O tempo no fim de semana no Brasil: risco de tempestades continua pelo país e há novo alerta de ciclogênese
Neste fim de semana, tempestades localizadas atingem o Sudeste e Centro-Oeste, enquanto o Sul enfrenta chuvas mais intensas no domingo devido à formação de um ciclone na altura da região.
Uma frente fria e um cavado (tipo de região de baixa pressão) Já estão estão causando tempestades e chuva na região Sul do Brasil nesta quinta-feira (28). Ao longo da tarde, tempestades também se desenvolvem em parte de São Paulo e em municípios localizados da região Centro-Oeste.
Nesta sexta-feira (29), pancadas localizadas continuam se formando em todo o Centro-Oeste do país. No entanto, com o deslocamento do sistema em direção norte, previsões indicam possibilidade de tempestades em boa parte da região Sudeste.
Pancadas fortes atingem o estado de São Paulo, com chuvas moderadas atingindo também o Rio de Janeiro e parte de Minas Gerais, especialmente o Sul mineiro, Campo das Vertentes e Alto Paranaíba.
Como fica o tempo no fim de semana no Brasil
Agora, a questão que vem em mente é: Com o deslocamento deste sistema, como fica o tempo no Brasil ao longo do fim de semana? Bom, as chuvas perdem intensidade no Rio Grande do Sul, mas tempestades ainda continuam atingindo Santa Catarina e Paraná neste sábado (30), especialmente durante a tarde.
Tempestades pontuais também se formam de maneira localizada e rápida em todo o Centro-Oeste do Brasil, especialmente durante a tarde. Essas pancadas surgem de maneira isolada e é difícil determinar com exatidão o local onde se formam. Por isso, embora alguns municípios registrem volumes altos de chuva, outros podem permanecer com tempo firme ao longo do fim de semana.
No Sudeste, tempestades podem atingir praticamente todos os Estados ao longo do sábado (30), inclusive o restante de Minas Gerais e Espírito Santo. Há possibilidade de que as tempestades resultem em volumes altos de chuva em pontos localizados, ultrapassando os 100 mm em um dia.
No domingo (01), seguem existindo condições para formação de pancadas de chuva localizadas em todo o Centro-Oeste - Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás - e também em toda a região Sudeste.
O destaque do domingo, no entanto, fica para a região Sul. Um sistema frontal influenciará o tempo no início do dia e, até o final do domingo, espera-se uma ciclogênese (a formação de um ciclone) que deve impulsionar ainda mais o sistema, causando chuvas fortes e generalizadas no Rio Grande do Sul e, posteriormente, nos demais estados da região.
Por isso, também há risco de tempo severo para a região Sul, especialmente para o estado gaúcho ao longo do domingo. Existe a possibilidade de cortes na energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e enchentes de rios, além de descargas elétricas (raios). Os altos volumes de chuva podem ainda propiciar deslizamentos de terra em áreas que estejam propensas a este risco.
Para conferir mais atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante o fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localidade disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.