na tarde desta quinta-feira (23) temporais isolados foram registrados em diversas cidades do Centro-sul do Brasil. Em Bauru, por exemplo, um temporal atingiu a cidade causando queda de árvores, deixando ruas e avenidas alagadas. E em Uberlândia houve queda de granizo e ventos que chegaram a 66 km/h.

O final de semana será típico de verão, com altas temperaturas e possibilidades de tempestades isoladas ao final do dia. Em boa parte da Região Sul e áreas dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e sul de Minas Gerais devem ficar atentas à formação repentina de nuvens de chuva. No Centro-oeste há potenciais de chuvas isoladas.

A seguir vamos trazer a previsão do tempo com mais detalhes para o centro-sul do país para o sábado (25) e domingo (26).

Sábado

O amanhecer de sábado (25) será com a presença de nebulosidade sobre praticamente todo o estado gaúcho, leste de Santa Catarina e do Paraná, grande parte de São Paulo e Minas Gerais e a Região Serrana do Rio de Janeiro. Sobre o Centro-Oeste, o dia se inicia sem a presença de nuvens na maior parte dos estados, apenas no sul de Goiás o tempo vai estar fechado.

Há chances de chuvas isoladas logo pela manhã na região metropolitana de Porto Alegre, norte do Mato Grosso e de Goiás.

Previsão de precipitação para a tarde de sábado (25), segundo o modelo ECMWF.
Previsão de precipitação para a tarde de sábado (25), segundo o modelo ECMWF.

A tarde o calor aumenta e junto com a presença de umidade as chances de temporais e chuvas intensas disparam. Sobre o Rio Grande do Sul, tempestades pontuais podem ocorrer na região central do estado, já em Santa Catarina o litoral norte está condicionado a tempo severo na tarde deste sábado (25). No estado paranaense os maiores riscos de tempestades intensas estão sobre toda a porção central do estado, além disso há riscos de ventos de até 60 km/h e queda de granizo.

Mapa de densidade de raios para sábado (25) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.
Mapa de densidade de raios para sábado (25) destaca as regiões com maior potencial de tempestades.

Outras regiões do Brasil também tem previsão de chuvas intensas e de temporais. Os alertas também abrangem os estados de São Paulo (toda a faixa leste do estado), Minas Gerais ( o sul de Minas Gerais tem o maior potencial de tempestades neste sábado, 25), Rio de Janeiro (região sul do estado, próximo a divisa com São Paulo), e alguns pontos isolados do Mato Grosso (região centro-norte) e Mato Grosso do Sul (noroeste do estado).

Domingo

O domingo (26) se inicia com nebulosidade sobre toda a Região Sul e Sudeste e em boa parte do Centro-Oeste. O modelo de confiança da Meteored | Tempo.com indica possibilidade de grandes volumes de chuva logo pela manhã na região de Sinop, no Mato Grosso.

Além disso, o estado de São Paulo também deverá ter registros de chuva durante a manhã, os volumes deverão ocorrer desde o litoral sul paulista a uma parte do litoral norte. Contudo, chuvas com fraca intensidade sem riscos de danos.

Previsão de precipitação para a tarde de domingo (26), segundo o modelo ECMWF.
Previsão de precipitação para a tarde de domingo (26), segundo o modelo ECMWF.

No período da tarde, temporais isolados e chuvas intensas são previstas para parte de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Triângulo e Sul de Minas Gerais, sul do Mato Grosso e praticamente todo o estado do Mato Grosso do Sul acompanhadas de fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo.