O tempo no fim de semana no Brasil: entre tempestades e a onda de calor
O final de semana será marcado pela passagem de uma frente fria no Sul e pela atuação de uma onda de calor no Brasil Central. Veja os principais destaques e alertas.
O mês de abril chega ao fim com possibilidade de eventos extremos, visto que existe a atuação de mais uma onda de calor no Brasil Central e a previsão de avanço de outra frente fria pela região Sul, tudo isso será destaque e gera alertas para este final de semana.
A expectativa é de tempo instável e com registro de pancadas de chuva em boa parte do país, por um lado tem a chegada de uma frente fria no Sul e por outro tem a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) gerando chuvas em partes do Norte e do Nordeste.
Em algumas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste até pode chover entre esta sexta-feira (26) e o domingo (28), porém, a irregularidade ainda preocupa, e de modo geral, são esperados baixos acumulados e uma chuva muito isolada, algo que não deve reverter o déficit hídrico e a baixa umidade relativa do ar.
Distribuição das chuvas no Brasil
O final de semana será marcado por pancadas de chuva em diferentes regiões brasileiras, que devido a sua grande extensão é influenciado por sistemas meteorológicos distintos. As pancadas, em sua grande maioria, devem ocorrer de maneira rápida e intercalada com períodos de sol e calor, o que abre brechas para os temporais, então vamos aos alertas.
Primeiro vamos destacar o avanço de mais uma frente fria pelo Sul do Brasil, sistema que pode gerar tempo severo e altos acumulados de precipitação neste final de semana.
O maior destaque vai para o Rio Grande do Sul que tende ser mais afetado pelos volumes que podem passar dos 100 milímetros, especialmente na campanha gaúcha. Não se descarta o risco de ventos, trovoadas, descargas elétricas e até eventual queda de granizo.
A frente fria tende a se perder força e não deve avançar muito pelo centro-sul do país, desde o Paraná até a maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, a previsão continua sendo de tempo firme com sol entre poucas nuvens e maior influência das altas temperaturas.
Enquanto isso, a metade norte brasileira continua sob influência da ZCIT que mantém as chuvas frequentes e até mesmo intensas em áreas mais próximas a faixa litorânea. Para este final de semana, são esperados altos volumes desde o Amapá até o Ceará, não se descartando o potencial para eventuais transtornos relacionados a alagamentos e erosão do solo devido ao excesso de umidade das últimas semanas.
Há previsão de chuvas mais rápidas e menos intensas em áreas mais ao sul das duas regiões, ou seja, pode chover desde o Amazonas, Acre e Rondônia até a Bahia. Inclusive, o interior baiano continua com potencial de poucas chuvas e com baixo volume, diferente do litoral no Recôncavo Baiano com potencial de volumes expressivos que mantém Salvador em atenção no final de semana.
Onda de calor
Outro destaque do último final de semana de abril é a onda de calor que segue ganhando força e continuidade no Brasil Central. Como o final de semana tende ser marcado pelo tempo predominantemente seco e ensolarado na maior parte do Sudeste e do Centro-Oeste, e até mesmo na maior parte do Paraná por conta do bloqueio atmosférico, o calorão vai chamar a atenção.
Tanto o sábado (27) como o domingo (28) serão dias de sol e calor em uma porção do centro brasileiro, a onda de calor pode gerar temperaturas acima dos 30°C facilmente, que combinadas ao tempo seco, podem gerar baixos índices de umidade relativa do ar e uma sensação térmica maior em algumas áreas.
Vale ressaltar que essa onda de calor não deve ir embora tão cedo, a tendência é de registro de temperaturas elevadas também nos primeiros dias do mês de maio, que aliás, tende a ser mais quente que o normal em quase todo o Brasil. Inclusive, existe possibilidade de calor excessivo ao longo de maio entre o interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul e sudoeste de Mato Grosso.