O tempo no fim de semana no Brasil: tempestades trazem risco de transtornos no Sudeste, Centro-Oeste e Norte

Pancadas de chuva vão se formar em toda a região Sudeste e Centro-Oeste ao longo deste fim de semana, causando transtornos para a população. Chuvas também podem se formar em locais específicos do Norte e do Nordeste.

Nesta sexta-feira, existem condições de tempo instável em boa parte do Brasil. Pancadas de chuva se formarão em praticamente todos os estados do Sudeste e do Centro-Oeste, com acumulados especialmente expressivos em Minas Gerais, Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

As tempestades podem causar cortes no fornecimento de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e pequenos deslizamentos em encostas e áreas de risco, além de raios que podem atingir árvores e pequenas construções, como quiosques.

Pancadas também podem se formar na região Norte, em particular no Tocantins, Pará, Rondônia, Acre e sul do Amazonas, além do extremo sul da Bahia na região Nordeste. Agora, a pergunta que fica é - será que essa situação continuará durante o fim de semana?

Região Sudeste

Neste sábado (02), tempestades se formarão com intensidade no Estado de São Paulo, e continuarão durante o domingo (03). Os acumulados podem ser altos especialmente no extremo norte e oeste, atingindo municípios próximos a Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Araçatuba e Presidente Prudente. A capital paulista também deve registrar chuvas, embora menos intensas.

Previsão de probabilidade de chuva no Sábado durante a tarde.
Previsão de probabilidade de chuva no Sábado durante a tarde ilustra as regiões brasileiras que podem registrar pancadas de chuva, com destaque para o Centro-Oeste e o Sudeste.

Acumulados expressivos também serão registrados em Minas Gerais, especialmente no Noroeste mineiro e no Alto Paranaíba, e no Norte do Espírito Santo, atingindo as regiões de São Mateus e Nova Venecia. No Rio de Janeiro, são esperadas chuvas mais fracas ao longo do fim de semana.

Região Centro-Oeste

O fim de semana será chuvoso em toda a região. Há risco de tempestades se formarem em todo o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Distrito Federal durante este fim de semana. Os acumulados podem ultrapassar os 100 mm de chuva em alguns pontos isolados, especialmente no Mato Grosso.

Região Norte

Pancadas de chuva muito expressivas serão registradas no Tocantins, Rondônia, Acre, sudeste e sudoeste do Pará, sul e oeste do Amazonas ao longo do fim de semana, com acumulados que, localmente, podem ultrapassar os 50 mm e chegar a valores próximos dos 100 mm.

Nas demais regiões, existem riscos de pancadas rápidas ou de chuva fraca, especialmente no Amapá e no litoral norte, mas os acumulados serão menos expressivos e o fim de semana segue com tempo predominantemente firme.

Região Nordeste

Pancadas de chuva podem se formar entre o Centro e o Sul do Maranhão e no extremo oeste do Piauí. Chuvas também podem ser registradas no centro-sul da Bahia, com acumulados mais expressivos nos municípios próximos da divisa com Minas Gerais.

Além disso, chuvas fracas podem ser registradas em todo o litoral leste. No restante do território, o tempo deve permanecer firme ao longo do fim de semana.

Previsão de água precipitável na atmosfera no domingo.
Previsão de água precipitável na atmosfera no domingo ilustra regiões com condições mais propícias à formação de chuvas (cores roxas) e as regiões mais secas (cores verdes)

Vale notar que as tempestades que atingirão as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte geralmente ocorrem durante a tarde ou no início da noite, e são formadas pelo aumento da temperatura, da umidade e consequentemente da instabilidade na atmosfera que ocorre ao longo do dia.

Geralmente, essas tempestades são muito localizadas, afetando áreas relativamente pequenas, e relativamente rápidas, raramente durando mais do que uma hora. Ainda assim, são capazes de causar precipitações intensas, ocasionando alagamentos súbitos especialmente em áreas urbanas.

Como as nuvens cumulonimbus que ocasionam essas tempestades são altamente eletrificadas, as tempestades frequentemente vêm acompanhadas de trovoadas e raios. Além disso, em alguns casos, as correntes de ar dentro da nuvem podem ser tão intensas que causam a formação de rajadas de vento capazes de derrubar galhos de árvores e objetos altos como placas e letreiros.

Para conferir atualizações e verificar exatamente como vai ficar o tempo no seu município durante o fim de semana, não deixe de conferir a previsão detalhada para sua localização disponível aqui no site da Meteored | Tempo.com.